Atividades com jogos de matemática para imprmir
Jogos são uma maneira lúdica e divertida de praticar com os alunos conteúdos de Matemática. Você pode utilizar nossos jogos na sala de aula ou em casa com as crianças.
Siga as instruções dos jogos, imprima os modelos e divirtam-se!
1. Corrida do Resto
Objetivo: Ser o primeiro jogador a chegar ao final da trilha.
Material: Tabuleiro para imprimir e um dado.
Número de participantes: 2.
Como Jogar:
Passo 1: O jogador lança um dado comum (de 1 a 6).
Passo 2: Divide o número da casa atual pelo resultado do dado.
Passo 3: O número de casas avançadas é o resto dessa divisão.
Exemplos de jogadas:
-
Você está na casa 15 e tirou 4 no dado.
- 15 ÷ 4 = 3, com resto 3;
- Você avança 3 casas.
- Você está na casa 20 e tirou 5 no dado.
- 20 ÷ 5 = 4, com resto 0;
- Divisão exata! Você não avança (fica na mesma casa).
Condição de Vitória: O primeiro jogador a alcançar ou ultrapassar a última casa da trilha vence o jogo!
Tabuleiro do jogo Corrida do Resto para imprimir
2. Adivinha do Poliedro
Objetivo: Acumular o maior número de cartas adivinhando corretamente os poliedros por meio de perguntas estratégicas.
Participantes: 4 jogadores divididos em 2 duplas (Dupla A e Dupla B).
Material Necessário: Baralho de cartas com os nomes e características dos poliedros.
Preparação:
- Embaralhe todas as cartas e coloque-as em uma pilha com as faces viradas para baixo;
- Defina qual dupla começará o jogo (pode ser por sorteio ou acordo).
Como jogar: Estrutura de uma Rodada.
Passo 1: Definição dos papéis.
- Um jogador da dupla será o Informante (pega a carta);
- O outro jogador será o Adivinhador (faz as perguntas).
Passo 2: Visualização da carta.
- O Informante pega a carta do topo da pilha;
- Somente o Informante vê qual poliedro consta na carta;
- O Adivinhador NÃO pode ver a carta.
Passo 3: Perguntas e respostas
- O Adivinhador faz uma pergunta por vez sobre o poliedro;
- O Informante responde somente "SIM" ou "NÃO".
Exemplos de perguntas válidas:
- "Tem todas as faces triangulares?"
- "Possui mais de 8 vértices?"
- "É um poliedro regular?"
- "Tem faces quadradas?"
Passo 4: O palpite
- O Adivinhador diz: "É um [nome do poliedro]?"
- O Informante confirma se está correto ou não.
Pontuação
Se acertar:
- A dupla retém a carta (ganha 1 ponto);
- A mesma dupla continua jogando na próxima rodada;
- Os papéis podem ser alternados (quem era Informante vira Adivinhador e vice-versa).
Se errar:
- O jogo passa para a outra dupla;
- A carta continua com o Informante quantas rodadas forem necessárias, até o Adivinhador acertar.
Condição de Vitória
Vence a dupla que acumular mais cartas ao final do jogo.
Cartas do jogo Adivinhe o Poliedro para imprimir
3. Conquista Numérica
Objetivo: Ser o primeiro a conquistar completamente o tabuleiro adversário, marcando todos os números do território inimigo.
Participantes: 2 jogadores.
Material Necessário:
- 2 tabuleiros (um para cada jogador) contendo números;
- Cartões com algarismos de 0 a 9;
- Marcadores (grãos de feijão, botões, fichas ou pedrinhas) em quantidade suficiente;
- Papel e caneta para registrar os cálculos (opcional).
Como Jogar
Passo 1: Sorteio dos algarismos
- No início de cada rodada, sorteia-se 3 algarismos (de 0 a 9);
- Esses algarismos ficam disponíveis para ambos os jogadores usarem;
- Os algarismos podem ser repetidos (exemplo: 3, 3, 7).
Passo 2: Realizar operações.
