Exercícios sobre a literatura brasileira (com gabarito respondido)
Teste seus conhecimentos com os exercícios sobre a literatura brasileira. Confira o gabarito e continue praticando.
Questão 1
A prosa Naturalista no Brasil desenvolveu-se ao final do século XIX, simultaneamente ao Realismo. A respeito da primeira, é correto afirmar que ela
a) representa a idealização do herói nacional e o enaltecimento do índio.
b) mostra o comportamento humano como resultado de forças sociais, hereditárias e ambientais.
c) exalta valores religiosos e transcendentais a partir da exaltação da natureza.
d) apresenta forte subjetivismo e uso de símbolos como forma de evasão da realidade.
e) utiliza a metáfora como principal instrumento de construção narrativa.
O Naturalismo, influenciado pelo determinismo científico do século XIX (especialmente pelas ideias de Taine e Zola), retrata o ser humano como produto de seu meio, da hereditariedade e das circunstâncias sociais. A narrativa foca em desvios de comportamento, patologias e instintos básicos, com linguagem direta e descritiva. No Brasil, os principais exemplos dessa escola literária são as obras de Aluisío Azevedo, como o clássico "O cortiço".
Questão 2
Leia o soneto de Cruz e Souza.
Alma solitária
Ó Alma doce e triste e palpitante!
que cítaras soluçam solitárias
pelas Regiões longínquas, visionárias
do teu Sonho secreto e fascinante!
Quantas zonas de luz purificante,
quantos silêncios, quantas sombras várias
de esferas imortais, imaginárias,
falam contigo, ó Alma cativante!
que chama acende os teus faróis noturnos
e veste os teus mistérios taciturnos
dos esplendores do arco de aliança?
Por que és assim, melancolicamente,
como um arcanjo infante, adolescente,
esquecido nos vales da Esperança?!
Está presente no poema a
a) Linguagem simples e direta, voltada para temas políticos.
b) Exaltação da razão e objetividade científica.
c) Musicalidade, espiritualismo e subjetividade.
d) Descrição fiel da realidade cotidiana e urbana.
e) Descrição rigorosa da natureza e do amor platônico.
O poema de Cruz e Sousa é um exemplar do Simbolismo, corrente marcada pela musicalidade (como a aliteração), introspecção, misticismo e uso de imagens sensoriais e abstratas ("cítaras soluçam solitárias"). A linguagem do poema é altamente subjetiva e voltada para a expressão de estados de alma, com forte apelo espiritual e simbólico.
Questão 3
Leia o trecho com atenção.
"Verde, na monotonia cinzenta da paisagem, só algum juazeiro ainda escapo à devastação da rama; mas em geral as pobres árvores apareciam lamentáveis, mostrando os cotos dos galhos como membros amputados e a casca toda raspada em grandes zonas brancas."
Rachel de Queiroz, “O quinze”.
Sobre o romance regionalista da 2ª fase modernista, é correto afirmar que:
a) idealiza o sertanejo e evita temas de miséria ou exclusão.
b) busca a experimentação formal e subjetivamente desenolve o regionalismo.
c) tematiza os conflitos sociais e a seca em contextos brasileiros periféricos.
d) é voltado ao subjetivismo lírico e ao misticismo religioso.
e) dá continuidade ao indianismo romântico do século XIX.
O romance “O Quinze”, de Rachel de Queiroz, é um exemplo do romance regionalista da 2ª fase modernista, que abordava problemas sociais do Brasil, como a seca no Nordeste e a luta de populações marginalizadas. O texto citado ilustra a aridez e o sofrimento do sertanejo, sem idealização, em uma linguagem objetiva e crítica.
Questão 4
A obra de Machado de Assis, especialmente em sua fase realista, é marcada por:
a) idealização do amor e valorização da natureza como cenário lírico.
b) crítica social por meio da ironia, ambiguidade e análise psicológica.
c) ação acelerada, narrativa objetiva e heróis trágicos.
d) enredos épicos com linguagem objetivo e elementos de anti-heroismo.
e) uso de alegorias e lirismo em temas amorosos tratados a partir de um viés cientificista.
A obra Machado de Assis pode ser dividida em duas fases, uma pré-realista e a outra efetivamente realista e crítica. Em sua fase assumidamente realista, o autor renovou a literatura brasileira ao abandonar a estrutura romântica. Em obras como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, ele utilizou a ironia fina e a profundidade psicológica para questionar valores sociais, a moral da elite e os limites do narrador confiável. Sua escrita é ambígua, sofisticada e muitas vezes desconcertante.
Questão 5
Sobre as três gerações do Romantismo no Brasil, considere as afirmações abaixo:
I. A primeira geração romântica desconstrói o mito do "bom selvagem", alinhando-se aos ideais realistas e adaptando-os à realidade brasileira.
II. A segunda geração, fortemente influenciada pelo mal do século europeu, desenvolve um lirismo egocêntrico, com desprezo pela realidade social e fuga pela idealização da morte.
III. A terceira geração romântica rompe com os moldes sentimentais das anteriores, valorizando a razão e a objetividade acima de tudo.
IV. A presença de vocabulário rebuscado, tom declamatório e uso de hipérboles caracteriza especialmente a geração condoreira, que se aproxima do tom oratório.
