Citação de site: como fazer?

Márcia Fernandes

Há muitos conteúdos interessantes na internet, por isso cada vez mais eles têm conquistado o seu espaço e podem ser citados nos trabalhos acadêmicos.

É claro que você precisa ser criterioso e avaliar se o conteúdo encontrado num site é bom a ponto de reforçar a credibilidade do seu projeto e, assim, merecer ser citado nele.

Então, se você encontrou algo interessante não precisa deixar de citar, mas lembre-se: citar e não identificar autor, nome do site, data de acesso, entre outras coisas, é plágio!

O que é citação de site?

Citação de site é a transcrição de algo consultado em página da internet. Ao fazermos isso, precisamos colocar entre parênteses o nome do autor/site da publicação e o ano.

Exemplo de citação de site

"Além da sua intensa carreira de dançarina, atriz e cantora, Josephine Baker adotou doze crianças órfãs de diferentes países e religiões, para mostrar que era possível a convivência pacífica entre os seres humanos." (TODA MATÉRIA, 2019)

Citação de site
Imagem da página do site Toda Matéria, de onde a citação foi retirada

Depois de incluir uma citação no seu trabalho, preencha imediatamente a referência, que é a parte obrigatória do trabalho e contém todas as indicações que uma pessoa precisa para encontrar o texto que você citou — lembrando que citação e referência são coisas diferentes.

Citação de site x Referência de site

A citação é o que você transcreve no seu trabalho, com uma indicação simples entre parênteses do local de onde foi retirado.

A referência, por sua vez, é a parte do trabalho em que você lista tudo o que citou, com detalhes que permitam que as pessoas encontrem o conteúdo mencionado caso queiram pesquisar por ele.

Para o exemplo dado acima — "Além da sua intensa carreira de dançarina, atriz e cantora, Josephine Baker adotou doze crianças órfãs de diferentes países e religiões, para mostrar que era possível a convivência pacífica entre os seres humanos." (TODA MATÉRIA, 2019) — a referência deveria conter nome do autor, título da matéria, nome do site, ano, link e data de acesso.

Exemplo:

BEZERRA, Juliana. Mulheres negras inspiradoras. Toda Matéria, 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mulheres-negras-inspiradoras/. Acesso em: 10 out. 2019.

Citação de site 2
Imagem da página do site Toda Matéria onde consta o texto usado na citação

Temos certeza de que estes textos podem te ajudar mais ainda:

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.