Exercícios sobre a literatura brasileira (com gabarito respondido)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

Teste seus conhecimentos com os exercícios sobre a literatura brasileira. Confira o gabarito e continue praticando.

Questão 1

A prosa Naturalista no Brasil desenvolveu-se ao final do século XIX, simultaneamente ao Realismo. A respeito da primeira, é correto afirmar que ela

a) representa a idealização do herói nacional e o enaltecimento do índio.

b) mostra o comportamento humano como resultado de forças sociais, hereditárias e ambientais.

c) exalta valores religiosos e transcendentais a partir da exaltação da natureza.

d) apresenta forte subjetivismo e uso de símbolos como forma de evasão da realidade.

e) utiliza a metáfora como principal instrumento de construção narrativa.

Gabarito explicado

O Naturalismo, influenciado pelo determinismo científico do século XIX (especialmente pelas ideias de Taine e Zola), retrata o ser humano como produto de seu meio, da hereditariedade e das circunstâncias sociais. A narrativa foca em desvios de comportamento, patologias e instintos básicos, com linguagem direta e descritiva. No Brasil, os principais exemplos dessa escola literária são as obras de Aluisío Azevedo, como o clássico "O cortiço".

Questão 2

Leia o soneto de Cruz e Souza.

Alma solitária

Ó Alma doce e triste e palpitante!
que cítaras soluçam solitárias
pelas Regiões longínquas, visionárias
do teu Sonho secreto e fascinante!

Quantas zonas de luz purificante,
quantos silêncios, quantas sombras várias
de esferas imortais, imaginárias,
falam contigo, ó Alma cativante!

que chama acende os teus faróis noturnos
e veste os teus mistérios taciturnos
dos esplendores do arco de aliança?

Por que és assim, melancolicamente,
como um arcanjo infante, adolescente,
esquecido nos vales da Esperança?!

Está presente no poema a

a) Linguagem simples e direta, voltada para temas políticos.

b) Exaltação da razão e objetividade científica.

c) Musicalidade, espiritualismo e subjetividade.

d) Descrição fiel da realidade cotidiana e urbana.

e) Descrição rigorosa da natureza e do amor platônico.

Gabarito explicado

O poema de Cruz e Sousa é um exemplar do Simbolismo, corrente marcada pela musicalidade (como a aliteração), introspecção, misticismo e uso de imagens sensoriais e abstratas ("cítaras soluçam solitárias"). A linguagem do poema é altamente subjetiva e voltada para a expressão de estados de alma, com forte apelo espiritual e simbólico.

Questão 3

Leia o trecho com atenção.

"Verde, na monotonia cinzenta da paisagem, só algum juazeiro ainda escapo à devastação da rama; mas em geral as pobres árvores apareciam lamentáveis, mostrando os cotos dos galhos como membros amputados e a casca toda raspada em grandes zonas brancas."

Rachel de Queiroz, “O quinze”.

Sobre o romance regionalista da 2ª fase modernista, é correto afirmar que:

a) idealiza o sertanejo e evita temas de miséria ou exclusão.

b) busca a experimentação formal e subjetivamente desenolve o regionalismo.

c) tematiza os conflitos sociais e a seca em contextos brasileiros periféricos.

d) é voltado ao subjetivismo lírico e ao misticismo religioso.

e) dá continuidade ao indianismo romântico do século XIX.

Gabarito explicado

O romance “O Quinze”, de Rachel de Queiroz, é um exemplo do romance regionalista da 2ª fase modernista, que abordava problemas sociais do Brasil, como a seca no Nordeste e a luta de populações marginalizadas. O texto citado ilustra a aridez e o sofrimento do sertanejo, sem idealização, em uma linguagem objetiva e crítica.

Questão 4

A obra de Machado de Assis, especialmente em sua fase realista, é marcada por:

a) idealização do amor e valorização da natureza como cenário lírico.

b) crítica social por meio da ironia, ambiguidade e análise psicológica.

c) ação acelerada, narrativa objetiva e heróis trágicos.

d) enredos épicos com linguagem objetivo e elementos de anti-heroismo.

e) uso de alegorias e lirismo em temas amorosos tratados a partir de um viés cientificista.

Gabarito explicado

A obra Machado de Assis pode ser dividida em duas fases, uma pré-realista e a outra efetivamente realista e crítica. Em sua fase assumidamente realista, o autor renovou a literatura brasileira ao abandonar a estrutura romântica. Em obras como Dom Casmurro e Memórias Póstumas de Brás Cubas, ele utilizou a ironia fina e a profundidade psicológica para questionar valores sociais, a moral da elite e os limites do narrador confiável. Sua escrita é ambígua, sofisticada e muitas vezes desconcertante.

Questão 5

Sobre as três gerações do Romantismo no Brasil, considere as afirmações abaixo:

I. A primeira geração romântica desconstrói o mito do "bom selvagem", alinhando-se aos ideais realistas e adaptando-os à realidade brasileira.
II. A segunda geração, fortemente influenciada pelo mal do século europeu, desenvolve um lirismo egocêntrico, com desprezo pela realidade social e fuga pela idealização da morte.
III. A terceira geração romântica rompe com os moldes sentimentais das anteriores, valorizando a razão e a objetividade acima de tudo.
IV. A presença de vocabulário rebuscado, tom declamatório e uso de hipérboles caracteriza especialmente a geração condoreira, que se aproxima do tom oratório.
V. As três gerações compartilham o mesmo ideal nacionalista, mas o abordam de formas diferentes: mítica, subjetiva e social, respectivamente.

