Exercícios de literatura para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

Teste seus conhecimentos com os exercícios de literatura para o 2º ano do Ensino Médio. Confira o gabarito e continue praticando.

Questão 1

A vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, impulsionou a vida cultural da colônia, trazendo uma série de mudanças no campo das artes. Dentre essas mudanças, no que diz respeito à Literatura, destaca-se a(o):

a) substituição da língua portuguesa pelo francês como idioma oficial da colônia.

b) valorização exclusiva da cultura indígena nas instituições recém-criadas.

c) fundação de instituições culturais e educativas que promoveram o florescimento das artes e da literatura.

d) fechamento de todas as tipografias por motivos de segurança nacional.

e) exclusão da população brasileira das atividades culturais da corte.

Gabarito explicado

A alternativa C está correta porque a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, marcou o início de um processo de valorização e estruturação da vida cultural na colônia, com a criação de importantes instituições como a Imprensa Régia, a Biblioteca Real e a Academia de Belas Artes.

Essas iniciativas permitiram a circulação de livros, jornais e obras artísticas, promovendo o desenvolvimento das artes e da literatura no Brasil, que até então era culturalmente dependente de Portugal e carecia de meios formais para difusão do conhecimento.

Questão 2

No século XIX, quando o Brasil caminhava para consolidar sua independência política (1822) e buscava afirmar sua identidade nacional, a literatura romântica cumpriu um papel importante nesse processo. Assinale a alternativa que apresenta versos que se relacionam a esse contexto:

a) Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.

b) Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!

c) Gargalha, ri, num riso de tormenta,
como um palhaço, que desengonçado,
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
de uma ironia e de uma dor violenta.

d) Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.

e) Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.

Gabarito explicado

A alternativa D apresenta versos fortemente relacionados ao Romantismo indianista, corrente literária do século XIX que foi utilizada como instrumento de construção da identidade nacional durante e após o processo de Independência do Brasil.

Nesse período, a figura do indígena passou a ser idealizada como o "herói nacional", símbolo de bravura, pureza e ligação com a terra brasileira. Os versos exaltam a origem tupi do eu lírico, valorizando a cultura indígena como parte essencial da formação do Brasil, o que corresponde diretamente ao contexto de afirmação de uma identidade própria e distinta de Portugal

Questão 3

Leia o texto a seguir, extraído da peça "O noviço", do dramaturgo Martins Pena.

[...]
CARLOS: Este vestido, senhor meu tio... Ah, ah!
AMBRÓSIO: Maroto!
CARLOS: Tenha-se lá! Olhe que eu chamo por ela.
AMBRÓSIO: Ela quem, brejeiro?
CARLOS: Sua primeira mulher.
AMBRÓSIO: Minha primeira mulher. É falso...
CARLOS: É falso?
AMBRÓSIO: É.
CARLOS: E será também falsa esta certidão do vigário da freguesia de ... (olhando para a certidão e lendo) Maranguape, no Ceará, em que se prova que o senhor meu tio recebeu-se... (lendo) em santo matrimônio, à face da Igreja, com D. Rosa Escolástica, filha de Antônio Lemos, etc., etc.? Sendo testemunhas, etc.
AMBRÓSIO:Dá-me esse papel!
[...]

O nacionalismo, elemento presente em obras do dramaturgo Martins Pena, é uma das características predominantes no teatro produzido durante o Romantismo no Brasil. Esse tipo de teatro buscava:

a) Reproduzir exclusivamente as tragédias clássicas gregas e os dramas europeus, mantendo distância da realidade brasileira.

b) Enfatizar os valores e dilemas universais, sem qualquer referência à cultura ou aos costumes do Brasil.

c) Criticar de forma satírica os costumes, comportamentos e instituições brasileiras, contribuindo para a construção de uma identidade nacional.

d) Rejeitar o uso do humor, por considerá-lo incompatível com a seriedade das questões nacionais, promovendo um teatro pudico.

e) Valorizar apenas temas cômicos, voltando-se para a tarefa de provocar o riso no brasileiro como forma de enfatizar as belezas do país.

Gabarito explicado

Martins Pena é considerado o fundador da comédia de costumes no Brasil e, por meio de suas peças, utilizou o humor e a sátira para criticar aspectos da sociedade brasileira do século XIX, como o autoritarismo, a corrupção e o preconceito.

