Eurocentrismo


O Eurocentrismo é um termo utilizado para designar a centralidade e superioridade da visão europeia sobre as outras visões de mundo. As pessoas eurocêntricas levam em conta somente os valores europeus.

Em resumo, o eurocentrismo é um sistema ideológico, donde a cultura europeia é colocada como a mais importante das culturas constitutivas das sociedades do mundo, no entanto, essa visão é tida como preconceituosa, já que não contempla as outras formas de expressões.

O Eurocentrismo na História

O eurocentrismo foi o fator centralizador de diversos momentos na história. Um deles é o das grandes navegações, no século XVI. Quando os portugueses, espanhóis, holandeses e ingleses resolveram conquistar os territórios além-mar ficou declarado a imposição da cultura europeia ante as outras que floresceram no continente americano.

Essa posição vista como preconceituosa gerou diversos conflitos e muita carnificina, levando a destruição de diversas populações que habitavam o continente americano, das quais se destacam: maias, astecas e diversas tribos indígenas.

Além da América, muitos países da África e da Ásia sofreram com o eurocentrismo, donde as culturas de outros povos, eram consideradas exóticas, no entanto, em sentido pejorativo. Um dos grandes exemplos eurocêntricos, é a exposição de pessoas de outras etnias, as quais eram levadas para Europa como troféus.

Ainda que o eurocentrismo tenha perpassado por diversos momentos da história, é possível encontrar suas raízes até os dias atuais. Essa visão eurocêntrica é notada atualmente em diversos meios de comunicação, mesmo nas expressões artísticas.

Desse modo, podemos pensar na Europa atualmente e em sua influência sob os diversos países do mundo. Por trás disso, existe ainda uma idealização incutida na cabeça das pessoas de que “tudo o que vem da Europa é melhor” seja a literatura, música, dança, aspectos culturais, políticos, econômicos, dentre outros.

No entanto, hoje em dia muitos pesquisadores tentam reverter essa situação e trazer à tona a importância da diversidade cultural no mundo. Para tanto, com o processo de globalização, diversas histórias que foram relegadas durante tempos começam a adquirir importância no cenário cultural. Afinal, a diversidade cultural deve ser vista como um valor e não um problema.

Eurocentrismo e Etnocentrismo

Enquanto o termo eurocentrismo é utilizado somente em relação a Europa e sua posição de centralidade e importância ante as outras histórias e culturas, o etnocentrismo designa um tipo de preconceito donde a cultura em que o indivíduo pertence é considerada correta, enquanto as demais são consideradas absurdas.

O conceito de etnocentrismo, portanto, é utilizado para definir atitudes nas quais os nossos hábitos e condutas são superiores aos de outrem. Observe que o eurocentrismo é um tipo de etnocentrismo, no entanto, o contrário só ocorre se a cultura de referência for a europeia.

Além do etnocentrismo, a xenofobia é um tipo de preconceito que está intimamente relacionada ao eurocentrismo, visto que determina a aversão a estrangeiros.