Capacitores


Capacitores são componentes eletrônicos que armazenam cargas elétricas para serem utilizadas sempre que a resistência elétrica dificulte a passagem da corrente.

A capacitância (C), que é a capacidade de armazenamento de um capacitor, é medida em Farad (F), o que é feito através da seguinte fórmula:

C = Q/V

Onde,
C: capacitância
Q: cargas elétricas
V: tensão

O capacitor possui dois terminais: um positivo, que é maior, e um negativo, que é menor. Ele é formado por placas metálicas (armaduras) e por um material dielétrico que as separa. Os dielétricos são materiais isolantes que podem se tornar condutores, tais como celulose, cerâmica, teflon e vidro.

Existem diferentes tipos de capacitor: cerâmico, eletrolítico, de mica, de óleo e papel, de poliéster, SDM, de tântalo, variável.

Associação de Capacitores

A associação de capacitores pode acontecer em série, de forma paralela ou mista.

Na associação em série, as placas positivas dos capacitores ligam-se às suas placas negativas. Por isso, a carga de associação é constante (Q = constante).

Na associação em paralelo, as placas negativas dos capacitores ligam-se entre si, tal como as placas positivas ligam-se com as placas positivas.

Neste caso, a tensão elétrica, também chamada de diferença de potencial elétrico, é constante (V = constante).

Na associação mista, os capacitores ligam-se das duas formas, em série e em paralelo.

Leia Resistores e Fórmulas de Física.

Exercícios Resolvidos

1. (FURG-RS) Todos os capacitores que aparecem nas figuras abaixo tem a mesma capacitância. Escolha a associação cuja capacitância equivalente é igual à de um único capacitor:

Imagens de Capacitores

Alternativa d.

2. (PUC-MG) Se dobrarmos a carga acumulada nas placas de um capacitor, a diferença de potencial entre suas placas ficará:

a) inalterada.
b) multiplicada por quatro.
c) multiplicada por dois.
d) dividida por quatro.
e) dividida por dois.

Alternativa c: multiplicada por dois.

3. (PUC-SP) A carga de um capacitor sofre um aumento de 6.10-5C quando a diferença de potencial entre seus terminais aumenta de 50V para 60V. Esse capacitor tem capacidade:

a) 12.10-6F
b) 10.10-6F
c) 6.10-6F
d) 2.10-6F
e) 1.10-6F

Alternativa c: 6.10-6F