Os jogadores podem:
- Usar 2 ou 3 algarismos (não é obrigatório usar todos);
- Combinar os algarismos em qualquer ordem;
- Realizar qualquer sequência de operações matemáticas: adição (+), subtração (−), multiplicação (×), divisão (÷), potenciação, etc.
- Usar parênteses para definir a ordem das operações.
Exemplos com os algarismos 2, 5, 8:
- 5 + 2 = 7
- 8 × 5 = 40
- (8 + 2) × 5 = 50
- 8 − 5 + 2 = 5
- 5² − 8 = 17
- 82 − 5 = 77
Passo 3: Conquistar território inimigo.
- Se o resultado obtido existir no tabuleiro do adversário, o jogador conquista aquela casa;
- Marque a casa conquistada com um marcador;
Passo 4: Passar a vez.
- Após realizar sua jogada (conquistando ou não uma casa), passa a vez para o adversário
- Os mesmos 3 algarismos permanecem disponíveis para o próximo jogador.
Nova Rodada
Após ambos os jogadores terem jogado:
- Sorteiam-se novos 3 algarismos;
- O ciclo recomeça.
Condição de Vitória: Vence o jogador que conquistar todas as casas do tabuleiro adversário primeiro.
Tabuleiro do jogo Conquista Numérica para imprimir
4. Operação Certeira
Objetivo: Ser o primeiro jogador a completar o percurso do tabuleiro, resolvendo corretamente as operações matemáticas sorteadas.
Participantes: 2 ou mais jogadores.
Material Necessário
- 1 dado especial de operações (planificação para impressão e montagem);
- 1 tabuleiro impresso com trilha de casas numeradas;
- 1 peão/marcador para cada jogador (botões, tampinhas, etc.).
Preparação:
- Imprima e monte o dado de operações (cole as abas conforme as instruções da planificação);
- Imprima o tabuleiro;
- Cada jogador escolhe um peão e posiciona na casa de PARTIDA
- Decida a ordem dos jogadores (por sorteio ou acordo)
Como Jogar:
- Passo 1: O jogador da vez lança o dado de operações.
- Passo 2: Verificar o resultado do dado.
Se cair OPERAÇÃO (+, −, ×, ÷):
- O jogador deve realizar a operação indicada entre os dois números da casa onde seu peão está posicionado.
- O jogador anuncia sua resposta em voz alta
Se cair JOGUE MAIS UMA RODADA:
- O jogador tem direito a jogar novamente imediatamente;
- Lance o dado outra vez e siga as instruções normalmente.
Se cair PERDE A RODADA:
- O jogador perde sua vez automaticamente;
- Não avança nenhuma casa;
- O jogo passa para o próximo jogador.
Passo 3: Validação da resposta
Quando o jogador responder uma operação:
Se ACERTAR:
- Avança 1 casa no tabuleiro;
- Passa a vez para o próximo jogador.
Se ERRAR:
- Permanece na mesma casa;
- Passa a vez para o próximo jogador.
5. Dominó Triangular de Operações
Este é um jogo de dominó com peças triangulares onde cada vértice contém um número ou uma operação matemática. As peças devem ser encaixadas combinando resultados de operações com números correspondentes.
Objetivo: Ser o primeiro jogador a descartar todas as suas peças, encaixando-as corretamente no jogo através da correspondência entre operações e seus resultados.
Participantes: 2 a 4 jogadores
Material Necessário: Conjunto de peças triangulares de dominó (para impressão).
Como Jogar:
- O primeiro jogador coloca qualquer peça sua no centro da mesa;
- Esta peça serve como peça inicial do jogo;
- O jogador da vez deve procurar em suas peças uma que possa ser encaixada;
- As peças vão sendo conectadas formando uma estrutura onde cada lado de um triângulo pode conectar-se ao lado de outro triângulo;
- O jogo cresce em múltiplas direções, criando um mosaico triangular.
Condição de Vitória: Vence o primeiro jogador que descartar todas as suas peças.
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ASTH, Rafael. Atividades com jogos de matemática para imprmir. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/atividades-com-jogos-de-matematica-para-imprmir/. Acesso em: