Citação de site: como fazer?


Há muitos conteúdos interessantes na internet, por isso cada vez mais eles têm conquistado o seu espaço e podem ser citados nos trabalhos acadêmicos.

É claro que você precisa ser criterioso e avaliar se o conteúdo encontrado num site é bom a ponto de reforçar a credibilidade do seu projeto e, assim, mereça ser citado nele.

Então, se você encontrou algo interessante não tem porquê deixar de citar. Lembre-se: citar e não colocar a referência é plágio!

Aqui você aprende como fazer isso de acordo com a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas. A NBR 6023:2002 é o normativo em vigor que trata das referências bibliográficas e que contempla consultas feitas em suporte físico ou eletrônico, incluindo conteúdo online (sites).

Referenciar sites é fácil!

Esta é a base: (tenha esse quadro sempre à mão)

Regra para fazer referência de sites
Elementos que devem ser incluídos em referências bibliográficas de sites

Exemplo:

Exemplo de referência bibliográfica de site
Exemplo de referência bibliográfica de conteúdo de site

Se você quiser, também pode colocar a hora exata da consulta (inclui hora, minutos e segundos), mas isso é opcional. O importante é colocar a data de acesso, afinal, na internet o conteúdo que existe hoje pode deixar de existir de um dia para o outro.

Se amanhã alguém pesquisar pela referência que você deu e não encontrar, você deixou a indicação que no dia da sua pesquisa ele estava lá disponível.

Exemplo:

Exemplo de referência bibliográfica de conteúdo de site com indicação da hora exata
Exemplo de referência bibliográfica de conteúdo de site com indicação da hora exata

Referência de obra online

Se você quer referenciar uma obra consultada online, o critério é mesmo que para uma obra física, basicamente deve indicar autor(es), título, edição, local, editora e data. Depois disso você deve acrescentar as informações sobre o endereço eletrônico: Disponível em menor que e n d e r e ç o espaço e l e t r ô n i c o maior que. Acesso em: (dia, mês e ano).

Exemplo:

Exemplo de referência de obra consultada online
Exemplo de referência bibliográfica de obra consultada online

No exemplo acima, a abreviação entre colchete S.I., que significa sine loco, indica que não é possível determinar o local.

Como fazer referências de outros meios eletrônicos?

Além de referenciar conteúdo físico e online você também pode utilizar CD-ROM, por exemplo. Nesse caso, basta incluir a indicação do meio eletrônico depois das informações básicas usadas nas referências.

Exemplo:

Exemplo de referência bibliográfica de obra consultada em CD-ROM
Exemplo de referência bibliográfica de obra consultada em CD-ROM

Para saber mais sobre referências bibliográficas, leia também:

Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.