Esse tipo de teatro, ao retratar o cotidiano nacional com personagens típicos e linguagem acessível, teve papel fundamental na valorização da cultura brasileira e no fortalecimento do nacionalismo romântico. Assim, criticava de forma satírica e humorada a realidade social do país.

Questão 4

Leia a seguir um excerto da poesia de Castro Alves.

[...]
Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!

Castro Alves, O navio negreiro.

O poema acima exemplifica uma característica inovadora da terceira geração do Romantismo em relação ao resto do movimento Romântico até então. Essa característica reside na(o)

a) negação das realidades sociais e políticas e focar apenas no indivíduo.

b) valorização do individualismo e do misticismo.

c) discussão política em torno da abolição da escravidão.

d) recusa à história nacional em prol das discussões do presente.

e) retomada das características das poesias épicas e clássicas.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra C porque o poema de Castro Alves denuncia a escravidão e o tráfico de pessoas negras. Essa crítica social marca a terceira geração do Romantismo no Brasil.

Diferente das fases anteriores, essa geração tem caráter político e engajado. A poesia passa a defender causas como a abolição da escravidão. O autor usa linguagem forte e emotiva para provocar reflexão e indignação.

Questão 5

Durante o Romantismo brasileiro, o romance regionalista ganhou destaque especialmente na segunda geração, com obras que retratavam o cotidiano de diferentes regiões do país. O objetivo desse tipo de romance era:

a) imitar os padrões dos romances urbanos franceses em sua forma mais pura.

b) ratificar o misticismo religioso europeu e rejeitar as tradições locais.

c) retratar com realismo crítico os problemas regionais e urbanos do Brasil.

d) valorizar aspectos culturais de regiões brasileiras em prol da identidade nacional.

e) abandonar os temas reais brasileiros em favor de narrativas fantasiosas e mitológicas.

Gabarito explicado

A alternativa D está correta porque o romance regionalista da segunda geração romântica no Brasil tinha como principal objetivo valorizar as diferentes regiões do país, retratando seus costumes, linguagem, paisagens e tipos humanos. Esse tipo de obra buscava construir uma identidade nacional, ao mostrar a diversidade cultural do Brasil.

Autores como Franklin Távora e José de Alencar (em obras como O Gaúcho, O Sertanejo e O Tronco do Ipê) destacaram o cotidiano do interior, exaltando as características regionais com idealização romântica, mas também com forte interesse na realidade brasileira.

Questão 6

Leia o soneto a seguir.

Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...

E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.

Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"

E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.

Olavo Bilac, In.: Via Láctea, 1888.

Analisando o poema, podemos inferir que entre as características da poesia parnasiana estão o(a)

a) uso da linguagem figurada e das emoções humanas para expressar sentimentos subjetivos, como o amor.

b) valorização da perfeição formal, da musicalidade e da observação estética, buscando a harmonia e o equilíbrio nas imagens.

c) rejeição à busca pela beleza idealizada em função de uma construção técnica rigorosa no poema.

d) crítica à sociedade da época e suas injustiças, buscando transmitir uma mensagem política e social clara.

e) abandono das regras de métrica e rima, com o foco na liberdade criativa e espontaneidade no verso.

Gabarito explicado

O poema de Olavo Bilac, embora seja subjetivo e trate de sentimentos, segue a estética do Parnasianismo, que é caracterizada pela valorização da perfeição formal, como a métrica rigorosa, as rimas e a busca pela harmonia estética.

Bilac utiliza a linguagem figurada e as imagens líricas universais, mas com uma técnica precisa e um controle estético. Isso é um reflexo claro da tendência parnasiana de exaltar a forma e a musicalidade da poesia, buscando o equilíbrio entre a forma e o conteúdo.

Questão 7

Leia o poema a seguir.

Ismália

Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.

No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…

E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…

E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…

As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…

Alphonsus de Guimaraens in: Pastoral aos crentes do amor e da morte, 1923

A partir da sua leitura do poema, analise as seguintes assertivas.

I. O poema é típico do Simbolismo, em que se há uma preocupação com o mistério, o misticismo e os problemas transcendentais do ser humano.
II. O trecho “E como um anjo pendeu / As asas para voar...” constitui um exemplo da figura de linguagem metonímia.
III. O poema é construído com base em antíteses.
IV. O poema retoma características da poesia indianista ao valorizar aspectos da beleza natural do Brasil.

Estão corretas:

a) I, apenas.

b) I, II e III.

c) I e IV.

d) I, III, e IV.

e) I e III.

