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Exercícios de interpretação de texto para 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Os exercícios de interpretação de texto para o 2º ano do Ensino Médio são fundamentais para aprimorar a leitura crítica, a análise de informações e a capacidade de argumentação — competências essenciais tanto para o Enem quanto para a vida acadêmica e profissional.

Neste material, você encontrará textos atuais e variados, que tratam de temas como economia, tecnologia, ciência e ética, acompanhados de questões com gabarito explicado. As atividades ajudam o estudante a desenvolver habilidades de compreensão, inferência e reflexão, estimulando uma leitura mais atenta e significativa.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 1, 2 E 3

Combate ao combustível ilegal: por um Brasil mais justo e seguro

O mercado ilegal de combustíveis provoca enormes prejuízos aos cofres públicos com a sonegação sistemática de impostos e o não pagamento dos tributos, por consequência, à toda sociedade brasileira. Afinal, todo real sonegado e inadimplido deixa de ser aplicado em benefício da população – que vê menos recursos sendo destinados à saúde, educação e segurança pública, por exemplo.

Isso já é suficientemente grave, mas infelizmente o quadro é ainda mais preocupante e se transformou em uma questão de segurança pública. O combustível fora da lei tornou-se uma importante fonte de receita para o caixa de facções criminosas, como o PCC. É o que recentes operações realizadas pela Polícia Federal, Ministério Público e Receita Federal revelam.

Mas, temos boas notícias: o jogo está começando a virar.

Vitória no Congresso

A nafta é um derivado de petróleo usado como matéria-prima na fabricação de produtos da indústria petroquímica, como benzeno e tolueno, dentre outros. Aproveitando brechas existentes na lei, os criminosos importavam a nafta e a usavam para produzir gasolina. A sonegação chegava a quase dois reais por litro de gasolina.

Mas esta porta, que era uma das grandes aberturas para a fraude no setor, acaba de ser fechada. O Senado aprovou recentemente a inclusão da monofasia da nafta na reforma tributária, que estabelece a cobrança dos impostos federais (PIS/Cofins) e estaduais (ICMS) no início da cadeia (na produção ou importação), de uma só vez e com valor único para todo o Brasil, em reais por litro. Falta agora uma nova apreciação e aprovação na Câmara dos deputados para acabar de vez com esta fragilidade que prejudica a todo o mercado brasileiro.

A medida técnica, que contou com o apoio de 13 associações do setor e do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), simplifica a fiscalização e torna a fraude tributária neste produto praticamente impossível. Não há dúvida que se trata de uma grande vitória contra o mercado ilegal de combustíveis – mas é preciso ter em mente que ainda há outras batalhas a serem travadas.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 14 out. 2025.

Questão 1

O principal objetivo do texto Combate ao combustível ilegal: por um Brasil mais justo e seguro é

A) apresentar dados econômicos sobre o consumo de gasolina no Brasil.

B) denunciar práticas criminosas de importação de combustíveis.

C) persuadir o público a evitar o uso de combustíveis ilegais.

D) informar o leitor sobre medidas de combate à sonegação no setor de combustíveis.

E) criticar a ineficiência do Congresso Nacional na aprovação de leis tributárias.

Gabarito explicado

Alternativa certa: D) informar o leitor sobre medidas de combate à sonegação no setor de combustíveis.

O texto tem caráter informativo e busca expor as medidas legais recentes que visam dificultar fraudes tributárias no setor de combustíveis, especialmente a aprovação da monofasia da nafta.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

No trecho “Mas temos boas notícias: o jogo está começando a virar”, o uso da expressão “boas notícias” e da metáfora “o jogo está começando a virar” tem como função

A) introduzir uma crítica irônica à atuação do Congresso.

B) reforçar a esperança de mudanças positivas no combate às fraudes.

C) indicar que as medidas adotadas são insuficientes.

D) demonstrar indignação com a demora da reforma tributária.

E) suavizar o impacto das informações negativas iniciais.

Gabarito explicado

Alternativa certa: B) reforçar a esperança de mudanças positivas no combate às fraudes.

O trecho marca uma transição de tom: do diagnóstico negativo para a esperança de solução, por meio de linguagem otimista e metafórica.

Questão 3

Pode-se afirmar que o texto Combate ao combustível ilegal: por um Brasil mais justo e seguro apresenta uma estrutura predominantemente

A) narrativa, com foco em acontecimentos passados.

B) descritiva, com detalhamento de características técnicas da nafta.

C) expositiva-argumentativa, com informações e defesa de um ponto de vista.

D) injuntiva, com orientações diretas ao leitor.

E) dissertativa literária, com uso de linguagem figurada e poética.

Gabarito explicado

Alternativa certa: C) expositiva-argumentativa, com informações e defesa de um ponto de vista.

O texto informa fatos (expositivo) e defende a importância de uma medida específica (argumentativo), portanto tem natureza expositiva-argumentativa.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 4 E 5

Estatuto do Trabalho: debatedores apontam impactos da IA

Durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), especialistas e representantes do governo discutiram os impactos da Inteligência Artificial (IA) nas relações de trabalho e defenderam a criação de um novo Estatuto do Trabalho para proteger os direitos dos trabalhadores. O senador Paulo Paim alertou que a IA pode aumentar o desemprego e a desigualdade social, sendo necessário um “novo contrato social” que assegure que a tecnologia sirva ao ser humano.

