Características do Anúncio Classificado
Anúncio classificado, ou classificados,é um tipo de texto breve que se encontra nas seções de vendas, trocas, empréstimos, aluguéis. Eles são encontrados nos veículos de comunicação, sejam jornais, revistas e internet.
Recebem o nome de classificados porque são divididos em categorias, ou seja, são classificados conforme a intenção discursiva proposta. As principais intenções são empregos, serviços, venda ou aluguel de imóveis, móveis e veículos.
As pessoas podem utilizar as páginas dos anúncios para procurar ou se candidatar a emprego, apresentando suas habilidades, competências, formação, experiência e o salário pretendido.
A ideia do anúncio classificado é expor o que se pretende, sem deixar de lado a persuasão, ou seja, a intenção de convencer o receptor da mensagem. Por esse motivo, os anúncios podem ser, ao mesmo tempo, textos expositivos, descritivos e argumentativos. Note que os anúncios classificados utilizam muitos adjetivos, com o intuito de chamar a atenção dos receptores.
Resumo das características do anúncio classificado:
- texto veiculado nos meios de comunicação de massa;
- exposição breve e objetiva;
- caráter persuasivo, expositivo e descritivo;
- linguagem simples e formal;
- presença de emissor (locutor) e receptor (interlocutor).
Exemplo de anúncio classificado
LUXUOSO APARTAMENTO EM UBATUBA
Apartamento no quinto andar de frente para a praia das toninhas em Ubatuba. Possui 3 quartos, 2 banheiros, duas salas (estar e jantar) e uma cozinha ampla, além de oferecer uma ótima área de lazer, que inclui área verde, parquinho infantil, duas piscinas, sauna e salão de festas.
Contatar Maria Almeida dos Santos: e-mail: loft.ubatuba@aluguel.com.br/ Telefone de Contato (11) 44895623.
Estrutura do anúncio classificado
A estrutura básica de um anúncio classificado é: título, corpo do texto e contato.
- Título: indica o que se pretende anunciar de maneira direta e atrativa, por exemplo: "Luxuoso Apartamento em Ubatuba".
- Corpo do texto: é a descrição do que se pretende anunciar, incluindo toda a informação de forma clara e coesa, por exemplo: "Apartamento no quinto andar de frente para a praia das toninhas em Ubatuba. Possui 3 quartos, 2 banheiros, duas salas (estar e jantar) e uma cozinha ampla, além de oferecer uma ótima área de lazer, que inclui área verde, parquinho infantil, duas piscinas, sauna e salão de festas."
- Contato: no fim do texto, indicar o contato e o nome da pessoa que está veiculando o anúncio, ou seja, o anunciante, por exemplo: "Contatar Maria Almeida dos Santos: e-mail: loft.ubatuba@aluguel.com.br/ Telefone de Contato (11) 44895623."
Diferença entre anúncio classificado e anúncio publicitário
Embora os dois tipos de textos anunciem algo, a principal diferença entre ambos é a persuasão, ou seja, a intenção de convencer o receptor da mensagem.
O principal objetivo do anúncio classificado é expor o que pretende, sem deixar de lado a intenção de convencer o receptor.
O principal objetivo do anúncio publicitário é convencer o receptor. Na maior parte das vezes, o anúncio publicitário não é um texto descritivo e expositivo como os anúncios classificados.
Para complementar sua pesquisa:
DIANA, Daniela. Características do Anúncio Classificado. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/caracteristicas-do-anuncio-classificado/. Acesso em: