Enchentes: conceito, causas e soluções

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Enchentes são eventos naturais que ocorrem quando a água ultrapassa o potencial de absorção do solo ou a capacidade dos rios e córregos, inundando áreas em seu entorno.

Podem ser causadas por diversas condições, como chuvas intensas e prolongadas, marés altas, obstrução da água por lixo ou construções mal planejadas, entre outros fatores.

Enchentes urbanas e suas consequências

Esses fenômenos ocorrem majoritariamente no verão, época de chuvas em boa parte do Brasil. Vale lembrar que essas chuvas excessivas são fenômenos naturais, e não causam grandes problemas na natureza. Os problemas de enchentes são problemas sociais, causados, principalmente, por falta de planejamento urbano.

Esse tipo de enchente ocorre em áreas urbanizadas, geralmente resultantes de fatores que incluem:

  • Pavimentação de ruas;
  • Construção de edifícios;
  • Desmatamento e degradação ambiental;
  • Falta de planejamento urbano adequado.

As consequências das enchentes urbanas são diversas e afetam diretamente a população. Podemos citar prejuízos materiais, como perda de bens, veículos e danos às edificações. Existem também prejuízos sociais, como desalojamento de pessoas, problemas na mobilidade urbana e proliferação de doenças transmitidas pela água.

Fatores como a habitação em áreas de encostas ou próximas a rios acabam por agravar estas enchentes. Desta forma, entendemos a enchente como um evento natural, porém, que causa consequências sociais devido a causas humanas.

Carros parados com água os cobrindo até a metade

Como evitar enchentes

Evitar enchentes é um desafio complexo que requer esforços de diferentes setores da sociedade, como governos, empresas e comunidades locais.

Algumas medidas que podem ser adotadas para prevenir ou minimizar as enchentes são: o planejamento urbano, preservação de áreas de rios, educação e conscientização ambiental e o investimento em políticas públicas.

Para saber mais, leia:

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.