Exercícios de literatura para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Teste seus conhecimentos com os exercícios de literatura para o 2º ano do Ensino Médio. Confira o gabarito e continue praticando.
Questão 1
A vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, impulsionou a vida cultural da colônia, trazendo uma série de mudanças no campo das artes. Dentre essas mudanças, no que diz respeito à Literatura, destaca-se a(o):
a) substituição da língua portuguesa pelo francês como idioma oficial da colônia.
b) valorização exclusiva da cultura indígena nas instituições recém-criadas.
c) fundação de instituições culturais e educativas que promoveram o florescimento das artes e da literatura.
d) fechamento de todas as tipografias por motivos de segurança nacional.
e) exclusão da população brasileira das atividades culturais da corte.
A alternativa C está correta porque a chegada da família real portuguesa ao Brasil, em 1808, marcou o início de um processo de valorização e estruturação da vida cultural na colônia, com a criação de importantes instituições como a Imprensa Régia, a Biblioteca Real e a Academia de Belas Artes.
Essas iniciativas permitiram a circulação de livros, jornais e obras artísticas, promovendo o desenvolvimento das artes e da literatura no Brasil, que até então era culturalmente dependente de Portugal e carecia de meios formais para difusão do conhecimento.
Questão 2
No século XIX, quando o Brasil caminhava para consolidar sua independência política (1822) e buscava afirmar sua identidade nacional, a literatura romântica cumpriu um papel importante nesse processo. Assinale a alternativa que apresenta versos que se relacionam a esse contexto:
a) Ah! Toda a alma num cárcere anda presa,
Soluçando nas trevas, entre as grades
Do calabouço olhando imensidades,
Mares, estrelas, tardes, natureza.
b) Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
c) Gargalha, ri, num riso de tormenta,
como um palhaço, que desengonçado,
nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
de uma ironia e de uma dor violenta.
d) Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.
e) Dê-me um cigarro
Diz a gramática
Do professor e do aluno
E do mulato sabido
Mas o bom negro e o bom branco
Da Nação Brasileira
Dizem todos os dias
Deixa disso camarada
Me dá um cigarro.
A alternativa D apresenta versos fortemente relacionados ao Romantismo indianista, corrente literária do século XIX que foi utilizada como instrumento de construção da identidade nacional durante e após o processo de Independência do Brasil.
Nesse período, a figura do indígena passou a ser idealizada como o "herói nacional", símbolo de bravura, pureza e ligação com a terra brasileira. Os versos exaltam a origem tupi do eu lírico, valorizando a cultura indígena como parte essencial da formação do Brasil, o que corresponde diretamente ao contexto de afirmação de uma identidade própria e distinta de Portugal
Questão 3
Leia o texto a seguir, extraído da peça "O noviço", do dramaturgo Martins Pena.
[...]
CARLOS: Este vestido, senhor meu tio... Ah, ah!
AMBRÓSIO: Maroto!
CARLOS: Tenha-se lá! Olhe que eu chamo por ela.
AMBRÓSIO: Ela quem, brejeiro?
CARLOS: Sua primeira mulher.
AMBRÓSIO: Minha primeira mulher. É falso...
CARLOS: É falso?
AMBRÓSIO: É.
CARLOS: E será também falsa esta certidão do vigário da freguesia de ... (olhando para a certidão e lendo) Maranguape, no Ceará, em que se prova que o senhor meu tio recebeu-se... (lendo) em santo matrimônio, à face da Igreja, com D. Rosa Escolástica, filha de Antônio Lemos, etc., etc.? Sendo testemunhas, etc.
AMBRÓSIO:Dá-me esse papel!
[...]
O nacionalismo, elemento presente em obras do dramaturgo Martins Pena, é uma das características predominantes no teatro produzido durante o Romantismo no Brasil. Esse tipo de teatro buscava:
a) Reproduzir exclusivamente as tragédias clássicas gregas e os dramas europeus, mantendo distância da realidade brasileira.
b) Enfatizar os valores e dilemas universais, sem qualquer referência à cultura ou aos costumes do Brasil.
c) Criticar de forma satírica os costumes, comportamentos e instituições brasileiras, contribuindo para a construção de uma identidade nacional.
d) Rejeitar o uso do humor, por considerá-lo incompatível com a seriedade das questões nacionais, promovendo um teatro pudico.
e) Valorizar apenas temas cômicos, voltando-se para a tarefa de provocar o riso no brasileiro como forma de enfatizar as belezas do país.
Martins Pena é considerado o fundador da comédia de costumes no Brasil e, por meio de suas peças, utilizou o humor e a sátira para criticar aspectos da sociedade brasileira do século XIX, como o autoritarismo, a corrupção e o preconceito.