Assinale a alternativa correta.

a) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas

b) apenas as afirmativas II, IV e V estão corretas

c) apenas as afirmativas I, III e V estão corretas

d) apenas as afirmativas II, III, IV e V estão corretas

e) todas as afirmativas estão corretas

Gabarito explicado

O gabarito correto é a letra D. A primeira geração, afinal, é marcada pela construção donacionalismo idealizado, tendo a figura do indígena como herói simbólico. Esse movimento ajudou a construir o mito do "bom selvagem" no país.

As demais acepções estão todas corretas, pois a segunda geração enfatiza o egocentrismo, o pessimismo e a idealização da morte e do amor. Já a terceira traz o engajamento social, com poesia voltada à denúncia da escravidão e das desigualdades.

Todas essas fases demonstram a evolução do Romantismo no Brasil, da exaltação patriótica, isto é, o valor nacional, ao comprometimento crítico com a realidade.

Questão 6

O chamado Pré-Modernismo brasileiro (início do século XX) é um período de transição entre o simbolismo/parnasianismo e o modernismo. Sobre essa fase, é correto afirmar que:

a) foi um movimento literário unificado, com programa estético definido e forte influência do modernismo europeu.

b) seus autores evitaram a crítica social e buscaram resgatar os temas nacionalistas do Romantismo.

c) mesmo sem unidade formal, o período agregou obras que denunciaram desigualdades, exploraram o sertão e representaram grupos marginalizados.

d) caracterizou-se exclusivamente pela retomada dos ideais naturalistas, com foco em determinismo e cientificismo.

e) promoveu a exaltação crítica do país e destacou autores que futuramente viriam a aderir a estética modernista.

Gabarito explicado

O Pré-Modernismo não se constituiu como um movimento homogêneo, mas sim como uma fase marcada pela diversidade de estilos e temas, reunindo autores com diferentes propostas. Euclides da Cunha explorou o sertão e a figura do jagunço. Lima Barreto denunciou o preconceito e a exclusão social. Monteiro Lobato, que mais tarde seria crítico ferrenho do modernismo, refletiu sobre a educação e o atraso rural. Graça Aranha promoveu debates sobre identidade nacional.

Em outras palavras, trata-se de um período de transição com pluralidade temática e formal. Essa pluralidade distingue o período das escolas literárias vigentes e permite caracterizá-lo como um momento importante que antecede a Semana de Arte Moderna.

Questão 7

Leia o trecho a seguir, extraído de Grande Sertão: Veredas.

“Sentimento que não espairo; pois eu mesmo nem acerto com o mote disso ― o que queria e o que não queria, estória sem final. O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. O que Deus quer é ver a gente aprendendo a ser capaz de ficar alegre a mais, no meio da alegria, e inda mais alegre ainda no meio da tristeza! Só assim de repente, na horinha em que se quer, de propósito ― por coragem. Será? Era o que eu às vezes achava. Ao clarear do dia.”

Com base no fragmento e nas características da prosa de João Guimarães Rosa, assinale a alternativa que melhor representa os traços inovadores de sua obra.

a) O trecho reflete uma visão determinista da existência humana, marcada pela impotência frente aos instintos e à hereditariedade.

b) A linguagem direta e denotativa revela o compromisso do autor com a clareza racional do pensamento moderno.

c) O fluxo de consciência, a densidade filosófica e a recriação linguística são marcas da subjetividade rosiana.

d) A estrutura objetiva e cronológica do relato expressa fidelidade aos modelos tradicionais do regionalismo.

e) A construção de um narrador onisciente e os neologismos revelam distanciamento emocional e domínio linguístico absoluto da narrativa.

Gabarito explicado

É correta a alternativa C. O trecho mostra traços centrais da obra de Guimarães Rosa, como o uso do fluxo de consciência, a reflexão filosófica sobre a existência e o tempo, além de um estilo marcado por neologismos e ressignificação da linguagem. O sertão de Rosa é simbólico e existencial, e a linguagem do narrador Riobaldo revela sua interioridade complexa. Guimarães Rosa prôpos em seu projeto, afinal, a recriação dos temas universais em estilo único dentro do universo do Sertão.

Questão 8

Muito se discute a respeito do início da literatura brasileira. A visão tradicional trata como "certidão de nascimento" da literatura nacional:

a) a tradição oral indígena, já escrita e documentada antes da chegada dos europeus ao território.

b) as manifestações barrocas que consolidam uma identidade nacional nos séculos XVI e XVII.

e) a publicação de Iracema, de José de Alencar, por sua exaltação da pátria e do indígena como herói nacional.

d) os sermões de Padre Antônio Vieira, que fundem a cultura indígena com a tradição clássica portuguesa.

e) as cartas de achamento e os poemas jesuíticos do século XVI, refletindo uma visão europeia da terra e dos povos encontrados.

Gabarito explicado

Tradicionalmente, cunha-se como certidão de nascimento da literatura brasileira os primeiros textos produzidos em língua portuguesa em território nacional, ainda que não fossem feitos por brasileiros. Nessa direção, entende-se que a literatura brasileira tem início com textos de caráter informativo e descritivo, como a Carta de Pero Vaz de Caminha (1500), que inauguram a produção literária no Brasil colonial.

Leia também:

Literatura Brasileira: resumo, história e escolas literárias

Resumo das escolas literárias brasileiras

Teste seus conhecimentos sobre literatura portuguesa: Questões sobre a literatura portuguesa (com gabarito explicado)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.