Características do Anúncio Classificado

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

Anúncio classificado, ou classificados,é um tipo de texto breve que se encontra nas seções de vendas, trocas, empréstimos, aluguéis. Eles são encontrados nos veículos de comunicação, sejam jornais, revistas e internet.

Recebem o nome de classificados porque são divididos em categorias, ou seja, são classificados conforme a intenção discursiva proposta. As principais intenções são empregos, serviços, venda ou aluguel de imóveis, móveis e veículos.

Características do Anúncio ClassificadoPágina de classificados de um jornal

As pessoas podem utilizar as páginas dos anúncios para procurar ou se candidatar a emprego, apresentando suas habilidades, competências, formação, experiência e o salário pretendido.

A ideia do anúncio classificado é expor o que se pretende, sem deixar de lado a persuasão, ou seja, a intenção de convencer o receptor da mensagem. Por esse motivo, os anúncios podem ser, ao mesmo tempo, textos expositivos, descritivos e argumentativos. Note que os anúncios classificados utilizam muitos adjetivos, com o intuito de chamar a atenção dos receptores.

Resumo das características do anúncio classificado:

  • texto veiculado nos meios de comunicação de massa;
  • exposição breve e objetiva;
  • caráter persuasivo, expositivo e descritivo;
  • linguagem simples e formal;
  • presença de emissor (locutor) e receptor (interlocutor).

Exemplo de anúncio classificado

LUXUOSO APARTAMENTO EM UBATUBA

Apartamento no quinto andar de frente para a praia das toninhas em Ubatuba. Possui 3 quartos, 2 banheiros, duas salas (estar e jantar) e uma cozinha ampla, além de oferecer uma ótima área de lazer, que inclui área verde, parquinho infantil, duas piscinas, sauna e salão de festas.

Contatar Maria Almeida dos Santos: e-mail: loft.ubatuba@aluguel.com.br/ Telefone de Contato (11) 44895623.

Estrutura do anúncio classificado

A estrutura básica de um anúncio classificado é: título, corpo do texto e contato.

  • Título: indica o que se pretende anunciar de maneira direta e atrativa, por exemplo: "Luxuoso Apartamento em Ubatuba".
  • Corpo do texto: é a descrição do que se pretende anunciar, incluindo toda a informação de forma clara e coesa, por exemplo: "Apartamento no quinto andar de frente para a praia das toninhas em Ubatuba. Possui 3 quartos, 2 banheiros, duas salas (estar e jantar) e uma cozinha ampla, além de oferecer uma ótima área de lazer, que inclui área verde, parquinho infantil, duas piscinas, sauna e salão de festas."
  • Contato: no fim do texto, indicar o contato e o nome da pessoa que está veiculando o anúncio, ou seja, o anunciante, por exemplo: "Contatar Maria Almeida dos Santos: e-mail: loft.ubatuba@aluguel.com.br/ Telefone de Contato (11) 44895623."

Diferença entre anúncio classificado e anúncio publicitário

Embora os dois tipos de textos anunciem algo, a principal diferença entre ambos é a persuasão, ou seja, a intenção de convencer o receptor da mensagem.

O principal objetivo do anúncio classificado é expor o que pretende, sem deixar de lado a intenção de convencer o receptor.

O principal objetivo do anúncio publicitário é convencer o receptor. Na maior parte das vezes, o anúncio publicitário não é um texto descritivo e expositivo como os anúncios classificados.

Para complementar sua pesquisa:

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.