Esse tipo de teatro, ao retratar o cotidiano nacional com personagens típicos e linguagem acessível, teve papel fundamental na valorização da cultura brasileira e no fortalecimento do nacionalismo romântico. Assim, criticava de forma satírica e humorada a realidade social do país.
Questão 4
Leia a seguir um excerto da poesia de Castro Alves.
[...]
Fatalidade atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! … Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!
Castro Alves, O navio negreiro.
O poema acima exemplifica uma característica inovadora da terceira geração do Romantismo em relação ao resto do movimento Romântico até então. Essa característica reside na(o)
a) negação das realidades sociais e políticas e focar apenas no indivíduo.
b) valorização do individualismo e do misticismo.
c) discussão política em torno da abolição da escravidão.
d) recusa à história nacional em prol das discussões do presente.
e) retomada das características das poesias épicas e clássicas.
A alternativa correta é a letra C porque o poema de Castro Alves denuncia a escravidão e o tráfico de pessoas negras. Essa crítica social marca a terceira geração do Romantismo no Brasil.
Diferente das fases anteriores, essa geração tem caráter político e engajado. A poesia passa a defender causas como a abolição da escravidão. O autor usa linguagem forte e emotiva para provocar reflexão e indignação.
Questão 5
Durante o Romantismo brasileiro, o romance regionalista ganhou destaque especialmente na segunda geração, com obras que retratavam o cotidiano de diferentes regiões do país. O objetivo desse tipo de romance era:
a) imitar os padrões dos romances urbanos franceses em sua forma mais pura.
b) ratificar o misticismo religioso europeu e rejeitar as tradições locais.
c) retratar com realismo crítico os problemas regionais e urbanos do Brasil.
d) valorizar aspectos culturais de regiões brasileiras em prol da identidade nacional.
e) abandonar os temas reais brasileiros em favor de narrativas fantasiosas e mitológicas.
A alternativa D está correta porque o romance regionalista da segunda geração romântica no Brasil tinha como principal objetivo valorizar as diferentes regiões do país, retratando seus costumes, linguagem, paisagens e tipos humanos. Esse tipo de obra buscava construir uma identidade nacional, ao mostrar a diversidade cultural do Brasil.
Autores como Franklin Távora e José de Alencar (em obras como O Gaúcho, O Sertanejo e O Tronco do Ipê) destacaram o cotidiano do interior, exaltando as características regionais com idealização romântica, mas também com forte interesse na realidade brasileira.
Questão 6
Leia o soneto a seguir.
Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...
E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.
Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"
E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas.
Olavo Bilac, In.: Via Láctea, 1888.
Analisando o poema, podemos inferir que entre as características da poesia parnasiana estão o(a)
a) uso da linguagem figurada e das emoções humanas para expressar sentimentos subjetivos, como o amor.
b) valorização da perfeição formal, da musicalidade e da observação estética, buscando a harmonia e o equilíbrio nas imagens.
c) rejeição à busca pela beleza idealizada em função de uma construção técnica rigorosa no poema.
d) crítica à sociedade da época e suas injustiças, buscando transmitir uma mensagem política e social clara.
e) abandono das regras de métrica e rima, com o foco na liberdade criativa e espontaneidade no verso.
O poema de Olavo Bilac, embora seja subjetivo e trate de sentimentos, segue a estética do Parnasianismo, que é caracterizada pela valorização da perfeição formal, como a métrica rigorosa, as rimas e a busca pela harmonia estética.
Bilac utiliza a linguagem figurada e as imagens líricas universais, mas com uma técnica precisa e um controle estético. Isso é um reflexo claro da tendência parnasiana de exaltar a forma e a musicalidade da poesia, buscando o equilíbrio entre a forma e o conteúdo.
Questão 7
Leia o poema a seguir.
Ismália
Quando Ismália enlouqueceu,
Pôs-se na torre a sonhar…
Viu uma lua no céu,
Viu outra lua no mar.
No sonho em que se perdeu,
Banhou-se toda em luar…
Queria subir ao céu,
Queria descer ao mar…
E, no desvario seu,
Na torre pôs-se a cantar…
Estava perto do céu,
Estava longe do mar…
E como um anjo pendeu
As asas para voar…
Queria a lua do céu,
Queria a lua do mar…
As asas que Deus lhe deu
Ruflaram de par em par…
Sua alma subiu ao céu,
Seu corpo desceu ao mar…
Alphonsus de Guimaraens in: Pastoral aos crentes do amor e da morte, 1923
A partir da sua leitura do poema, analise as seguintes assertivas.
I. O poema é típico do Simbolismo, em que se há uma preocupação com o mistério, o misticismo e os problemas transcendentais do ser humano.
