Exercícios de literatura para o 1º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

Teste seus conhecimentos literários com os exercícios de literatura para o 1º ano do Ensino Médio. Confira o gabarito explicado e continue praticando.

Questão 1

Leia o texto a seguir.

"Então lançamos fora os batéis e esquifes. E logo vieram todos os capitães das naus a esta nau do Capitão-mor. E ali falaram. E o Capitão mandou em terra a Nicolau Coelho para ver aquele rio. E tanto que ele começou a ir-se para lá, acudiram pela praia homens aos dois e aos três, de maneira que, quando o batel chegou à boca do rio, já lá estavam dezoito ou vinte.

Pardos, nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas. Traziam arcos nas mãos, e suas setas. Vinham todos rijamente em direção ao batel. E Nicolau Coelho lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles os depuseram."

CAMINHA, Pero Vaz. Carta a El Rei D. Manuel. Dominus : São Paulo, 1963.

A carta de Pero Vaz de Caminha à Coroa Portuguesa, na ocasião da chegada ao Brasil, é categorizado como um texto quinhentista. A literatura produzida durante esse período no Brasil tinha como principal característica a(o)

a) valorização do folclore e da cultura popular indígena, com foco na preservação da identidade nativa.

b) crítica social e política à exploração das terras recém-descobertas pelos portugueses.

c) registro descritivo das terras e dos povos encontrados, com a intenção de informar à Coroa portuguesa sobre as potencialidades da nova terra.

d) construção de personagens fictícios para entreter o leitor europeu com histórias da colônia.

e) exaltação dos sentimentos nacionalistas brasileiros, buscando afirmar a independência cultural da colônia

Gabarito explicado

O gabarito correto é a letra C porque o texto da carta de Carta de Pero Vaz de Caminha tinha como objetivo principal informar a Coroa portuguesa sobre as novas terras e os povos encontrados, destacando aspectos como o ambiente, os recursos naturais e os indígenas. Essa literatura tem caráter descritivo, documental e utilitário, voltado para a missão colonizadora, sem preocupação artística ou crítica. Por meio dele, é possível captar as nuances do pensamento colonizador.

Questão 2

Leia a definição a seguir.

"Com efeito, diferentemente do jogral, o trovador, por exemplo, era um artista de posição social mais elevada, não raro pertencente à nobreza, mesmo que de linhagem secundária ou fidalgo decaído. Para além desse particular, o trovador era o autor das letras e da melodia das canções (cantigas) que executava, fato que, apenas pontualmente, ocorria com o jogral, dependente, quase sempre, de obras alheias para ganhar a vida."

João Adalberto Campato Júnior: s.v. “Trovador”, E-Dicionário de Termos Literários (EDTL), coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/. Acesso em 02 de abril de 2025.

Os trovadores eram os responsáveis pela elaboração das cantigas trovadorescas. Durante o Trovadorismo, foram produzidadas cantigas líricas e cantigas satíricas. Esses dois grupos recebiam, ainda, subcategorizações. São exemplos das subcategorias de cantigas líricas:

a) cantiga de amigo e cantiga de amizade.

b) cantiga de amor e cantiga de amigo.

c) cantiga de amor e cantiga de maldizer.

d) cantiga de amigo e cantiga de escárnio.

e) cantiga de amor e cantiga romântica.

Gabarito explicado

O Trovadorismo produziu cantigas satíricas, subcategorizadas em cantigas de escárnio e maldizer, e cantigas líricas, subcategorizadas em cantigas de amor e de amigo. Enquanto as cantigas satíricas tinham como tema a sátirae a crítica, as cantigas líricas eram dotadas de sentimentalismos atrelados ao amor e à saudade.

Questão 3

Leia a cantiga a seguir.

Ondas do mar de Vigo,
se vistes meu amigo?
e ai Deus, se verrá cedo?

Ondas do mar levado,
se vistes meu amado?
e ai Deus, se verrá cedo?

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro?
e ai Deus, se verrá cedo?

Se vistes meu amado,
o por que hei gram coidado?
e ai Deus, se verrá cedo?

Martim Codax

O texto acima é uma cantiga de amigo. Quais características típicas desse tipo de cantiga ele exemplifica?

a) Um eu lírico feminino que canta as saudades por seu amado.

b) Um eu lírico masculino que canta as saudades por sua amada.

c) Um eu lírico feminino que canta seu desejo pelo amado.

d) Um eu lírico masculino que canta seu desejo pela amada.

e) Um eu lírico feminino que apenas canta a beleza do mundo natural,.

Gabarito explicado

Apesar do direito à produção literária estar reservada sobretudo aos homens, havia o costume do eu lírico feminino (voz que fala no poema/cantiga). Essa é a característica principal da cantiga de amigo, a qual, em geral, tematiza a saudade do amado.

Questão 4

Leia um trecho de "Os Lusíadas", de autoria de Luis Vaz de Camões.

Quando os Deuses no Olimpo luminoso,
Onde o governo está da humana gente,
Se ajuntam em consílio glorioso,
Sobre as cousas futuras do Oriente.
Pisando o cristalino Céu fermoso,
Vêm pela Via Láctea juntamente,
Convocados, da parte de Tonante,
Pelo neto gentil do velho Atlante.