Gabarito explicado

As assertivas corretas são a I e a III.

A afirmativa I é a que melhor descreve as características místicas, subjetivas e até mesmo sobrenaturais do movimento simbolista.

Por sua vez, a III descreve melhor o sentido da obra, especialmente das antíteses, tema chave que permeia todo o poema. Vale lembrar que metonímia não se enquadra no contexto sugerido em II, e que o poema não pertence ao Romantismo.

Questão 8

Leia o poema a seguir.

Poema tirado de uma notícia de jornal

João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.

Manuel Bandeira, 1930.

Assinale as afirmativas e assinale a alternativa correta.

a) O poema utiliza apenas a forma narrativa para contar a história, sem nenhuma intenção poética.

b) A história de João Gostoso é contada de forma objetiva, como uma narrativa realista, com um enfoque detalhado nas circunstâncias sociais do personagem.

c) Os versos combinam lirismo e narração, misturando a tragédia da vida cotidiana com a poesia lírica, sem a preocupação com um enredo linear.

d) O poema foca exclusivamente na expressão de sentimentos pessoais do autor, sem se preocupar com o desenvolvimento de um enredo ou trama.

e) A narrativa é construída de maneira completamente dramática, sem a presença de elementos poéticos ou líricos.

Gabarito explicado

A alternativa C está correta porque o poema mistura elementos da poesia lírica (expressando sentimentos e momentos subjetivos) com a narrativa (contando a história de João Gostoso, com ações e eventos).

O poema não segue uma estrutura narrativa tradicional, mas usa a forma poética para contar uma história cotidiana, com uma tragédia que se desenrola de maneira simples e direta. Esse uso de diferentes gêneros literários (narrativa e poesia) contribui para criar uma reflexão mais rica sobre a vida do personagem e sua morte.

As outras alternativas não representam corretamente a mistura de gêneros, nem a abordagem híbrida da obra.

Questão 9

A chamada segunda geração romântica no Brasil, também conhecida como ultrarromântica, foi marcada por uma visão de mundo que a distingue das gerações anteriores e posteriores.

Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta uma característica central da poesia ultrarromântica.

a) Valorização do índio como herói nacional e símbolo da pátria.

b) Representação da natureza de forma objetiva e científica.

c) Exaltação da morte e do pessimismo frente à vida.

d) Preocupação com os problemas sociais e políticos da escravidão.

e) Uso da linguagem simples e direta para relatar o cotidiano urbano.

Gabarito explicado

A alternativa C está correta porque a poesia ultrarromântica no Brasil, representada por autores como Álvares de Azevedo, tem como marcas principais o amor idealizado e inatingível, a melancolia, o pessimismo, o desejo de evasão e a idealização da morte como libertação do sofrimento terreno.

As demais alternativas referem-se a outras fases do Romantismo.

Questão 10

Leia o excerto a seguir,

[...]

Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.

Da tribu pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.

Já vi cruas brigas
De tribus imigas,
E as duras fadigas
Da guerra provei;
Nas ondas mendaces
Senti pelas faces

[...]

Gonçalves Dias, I-Juca-Pirama (1851).

Leia o poema e avalie as afirmativas abaixo no que diz respeito às caracterísicas do romance indianista.

I. O romance indianista idealiza valorizar os povos indígenas, atribuindo-lhes qualidades heroicas e poéticas, o que reforça a construção mitificada da identidade nacional brasileira.

II. A narrativa enfatiza a exuberância e a grandiosidade da natureza, estabelecendo uma relação harmoniosa entre o homem e o meio ambiente, tema central na formação de um imaginário nacional sentimental e idealizado.

III. Os romances indianistas buscam imortalizar os costumes dos indígenas por meio de uma abordagem histórica e documental, com rigor na representação dos fatos e detalhes da vida pré-colonial.

Estão corretas:

a) Apenas as afirmações I e II.

b) Apenas as afirmações I e III.

c) Apenas as afirmações II e III.

d) Apenas a afirmação III.

e) Todas as afirmações.

Gabarito explicado

A alternativa A é a correta, pois trata corretamente das características do indianismo.

A afirmativa III está incorreta porque o indianismo não tinha qualquer rigor científico no trato com a cultura indígena, que é totalmente ficcionalizada em sua representação literária.

Para alunos do 1º e do 3º ano do Ensino Médio:

Exercícios de literatura para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Exercícios de literatura para o 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.