V. As três gerações compartilham o mesmo ideal nacionalista, mas o abordam de formas diferentes: mítica, subjetiva e social, respectivamente.
Assinale a alternativa correta.
a) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
b) apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas
c) apenas as afirmativas I, III e V estão corretas
d) apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas
e) todas as afirmativas estão corretas
O gabarito correto é a letra D. A primeira geração, afinal, é marcada pela construção donacionalismo idealizado, tendo a figura do indígena como herói simbólico. Esse movimento ajudou a construir o mito do "bom selvagem" no país.
As demais acepções estão todas corretas, pois a segunda geração enfatiza o egocentrismo, o pessimismo e a idealização da morte e do amor. Já a terceira traz o engajamento social, com poesia voltada à denúncia da escravidão e das desigualdades.
Todas essas fases demonstram a evolução do Romantismo no Brasil, da exaltação patriótica, isto é, o valor nacional, ao comprometimento crítico com a realidade.
Questão 6
O chamado Pré-Modernismo brasileiro (início do século XX) é um período de transição entre o simbolismo/parnasianismo e o modernismo. Sobre essa fase, é correto afirmar que:
a) foi um movimento literário unificado, com programa estético definido e forte influência do modernismo europeu.
b) seus autores evitaram a crítica social e buscaram resgatar os temas nacionalistas do Romantismo.
c) mesmo sem unidade formal, o período agregou obras que denunciaram desigualdades, exploraram o sertão e representaram grupos marginalizados.
d) caracterizou-se exclusivamente pela retomada dos ideais naturalistas, com foco em determinismo e cientificismo.
e) promoveu a exaltação crítica do país e destacou autores que futuramente viriam a aderir a estética modernista.
O Pré-Modernismo não se constituiu como um movimento homogêneo, mas sim como uma fase marcada pela diversidade de estilos e temas, reunindo autores com diferentes propostas. Euclides da Cunha explorou o sertão e a figura do jagunço. Lima Barreto denunciou o preconceito e a exclusão social. Monteiro Lobato, que mais tarde seria crítico ferrenho do modernismo, refletiu sobre a educação e o atraso rural. Graça Aranha promoveu debates sobre identidade nacional.
Em outras palavras, trata-se de um período de transição com pluralidade temática e formal. Essa pluralidade distingue o período das escolas literárias vigentes e permite caracterizá-lo como um momento importante que antecede a Semana de Arte Moderna.
Questão 7
Leia o trecho a seguir, extraído de Grande Sertão: Veredas.
“Sentimento que não espairo; pois eu mesmo nem acerto com o mote disso ― o que queria e o que não queria, estória sem final. O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito ― por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava. Ao clarear do dia.”
Com base no fragmento e nas características da prosa de João Guimarães Rosa, assinale a alternativa que melhor representa os traços inovadores de sua obra.
a) O trecho reflete uma visão determinista da existência humana, marcada pela impotência frente aos instintos e à hereditariedade.
b) A linguagem direta e denotativa revela o compromisso do autor com a clareza racional do pensamento moderno.
c) O fluxo de consciência, a densidade filosófica e a recriação linguística são marcas da subjetividade rosiana.
d) A estrutura objetiva e cronológica do relato expressa fidelidade aos modelos tradicionais do regionalismo.
e) A construção de um narrador onisciente e os neologismos revelam distanciamento emocional e domínio linguístico absoluto da narrativa.
É correta a alternativa C. O trecho mostra traços centrais da obra de Guimarães Rosa, como o uso do fluxo de consciência, a reflexão filosófica sobre a existência e o tempo, além de um estilo marcado por neologismos e ressignificação da linguagem. O sertão de Rosa é simbólico e existencial, e a linguagem do narrador Riobaldo revela sua interioridade complexa. Guimarães Rosa prôpos em seu projeto, afinal, a recriação dos temas universais em estilo único dentro do universo do Sertão.
Questão 8
Muito se discute a respeito do início da literatura brasileira. A visão tradicional trata como "certidão de nascimento" da literatura nacional:
a) a tradição oral indígena, já escrita e documentada antes da chegada dos europeus ao território.
b) as manifestações barrocas que consolidam uma identidade nacional nos séculos XVI e XVII.
e) a publicação de Iracema, de José de Alencar, por sua exaltação da pátria e do indígena como herói nacional.
d) os sermões de Padre Antônio Vieira, que fundem a cultura indígena com a tradição clássica portuguesa.
e) as cartas de achamento e os poemas jesuíticos do século XVI, refletindo uma visão europeia da terra e dos povos encontrados.
Tradicionalmente, cunha-se como certidão de nascimento da literatura brasileira os primeiros textos produzidos em língua portuguesa em território nacional, ainda que não fossem feitos por brasileiros. Nessa direção, entende-se que a literatura brasileira tem início com textos de caráter informativo e descritivo, como a Carta de Pero Vaz de Caminha (1500), que inauguram a produção literária no Brasil colonial.
Leia também:
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Resumo das escolas literárias brasileiras
Teste seus conhecimentos sobre literatura portuguesa: Questões sobre a literatura portuguesa (com gabarito explicado)
LUIS, Rodrigo. Exercícios sobre a literatura brasileira (com gabarito respondido). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-a-literatura-brasileira-com-gabarito-respondido/. Acesso em: