Como fazer um artigo de opinião

Márcia Fernandes

Para escrever um artigo de opinião você precisa de duas coisas: uma delas é ter argumentos que sustentem a sua visão sobre o tema do artigo, a outra é conhecer a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Como começar um artigo de opinião?

Se o tema tiver de ser escolhido por você, opte por algo sobre o qual já tem sua opinião formada, ou algo que tenha interesse e que - apesar de ainda não saber muito a respeito - está motivado a pesquisar e dizer o que pensa.

Lembre-se que os artigos de opinião abordam temas polêmicos e atuais, o que provoca a curiosidade dos leitores. As pessoas têm interesse em conhecer a opinião de outras sobre temas que geram debate. Isso porque boas argumentações podem influenciar a nossa própria visão sobre as coisas.

Escolhido o tema, estruture o seu texto da seguinte forma:

  • introdução - contextualização e sua posição diante do tema;
  • desenvolvimento - argumentação e contra-argumentação;
  • conclusão - resumo das ideias.

Passo a passo para fazer artigo de opinião

1. Contextualize o leitor sobre o tema

A primeira coisa que tem que ser feita num artigo de opinião é apresentar o tema ao leitor para que ele entenda o que será discutido no texto e porquê

Esclareça o motivo pelo qual o tema é polêmico, ou seja, por que ele é um problema que merece ser discutido. Isso fará parte da introdução.

2. Assuma a sua posição

Na introdução, além de contextualizar o leitor sobre o tema, você deve apresentar a ele a sua opinião.

Mas, a explicação sobre o seu posicionamento fará parte do desenvolvimento, momento do texto no qual você deve explicar muito bem a sua posição.

3. Argumente e seja convincente

A sua argumentação deve ser convincente, a ponto de influenciar as pessoas que leem o seu artigo e propiciar a reflexão crítica. Para tanto, o seu texto deve ser coeso e coerente, o que garantirá maior credibilidade ao artigo.

Nesse momento do texto, estamos no desenvolvimento, a parte do texto que centralizará argumentos e contra-argumentos baseados em diversos fundamentos.

4. Contra-argumente

No desenvolvimento, é interessante você imaginar um leitor que contesta a sua ideia/opinião, ou seja, que apresenta ideias devidamente argumentadas, mas contrárias às suas.

Antecipando essa situação, você escreve contra-argumentos, mostrando o motivo pelo qual, apesar dos argumentos expostos, essas eventuais ideias não são viáveis.

5. Esclareça qual a sua opinião final sobre o tema

Depois de argumentar e contra-argumentar nos parágrafos do desenvolvimento do seu texto dissertativo-argumentativo, você deve indicar qual a conclusão tirada em torno das discussões acerca do tema.

Em meio a exposição de tantas ideias, esta parte é essencial para o leitor entender a sua opinião.

Para você entender melhor:

Artigo de opinião

Estrutura de artigo de opinião

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, pesquisadora, produtora e gestora de conteúdos on-line. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos.