Características do Anúncio Classificado

Daniela Diana

O Anúncio Classificado ou Classificados é um tipo de texto encontrado nos veículos de comunicação sejam jornais, revistas e internet.

Os classificados são aqueles textos breves que se encontram nas seções de vendas, trocas, empréstimos, aluguéis, dentre outros.

Características do Anúncio ClassificadoPágina de Classificados do Jornal

Recebem o nome de classificados porque são divididos em categorias, ou seja, são classificados de acordo com a intenção discursiva proposta.

Assim, os anúncios classificados têm como principais funções comunicativas as seguintes categorias: empregos ou oportunidades, vender ou alugar imóveis, móveis, veículos, serviços e objetos no geral.

Além disso, as pessoas podem utilizar as páginas de anúncios em busca de empregos ou mesmo para procurar algo. Por exemplo, o candidato que apresenta suas habilidades, competências, formação e experiência, indicando a área e o salário pretendido.

A principal intenção é expor o que se pretende, sem deixar de lado a persuasão, ou seja, a intenção de convencer o leitor. Por esse motivo, podem ser ao mesmo tempo: textos expositivos, descritivos e argumentativos. Note que os anúncios classificados utilizam muitos adjetivos, com o intuito de chamar a atenção dos leitores.

O anunciante, ou seja, quem está disposto a anunciar algo, geralmente paga um valor para que sua oferta ou procura seja veiculada nos meios de comunicação pretendidos. No entanto, há classificados em que são grátis e as pessoas podem anunciar por determinado tempo, seja uma semana ou um mês.

Anúncio Classificado e Anúncio Publicitário

Embora os dois tipos de textos anunciem algo, o anúncio publicitário tem como principal característica convencer o leitor e em grande parte não é um texto descritivo e expositivo como os anúncios classificados.

Principais Características

  • Texto veiculado nos meios de comunicação de massa
  • Exposição breve e objetiva
  • Caráter persuasivo, expositivo e descritivo
  • Linguagem simples e formal
  • Presença de emissor (locutor) e receptor (interlocutor)

Estrutura e Exemplo: Como Produzir um Anúncio Classificado?

A estrutura básica de um anúncio classificado é a seguinte:

  • Título: Indica o que se pretende anunciar de maneira direta e atrativa, por exemplo: "Luxuoso Apartamento em Ubatuba".
  • Corpo de Texto: é a descrição do que se pretende anunciar, incluindo toda a informação de forma clara e coesa, por exemplo: "Apartamento no quinto andar de frente para a praia das toninhas em Ubatuba. Possui 3 quartos, 2 banheiros, duas salas (estar e jantar) e uma cozinha ampla. Além de oferecer uma ótima área de lazer que inclui área verde, parquinho infantil, duas piscinas, sauna e salão de festas."
  • Contato: ao final do texto aparece o contato e o nome da pessoa que está veiculando o anúncio, ou seja, o anunciante, por exemplo: "Contatar Maria Almeida dos Santos: e-mail: loft.ubatuba@aluguel.com.br/ Telefone de Contato (11) 44895623."

Para complementar sua pesquisa:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.