Bill Gates

Juliana Bezerra

Bill Gates, nascido em 1955, é um empresário americano e fundador da empresa de softwares Microsoft, fundada em 4 de abril de 1975.

Com uma fortuna calculada, em 2016, de 93.300 bilhões de dólares, atualmente, Bill Gates se dedica integralmente à Fundação Bill e Melinda Gates, a maior organização filantrópica do mundo.

História de Bill Gates

William Henry Gates III nasceu em 1955, em Seattle. Seu avô materno era um banqueiro e reuniu uma considerável fortuna.

Bill Gates
Bill Gates, fundador da Microsoft

A mãe, Mary Maxwell Gates (1929-1994), era professora formada pela Universidade de Washington onde conheceu seu marido, William Gates, Sr. Este era um estudante de direito que seria um dos mais destacados profissionais de sua área em Seattle.

O casal teve três filhos e após o nascimento da primogênita, Mary Gates deixa sua carreira profissional para se dedicar à família.

Infância e Formação

William Gates, mais conhecido pelos amigos como “Bill”, apelido de William em inglês, desde criança desenvolveu uma paixão pela leitura e pela competição. Gostava de se destacar tanto nos jogos esportivos quanto nos estudos e sua família estimulava este aspecto.

Frequentou uma escola privada em Seattle, onde travaria amizade com Paul Allen (1953-2018) que compartilharia sua paixão pelos computadores. Ficavam horas mexendo no teletipo que havia na escola e inventavam programas para o aparelho.

Ao finalizar os estudos colegiais, Bill Gates vai para a Universidade de Harvard e decide cursar matemática. No entanto, seu colega de escola, Paul Allen, o chama para desenvolverem softwares e assim, acabam fundando a empresa Microsoft, em 4 de abril de 1975.

Bill Gates e a Criação da Microsoft

Por outro lado, a mãe de Bill Gates, participava de vários conselhos diretores de entidades educacionais tanto em âmbito estadual quanto federal.

Num desses conselhos, também fazia parte um dos executivos da IBM, John Opel (1925-2011) e foi com ele que Mary Gates comentou sobre a empresa do filho.

Semanas mais tarde, John Opel visitou a pequena companhia de Bill Gates e Paul Allen e os contratou para desenvolver softwares para os primeiros computadores pessoais que a IBM estava produzindo.

Criação do Windows

A empresa Microsoft foi a responsável por desenvolver o sistema operacional Windows que é usado em 90% dos computadores pessoais do mundo.

Este conjunto de softwares foi lançado no mercado em 1985, após a IBM ter dispensado os serviços da Microsoft para continuar desenvolvendo seus programas.

O sucesso do Windows no mercado atraiu a suspeita do departamento de Justiça americano a investigar práticas contratuais ilegais, preços abaixo da concorrência e monopólio de mercado.

Bill Gates sempre se defendeu dessas acusações alegando que apenas estava oferecendo ao consumidor um bom produto com o melhor preço.

Fundação Bill e Belinda Gates

casal gates
Bill Gates ao lado de sua esposa Melinda

Em 1994, Bill Gates se casa com uma funcionária da Microsoft, Melinda Ann French (1964). Neste mesmo ano, o casal funda o instituto social da empresa que se chamará William H. Gates Foundation, de 1994 a 1999.

Mais tarde, passa se denominar Fundação Bill e Melinda Gates e ambos aportaram cerca de 28 bilhões de dólares à instituição.

Os objetivos da Fundação são:

  • acabar com as desigualdades sociais;
  • empoderar mulheres, especialmente nos países subdesenvolvidos;
  • diminuir as doenças infecciosas pelo mundo;
  • promover a educação em diversos níveis.

Para isso, contam com a ajuda de governos e da comunidade local para onde destinam recursos, a fim de que a ajuda financeira impulse o desenvolvimento local.

Por seu trabalho filantrópico, o casal Gates já foi distinguido com várias condecorações como a Medalha da Liberdade, nos Estados Unidos, em 2016, ou a Legião de Honra, da França, em 2017.

Frases de Bill Gates

  • Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história.
  • O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair.
  • Tente uma, duas, três vezes e se possível tente a quarta, a quinta e quantas vezes for necessário. Só não desista nas primeiras tentativas, a persistência é amiga da conquista. Se você quer chegar a onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz.
  • O conhecimento passou a ser o principal fator de produção e geração de riquezas.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.