Luís de Camões, Os Lusíadas, Canto I.

O trecho do Canto I de Os Lusíadas (1572), de Luís de Camões, apresenta uma estrutura clássica da poesia épica renascentista. Com base no excerto e nos aspectos formais do poema, assinale a alternativa correta.

a) A estrutura apresentada é um exemplo de soneto, caracterizado por dois quartetos e dois tercetos, com temática épica.

b) O trecho utiliza versos livres, marcando uma ruptura com as formas fixas da poesia tradicional portuguesa.

c) O fragmento está estruturado em oitava rima, estrofe de oito versos decassílabos com esquema de rimas alternadas (ABABABAB).

d) A estrofe segue a forma fixa conhecida como oitava rima, composta por oito versos decassílabos com esquema de rimas ABABABCC, típica da epopeia clássica.

e) Camões abandona a métrica regular e as rimas para valorizar a linguagem natural e coloquial no contexto épico.

Gabarito explicado

A alternativa D está correta porque o trecho está organizado segundo a oitava rima, forma clássica da epopeia renascentista. Essa estrofe é composta por oito versos decassílabos (dez sílabas poéticas) com o esquema de rimas ABABABCC, estrutura utilizada por Camões em todas as estrofes de seu épico para narrar feitos heróicos em linguagem elevada e com rigor formal.

Questão 5

Observe com atenção.

A imagem mostra o poema Beba Coca-Cola, do poeta concreto Décio Pignatari, importante nome da poesia concreta brasileira.

Décio Pignatari, "Beba Coca-Cola" (1957).

Considerando o texto de Décio Pignatari e os conceitos de texto literário, assinale a alternativa que melhor caracteriza a construção e a função estética do texto apresentado.

a) O poema não pode ser considerado um texto literário, pois não segue formas poéticas tradicionais como rimas e versos metrificados.

b) A combinação de palavras e a estrutura visual indicam que o poema tem caráter puramente publicitário, afastando-se da função estética própria da literatura.

c) O poema utiliza elementos da linguagem publicitária para criticar a cultura de massa e o consumo, transformando signos cotidianos em objeto de reflexão estética.

d) O uso de palavras soltas e a desordem gráfica apontam para um texto não literário, já que não há enredo, personagens ou narrador, elementos essenciais à literariedade.

e) O texto é literário apenas porque remete a uma marca famosa, mostrando que qualquer elemento da vida social pode ser poesia se for reproduzido em verso.

Gabarito explicado

A alternativa C é correta porque o poema de Pignatari subverte a linguagem publicitária ao reorganizar seus elementos visuais e verbais para produzir efeito crítico e estético. Ele exemplifica a função poética da linguagem, característica da literatura, ao provocar reflexões sobre o consumo e a degradação cultural usando justamente a linguagem da propaganda. Esse movimento permite alocar o texto como um texto literário.

Questão 6

Leia o poema a seguir com muita atenção.

Recuperação da adolescência

é sempre mais difícil
ancorar um navio no espaço

CÉSAR, Ana Cristina. A teus pés. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

Considerando o título e o texto do poema, pode-se concluir que a imagem do poema é

a) uma metáfora que busca capturar a experiência de ser adolescente e a impossibilidade do saudosismo.

b) uma hipérbole que exagera a dificuldade do amadurecimento para destacar a intensidade emocional da adolescência.

c) uma metonímia em que "navio" substitui a ideia de juventude e "espaço", o tempo passado.

d) uma alegoria que representa o processo de envelhecimento como uma jornada impossível de reverter.

e) uma antítese entre a solidez do navio e a imaterialidade do espaço, refletindo o conflito interno do eu lírico.

Gabarito explicado

A metáfora é uma figura de linguagem em que uma palavra ou expressão é usada fora do seu sentido literal, estabelecendo uma relação implícita de semelhança entre dois elementos distintos, sem o uso de conectivos comparativos (como "como" ou "tal qual").

No poema de Ana Cristina Cesar, a imagem impossível de "ancorar um navio no espaço" é uma metáfora que expressa, de forma poética e subjetiva, a dificuldade de reviver ou recuperar a adolescência, pois trata-se de um tempo que já passou. Assim, o poema traduz a frustração do saudosismo, utilizando essa imagem impossível para comunicar a sensação de perda e deslocamento relacionada ao passado.

Questão 7

Leia o trecho a seguir.

E eis que sinto que em breve nos separaremos. Minha verdade espantada é que eu sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão. Que às vezes se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que na solidão pode se tornar dor. E a dor, silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredos para viver.

LISPECTOR, Clarice. Água viva (1973).

De acordo com o trecho, como o narrador percebe a relação entre a solidão e a dor?

a) Ele vê a solidão como uma experiência dolorosa, mas necessária para seu crescimento.

b) Ele acredita que a solidão não traz dor, mas, sim, uma sensação de prazer e glória.

c) Ele considera que a dor vem de sua liberdade, que ele não sabe como controlar.

d) A dor é algo que ele deseja evitar a todo custo, mas não consegue.

e) O narrador entende que a dor da solidão é algo que deve ser compartilhado com os outros.