Outros participantes destacaram preocupações como o uso da IA em decisões de contratação e demissão, a substituição de empregos humanos por robôs, e a precarização das relações trabalhistas, com aumento da pejotização e redução de celetistas. O Projeto de Lei 2.338/2023, em análise na Câmara, busca regular o uso da IA em processos trabalhistas e proteger os empregados.

Apesar dos riscos, representantes do governo afirmaram que a IA também pode reduzir a jornada de trabalho e criar novas carreiras, desde que haja qualificação profissional. O Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (2024–2028) prioriza a formação de trabalhadores na área e já superou as metas de capacitação. Por fim, especialistas apontaram que a IA pode democratizar o acesso a serviços e possibilitar o surgimento de uma nova classe média tecnológica.

Disponível em: https://www12.senado.leg.br. Acesso em: 14 out. 2025 (adaptado).

Questão 4

O principal problema abordado no texto Estatuto do Trabalho: debatedores apontam impactos da IA é

A) a falta de capacitação dos trabalhadores diante da tecnologia.

B) os riscos de desumanização das relações de trabalho pela IA.

C) o atraso do Brasil na implementação de leis trabalhistas digitais.

D) a substituição total dos humanos por máquinas nas fábricas.

E) o crescimento do setor tecnológico no mercado mundial.

Gabarito explicado

Alternativa certa: B) os riscos de desumanização das relações de trabalho pela IA.

O texto discute como o uso da IA pode ameaçar direitos e aumentar desigualdades, enfatizando a preocupação ética e social com o avanço tecnológico.

Questão 5

Segundo o texto Estatuto do Trabalho: debatedores apontam impactos da IA, uma das consequências do avanço da IA no mercado de trabalho é

A) o fortalecimento da Previdência Social.

B) a melhora das condições de trabalho em todos os setores.

C) a pejotização e perda de direitos trabalhistas.

D) o aumento da contratação de celetistas.

E) a criação de empregos exclusivamente técnicos.

Gabarito explicado

Alternativa certa: C) a pejotização e perda de direitos trabalhistas.

O texto menciona que a IA tende a intensificar a pejotização, ou seja, a contratação como pessoas jurídicas, uma prática que retira direitos e reduz contribuições previdenciárias, especialmente no setor de comunicação.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 6 E 7

Como um experimento criado para ensinar alunos levou ao prêmio Nobel de Química 2025

Quando o químico Richard Robson pediu à oficina da Universidade de Melbourne, na Austrália, que preparasse hastes e esferas de madeira para montar modelos de moléculas com seus alunos em 1974, ninguém poderia imaginar que aquele experimento didático daria novos caminhos para a química moderna. Além de ajudar diversas turmas a entenderem melhor as ligações entre os átomos, a engenhoca permitiu o desenvolvimento das revolucionárias estruturas metal-orgânicas (MOFs).

Cinco décadas e muitos estudos depois, esses materiais com cavidades internas capazes de capturar, armazenar e liberar moléculas de forma controlada levaram Robson, o japonês Susumu Kitagawa e o jordaniano-americano Omar Yaghi a serem laureados com o Prêmio Nobel de Química de 2025. Segundo comunicado oficial do Comitê do Nobel, publicado nesta quarta-feira (8), as construções criadas pelos três “abriram uma nova fronteira na arquitetura molecular”.

Apesar do nome parecer complicado, esses materiais são surpreendentemente simples e têm potencial para mudar o mundo. "Imagine um material capaz de capturar CO₂ do ar, purificar água, remover poluentes ou catalisar reações químicas — tudo isso de forma controlada e eficiente. Pois esses materiais já existem, e são justamente os MOFs, que combinam íons metálicos e moléculas orgânicas para formar estruturas cristalinas altamente porosas, como verdadeiras 'esponjas moleculares'”, aponta Ivo Teixeira, químico e pesquisador na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em unidade da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), em nota enviada à imprensa.

Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 14 out. 2025.

Questão 6

O texto Como um experimento criado para ensinar alunos levou ao prêmio Nobel de Química 2025 tem como finalidade principal

A) narrar um experimento científico que fracassou.

B) apresentar o histórico e a importância de uma descoberta premiada.

C) discutir a relação entre química e biologia moderna.

D) descrever o processo de fabricação da nafta.

E) criticar a limitação da pesquisa científica em universidades públicas.

Gabarito explicado

Alternativa certa: B) apresentar o histórico e a importância de uma descoberta premiada.

O texto informa o leitor sobre a origem e o impacto das pesquisas com MOFs, destacando a premiação dos cientistas e a relevância científica da descoberta.

Questão 7

Ao afirmar que os MOFs são “verdadeiras esponjas moleculares”, o texto Como um experimento criado para ensinar alunos levou ao prêmio Nobel de Química 2025 utiliza um recurso de linguagem com a função de

A) ridicularizar o caráter experimental dos materiais.

B) simplificar a explicação científica para o público leigo.

C) mostrar a fragilidade dos compostos estudados.

D) reforçar a distância entre ciência e sociedade.

E) criticar a divulgação científica feita pela imprensa.

Gabarito explicado

Alternativa certa: B) simplificar a explicação científica para o público leigo.

A expressão metafórica “esponjas moleculares” torna acessível o conceito técnico das estruturas porosas, ajudando o leitor não especializado a compreender a função dos MOFs.

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).