II. O trecho “E como um anjo pendeu / As asas para voar...” constitui um exemplo da figura de linguagem metonímia.
III. O poema é construído com base em antíteses.
IV. O poema retoma características da poesia indianista ao valorizar aspectos da beleza natural do Brasil.
Estão corretas:
a) I, apenas.
b) I, II e III.
c) I e IV.
d) I, III, e IV.
e) I e III.
As assertivas corretas são a I e a III.
A afirmativa I é a que melhor descreve as características místicas, subjetivas e até mesmo sobrenaturais do movimento simbolista.
Por sua vez, a III descreve melhor o sentido da obra, especialmente das antíteses, tema chave que permeia todo o poema. Vale lembrar que metonímia não se enquadra no contexto sugerido em II, e que o poema não pertence ao Romantismo.
Questão 8
Leia o poema a seguir.
Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro
Bebeu
Cantou
Dançou
Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
Manuel Bandeira, 1930.
Assinale as afirmativas e assinale a alternativa correta.
a) O poema utiliza apenas a forma narrativa para contar a história, sem nenhuma intenção poética.
b) A história de João Gostoso é contada de forma objetiva, como uma narrativa realista, com um enfoque detalhado nas circunstâncias sociais do personagem.
c) Os versos combinam lirismo e narração, misturando a tragédia da vida cotidiana com a poesia lírica, sem a preocupação com um enredo linear.
d) O poema foca exclusivamente na expressão de sentimentos pessoais do autor, sem se preocupar com o desenvolvimento de um enredo ou trama.
e) A narrativa é construída de maneira completamente dramática, sem a presença de elementos poéticos ou líricos.
A alternativa C está correta porque o poema mistura elementos da poesia lírica (expressando sentimentos e momentos subjetivos) com a narrativa (contando a história de João Gostoso, com ações e eventos).
O poema não segue uma estrutura narrativa tradicional, mas usa a forma poética para contar uma história cotidiana, com uma tragédia que se desenrola de maneira simples e direta. Esse uso de diferentes gêneros literários (narrativa e poesia) contribui para criar uma reflexão mais rica sobre a vida do personagem e sua morte.
As outras alternativas não representam corretamente a mistura de gêneros, nem a abordagem híbrida da obra.
Questão 9
A chamada segunda geração romântica no Brasil, também conhecida como ultrarromântica, foi marcada por uma visão de mundo que a distingue das gerações anteriores e posteriores.
Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta uma característica central da poesia ultrarromântica.
a) Valorização do índio como herói nacional e símbolo da pátria.
b) Representação da natureza de forma objetiva e científica.
c) Exaltação da morte e do pessimismo frente à vida.
d) Preocupação com os problemas sociais e políticos da escravidão.
e) Uso da linguagem simples e direta para relatar o cotidiano urbano.
A alternativa C está correta porque a poesia ultrarromântica no Brasil, representada por autores como Álvares de Azevedo, tem como marcas principais o amor idealizado e inatingível, a melancolia, o pessimismo, o desejo de evasão e a idealização da morte como libertação do sofrimento terreno.
As demais alternativas referem-se a outras fases do Romantismo.
Questão 10
Leia o excerto a seguir,
[...]
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo tupi.
Da tribu pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi.
Já vi cruas brigas
De tribus imigas,
E as duras fadigas
Da guerra provei;
Nas ondas mendaces
Senti pelas faces
[...]
Gonçalves Dias, I-Juca-Pirama (1851).
Leia o poema e avalie as afirmativas abaixo no que diz respeito às caracterísicas do romance indianista.
I. O romance indianista idealiza valorizar os povos indígenas, atribuindo-lhes qualidades heroicas e poéticas, o que reforça a construção mitificada da identidade nacional brasileira.
II. A narrativa enfatiza a exuberância e a grandiosidade da natureza, estabelecendo uma relação harmoniosa entre o homem e o meio ambiente, tema central na formação de um imaginário nacional sentimental e idealizado.
III. Os romances indianistas buscam imortalizar os costumes dos indígenas por meio de uma abordagem histórica e documental, com rigor na representação dos fatos e detalhes da vida pré-colonial.
Estão corretas:
a) Apenas as afirmações I e II.
b) Apenas as afirmações I e III.
c) Apenas as afirmações II e III.
d) Apenas a afirmação III.
e) Todas as afirmações.
A alternativa A é a correta, pois trata corretamente das características do indianismo.
A afirmativa III está incorreta porque o indianismo não tinha qualquer rigor científico no trato com a cultura indígena, que é totalmente ficcionalizada em sua representação literária.
Para alunos do 1º e do 3º ano do Ensino Médio:
Exercícios de literatura para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)
Exercícios de literatura para o 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)
LUIS, Rodrigo. Exercícios de literatura para o 2º ano do Ensino Médio (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-literatura-para-o-2-ano-do-ensino-medio-com-gabarito/. Acesso em: