Como fazer referência de sites (norma ABNT atualizada)

Carla Muniz

A referência de um site é a identificação de autor, título da matéria, nome do site, ano, link e data de acesso de um texto da Internet citado no seu trabalho acadêmico.

A apresentação dessas informações são diferentes consoante os tipos de sites. Um site de jornal, por exemplo, não é referido de mesma maneira que um site comum ou que uma homepage (a página inicial de um site).

Confira o que o Toda Matéria preparou para ajudar você a fazer a referência de cada um desses tipos de sites corretamente, de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Sites de jornal

o globo
Imagem de página do site do jornal O Globo

Saiba como fazer a referência de textos de sites de jornal.

Referência de site de jornal com autor

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

ZALUAR, Alba. Não há solução final. O Globo, 24 set. 2019. Opinião. Disponível em: https://oglobo.globo.com/opiniao/artigo-nao-ha-solucao-final-23969074. Acesso em: 25 set. 2019.

Referência de site de jornal sem autor

TÍTULO da matéria. Nome do jornal, cidade de publicação (se houver), dia, mês e ano. Seção (caso exista). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

MÃE palmeirense vence prêmio 'Torcedor do Ano', no Fifa The Best. O Globo, 23 set. 2019. Esportes. Disponível em: https://oglobo.globo.com/esportes/mae-palmeirense-vence-premio-torcedor-do-ano-no-fifa-the-best-23968259 . Acesso em: 25 set. 2019.

Sites de publicação periódica em meio eletrônico

TM site
Imagem de página do site Toda Matéria

Referência de site de publicação periódica com autor

SOBRENOME, Nome. Título da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

MUNIZ, Carla. Dostoiévski: biografia e resumo das principais obras. Toda Matéria, 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dostoievski/. Acesso em: 25 set. 2019.

Referência de site de publicação periódica sem autor

TÍTULO da matéria. Nome do site, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

COMO escolher uma Mala de Bordo. Mochilão barato, 2019. Disponível em: https://mochilaobarato.com.br/escolher-mala-de-bordo/. Acesso em: 25 set. 2019.

Homepage

TM homepage
Imagem da homepage do site Toda Matéria

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Nome do site, ano. Ementa (descrição). Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

7GRAUS. Toda Matéria, 2019. Conteúdos escolares para alunos e professores. Disponível em: www.todamateria.com.br. Acesso em: 25 set. 2019.

Links de documentos disponíveis online

pdf
Imagem de página onde foi disponibilizado o documento em pdf

AUTOR OU ORGANIZAÇÃO. Título. Cidade: Responsável pela publicação, ano. Total de páginas. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

CONSOLI, R. A. G. B.; OLIVEIRA, R. L. Principais mosquitos de importância sanitária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1994. Disponível em: http://books.scielo.org/id/th/pdf/consoli-9788575412909.pdf. Acesso em: 30 set. 2019.

Referência de sites de enciclopédias e dicionários

dicio
Imagem de página do site do dicionário Dicio

TÍTULO do verbete ou conceito. In: NOME da enciclopédia ou dicionário. Cidade: Responsável pela publicação/editora, ano. Disponível em: . Acesso em: dia, mês e ano.

Exemplo:

REFERÊNCIA. In: DICIO: Dicionário Online de Português. 7GRAUS, c2019. Disponível em: https://www.dicio.com.br/referencia/. Acesso em: 26 set. 2019.

Informações indispensáveis na referência de um site

Ao fazer a referência do site que você citou no seu texto, tenha em mente algumas informações relevantes.

  • Os conteúdos que você apenas consultou, mas não citou, não precisam integrar as referências bibliográficas.
  • O endereço eletrônico sempre deve ser sempre precedido de “Disponível em:”.
  • O dia em que você acessou o site referido deve ser indicado depois da informação “Acesso em:”.
  • Ao informar datas, o mês deve ter três letras (com exceção do mês de maio) e o ano, 4 números. Relativamente aos meses, devem ser usadas as primeiras três letras + ponto. Exemplo: para o mês de março, usa-se mar.
  • As referências devem ser organizadas por ordem alfabética. Se a informação iniciar com um artigo definido ou um artigo indefinido, eles não devem ser tidos em conta na ordenação.
  • O nome do site, do jornal ou do documento sempre deve ser destacado com um recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhando), que deve ser o mesmo em toda a lista de referências.
  • Se um texto não apresentar a data de publicação, utilize o ano de copyright do site, antecedido de um c. Exemplo: c2019. Essa informação costuma estar no final da página do site e pode estar indicada pela palavra copyright ou pelo símbolo ©.
  • Se um texto não apresentar informações sobre a cidade onde foi escrito, pode-se indicar o estado ou o país, desde que essa indicação conste no conteúdo.

Por que incluir a referência de sites é importante?

Uma das principais vantagens de indicar a referência dos sites citados durante a execução de um trabalho é mostrar que as conclusões foram embasadas em pesquisas e investigações.

Além disso, também é muito importante dar crédito a quem desenvolveu os conteúdos, as ideias e as conclusões citadas.

Ao adotar uma postura justa e honesta, você se isenta de acusações de plágio.

Mecanismo que gera referências bibliográficas de forma automática

O MORE, Mecanismo Online para Referências, é um mecanismo que agiliza o processo de criação de referências bibliográficas.

Basta inserir as informações sobre os elementos essenciais do conteúdo citado (ano, título, autor, etc.) e o MORE gera a referência bibliográfica correspondente.

Para saber mais sobre trabalhos acadêmicos, leia também:

Carla Muniz
Carla Muniz
Professora, lexicógrafa, tradutora, produtora de conteúdos e revisora. Licenciada em Letras (Português, Inglês e Literaturas) pelas Faculdades Integradas Simonsen, em 2002.