Gabarito explicado

O narrador sugere que a solidão não é algo simples ou confortável. Ele fala da solidão com uma certa reverência e dor: "a solidão pode se tornar dor" e "a dor, silêncio". No entanto, ele também fala de momentos de "glória íntima" na solidão, o que implica que, apesar da dor, ele vê essa experiência como uma parte necessária de seu processo pessoal. A solidão, para ele, traz tanto sofrimento quanto um certo crescimento interior.

Questão 8

Leia o excerto a seguir.

"Do lat. comentum, in. (invenção, ficção, plano, projecto), ligado ao v. contueor, eris (olhar atentamente para, contemplar, ver, divisar). Narração oral ou escrita (verdadeira ou fabulosa); obra literária de ficção, narração sintética e monocrónica de um fato da vida. Podemos afirmar que o contar é tão antigo quanto a vida em comunidade, pois é inerente à natureza humana, o falar, a necessidade, de comunicarmos ao outro o que sentimos, descobrimos, queremos desejamos, etc. Como o é também a curiosidade de ouvir, conhecer, sabermos dos outros. E cada qual contando e ouvindo de acordo com sua imaginação, fantasia, temperamento."

Nelly Novaes Coelho : s.v. “Conto”, E-Dicionário de Termos Literários (EDTL), coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/. Acesso em: 02 de abril de 2025.

A partir da definição e de seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor caracteriza o gênero textual conto.

a) O conto é uma narrativa longa, com múltiplos personagens e enredos complexos, com foco em descrições detalhadas de ambientes.

b) O conto é uma narrativa curta, com personagens e conflitos bem definidos, que se concentra em um único evento ou situação.

c) O conto é uma forma de comunicação antiga, geralmente utilizada para a transmissão de informações em textos jornalísticos.

d) O conto é uma narrativa em verso que utiliza rimas e métricas fixas para transmitir saberes entre gerações.

e) O conto é uma narrativa breve de múltiplos personagens que sempre busca transmitir uma lição moral explícita para o leitor, de forma clara e direta.

Gabarito explicado

O gênero conto é caracterizado pela brevidade e pela concentração em um único evento ou situação significativa, com personagens e um conflito central que, geralmente, se resolve de forma direta ou com um desfecho surpreendente. Além disso, diferententemente da fábula, o conto não prioriza a transmissão de lições de moral, concentrando-se na sua própria literariedade.

Questão 9

Observe a tabela e ordene as escolas e períodos literários de acordo com a sua cronologia histórica.

1 Trovadorismo
2 Classicismo
3 Humanismo

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta.

a) 1 - 3 - 2

b) 2 - 1 - 3

c) 3 - 1 - 2

d) 1 - 2 - 3

e) 3 - 2 - 1

Gabarito explicado

A ordem correta é Trovadorismo, Humanismo e Classicismo.

O Trovadorismo surgiu no século XII e foi marcado pela poesia lírico-cortês, voltada para temas de amor e cortesania.

O Humanismo apareceu como um período de transição, no século XV, refletindo o interesse pelo ser humano, sua razão e suas emoções, antecedendo o Renascimento.

Já o Classicismo se consolidou no século XVI, buscando a retomada dos valores clássicos da Grécia e Roma antigas, com foco na razão e na harmonia.

Assim, a sequência correta é 1 - 3 - 2.

Questão 10

Leia o texto a seguir, de Zanilda Freitas.

Estranho convite

Apareceu-me um ser alado, de camisolão branco, dizendo coisas estranhas; nada entendi daquele idioma de outra galáxia, outro planeta, sei lá. quando ele desapareceu, clareou o dito: amanhã estarei à sua espera na festa do céu. Declinei do convite, e até hoje não fui à festa do céu.

Embora seja um microconto, o texto acima apresenta contundemente elementos comuns ao gênero narrativo. Assinale a alternativa que melhor analisa o texto de Zanilda Freitas.

a) O narrador é onisciente, o enredo é longo e há uma resolução clara para o conflito.

b) O narrador é protagonista e transmite a ação em primeira pessoa, com um conflito relacionado a um convite misterioso e uma decisão importante.

c) O narrador descreve a ação em terceira pessoa, com foco no ambiente e nas emoções dos outros personagens.

d) O narrador é impessoal e o texto busca revelar um grande acontecimento de forma detalhada e explicativa.

e) O narrador é protagonista, mas não há conflito ou desenvolvimento na história, sendo o texto apenas uma descrição do ambiente.

Gabarito explicado

Analisando literariamente o texto, nota-se a presença de um narrador em primeira pessoa, que é o protagonista da história. Ele descreve um evento em que recebe um convite de um ser alado para ir à "festa do céu", mas decide declinar o convite.

O conflito gira em torno da decisão do narrador e do mistério do convite, que não é totalmente explicado, o que é típico de microcontos. O enredo é conciso, sem grande desenvolvimento de personagens ou ambientação, o que é uma característica marcante do gênero.

Para praticar mais:

Para exercícios dos outros anos do EM:

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.