Arco-Íris

O arco-íris um arco multicolorido, composto de sete cores, causado pelo fenômeno óptico que, através da refração (dispersão) da luz solar sobre as gotas de água suspensas no ar, forma um espectro de luzes ou cores.

Como se Forma o Arco-Íris?

Arco-Íris

A luz branca do sol é refratada sobre as gotas de água e, assim, dividida nas sete cores que compõem o arco-íris.

Dessa forma, o efeito do arco-íris pode ser observado sempre que existirem gotas de água no ar e, sobretudo quando a luz do sol incidir acima do observador.

Por isso, o arco-íris aparece, muitas vezes, depois da chuva. Esse fenômeno, também é denominado: arco-da-chuva e arco-celeste.

Importante ressaltar que o arco-íris é também chamado de “arco-da-aliança” “arco-de-deus” e “arco-da-velha” nas religiões: Cristiana, Judaica e Islâmica.

Após o dilúvio, Deus, Noé e todos os seres sobreviventes, formaram uma aliança. Como forma de prometer que não inundaria mais a terra, Deus transformou o arco-íris no símbolo desta aliança, garantindo que depois da chuva ele apareceria no céu.

Cores do Arco-Íris

As sete cores do arco-íris são: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Importante lembrar que o vermelho faz parte do seu exterior enquanto o violeta de seu interior.

Arco-Íris

A maioria das pessoas consegue discernir apenas seis cores do arco-íris. Isso acontece porque algumas cores, por serem consideradas mais intensas, são mais fáceis de enxergar: azul, violeta, vermelho, amarelo e verde.

Por outro lado, o laranja e o anil nem sempre são visíveis, pois apresentam uma intensidade muito clara.

Curiosidades sobre o Arco-Íris

  • A palavra Íris provém da mitologia grega, cuja deusa era considerada a mensageira divina que deixava um rastro multicolorido no céu.
  • O arco-íris também é representado como mensageiro divino na cultura Iorubá, que corresponde à figura do orixá “Oxumarê”.
  • O físico e matemático, Isaac Newton (1643-1727), identificou apenas cinco cores no arco-íris, e adicionou mais duas apenas para fazer analogia com as sete notas musicais.
  • Um local favorável para observar o fenômeno do arco-íris é próximo das cachoeiras.
  • A lua cheia, também pode provocar um arco-íris.