Arroba (@): significado e símbolo

Daniela Diana

A arroba (@) é um símbolo informático utilizado nos endereços de e-mails que separa o nome do utilizador e o endereço do provedor por meio de um sistema de correio eletrônico.

nome_do_usuario@provedor.com

A arroba também faz referência a uma unidade de medida muito usada na agricultura e pecuária para pesar bois, porcos, frutas e hoje, no Brasil, ela equivale a 15 Kg.

Arroba como símbolo do E-mail

Foi na era da informática que o símbolo da arroba "@" começou a se tornar bem popular e fazer parte do vocabulário das pessoas e de todos os teclados do mundo.

Nesse contexto, ele foi usado pela primeira vez na década de 70, quando o primeiro e-mail foi enviado pelo informático estadunidense Ray Tomlinson (1941-2016) com o primeiro endereço de correio eletrônico: tomlinson@bbn-tenexa.

Note que esse sinal, em inglês, significa “at”, ou seja, ele indica o lugar. Por isso, nos e-mails, esse símbolo indica a localização dos endereços.

Além do e-mail, hoje em dia o arroba é usado, por exemplo, em chats e fóruns, onde utiliza-se o símbolo antes do nome da pessoa (@nomedapessoa) para que a resposta seja direcionada para esse usuário especificamente.

Outras utilizações do arroba são nas redes sociais e em algumas linguagens de programação.

Se quiser saber mais sobre o tema, veja também: Gênero textual E-mail

Arroba como unidade de medida

Ainda que alguns pensem que esse símbolo é novo, na verdade, a origem da “arroba” está relacionada a fins comerciais e existe desde o século XVI.

Desde então, o símbolo foi muito utilizado como unidade de medida. Entretanto, foi no século XIX que ele foi acrescido às máquinas de escrever e hoje encontramos em todos os teclados.

Assim, a “arroba” é uma antiga medida de peso que ainda é utilizada para indicar a massa, a quantidade de quilos de algo.

No Brasil, ela é muito utilizada para medir o peso de alguns animais ou líquidos, sendo que 1 arroba equivale a 15 kg, equivalente a 25 libras.

Saiba mais sobre as Unidades de Medida.

Origem e história da arroba

Embora a arroba tenha sido associada a fins comerciais no século XVI, não se sabe ao certo sua origem específica.

Etimologicamente, o termo pode ter surgido:

  • do francês “at”, denotando o a craseado “à”;
  • da língua árabe “ar-roub”, para indicar “o quarto” de algo;
  • da abreviação da expressão inglesa “each at”, que significa “cada um em”.

Algumas teorias afirmam que esse símbolo teria surgido na Idade Média. Os monges copistas, responsáveis por reescrever alguns manuscritos, foram usando esse símbolo como forma de abreviar a preposição latina “ad” que significa “para”, “em” ou “a”.

Dessa forma, a letra “d” representaria a “cauda” da arroba. Isso porque a ideia era economizar o espaço disponível nos pergaminhos e, claro, buscar a eficiência neste processo.

No entanto, foi num documento datado de 1536 que pesquisadores encontraram o uso deste símbolo indicando a quantidade de vinho em um barril. O documento supostamente teria sido escrito por Francisco Lapi, um comerciante florentino.

Desde então, a arroba começou a ser usada para simbolizar o peso de produtos comercializados e também a indicar a taxa associada a eles.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.