Exercícios de literatura para o 3º ano do Ensino Médio (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

Teste seu conhecimentos com os exercícios de literatura para o 3º ano do Ensino Médio. Confira o gabarito e continue praticando.

Questão 1

O Modernismo brasileiro, especialmente a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, marcou uma ruptura com as formas artísticas tradicionais e buscou renovar a linguagem e o conteúdo da literatura nacional. Sobre os princípios e objetivos desse movimento, assinale a alternativa correta.

a) O Modernismo brasileiro valorizava a estética da perfeição formal e o uso da linguagem erudita como forma de consolidar uma literatura nacional.

b) Embora defendesse a inovação formal, o movimento modernista rejeitava a presença de temas ligados à cultura brasileira, priorizando a técnica.

c) O movimento modernista valorizou a liberdade formal, a linguagem coloquial e a construção de uma identidade cultural brasileira autêntica.

d) Uma das marcas do Modernismo foi a tentativa de manter a tradição literária anterior, conciliando-a com pequenos elementos de inovação.

e) Os modernistas buscavam uma estética voltada para a exaltação das belezas naturais do Brasil, retomando o ideal nacionalista romântico.

Gabarito explicado

A alternativa C está correta porque expressa com precisão os principais ideais do Modernismo brasileiro. Dessa destacam-se a ruptura com padrões estéticos antigos, a liberdade na forma e na linguagem, a valorização da oralidade, da expressividade popular, e a busca por uma identidade nacional autêntica, sem dependência de modelos europeus.

Questão 2

O romance regionalista foi uma forma importante de representação do Brasil em diferentes momentos da literatura. No século XIX, durante o Romantismo, e nas décadas de 1930 e 1940, no contexto do Modernismo, essa vertente assumiu funções distintas. Assim, é coreto assumir que

a) o romance regionalista romântico de 1850 priorizava as denúncias sociais, enquanto o romance de 1930 se concentrava apenas na exaltação da paisagem.

b) ambos os períodos representaram o regionalismo como instrumento de crítica social direta, sem qualquer idealização dos personagens ou dos ambientes.

c) tanto o romance regionalista romântico quanto o de 1930 evitavam se comprometer com os problemas sociais de seu tempo, focando apenas em histórias individuais.

d) o romance regionalista romântico exaltava valores tradicionais e idealizava o homem do campo, enquanto o romance de 1930 tinha caráter crítico, abordando desigualdades sociais e econômicas.

e) o romance de 1930 retomava os temas do Romantismo, como o amor impossível e o heroísmo do sertanejo, sem romper com os ideais da literatura do século XX.

Gabarito explicado

A alternativa D está correta porque diferencia com clareza os dois momentos históricos do romance regionalista.

O romance regionalista romântico geralmente idealizava o ambiente rural e seus personagens, exaltando valores como honra, heroísmo e pureza.

Já o romance de 1930 adotava uma postura realista e crítica, revelando as desigualdades sociais, a miséria e a luta pela sobrevivência no interior do país, marcando um período de forte engajamento social na literatura.

Questão 3

Leia com atenção os excertos.

Texto I

Sim, sou eu, eu mesmo, tal qual resultei de tudo,
Espécie de acessório ou sobresselente próprio,
Arredores irregulares da minha emoção sincera,
Sou eu aqui em mim, sou eu.

Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou.
Quanto quis, quanto não quis, tudo isso me forma.
Quanto amei ou deixei de amar é a mesma saudade em mim.

Texto II

E se desejo às vezes,
Por imaginar, ser cordeirinho
(Ou ser o rebanho todo
Para andar espalhado por toda a encosta
A ser muita cousa feliz ao mesmo tempo),
É só porque sinto o que escrevo ao pôr do sol,
Ou quando uma nuvem passa a mão por cima da luz
E corre um silêncio pela erva fora.

Texto III

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosse nosso, ó mar!

Observando as qualidades distintas de cada trecho citado, assinale a alternativa em que cada trecho corresponde ao respectivo heterônimo de Fernando Pessoa.

a) I-Ricardo Reis; II-Álvaro de Campos; III-Fernando Pessoa (ortônimo)

b) I-Álvaro de Campos; II-Ricardo Reis; III-Alberto Caeiro

c) I- Álvaro de Campos; II-Alberto Caeiro; III-Fernando Pessoa (ortônimo)

d) I-Fernando Pessoa (ortônimo); II-Alberto Caeiro; III- Álvaro de Campos

e) I-Fernando Pessoa (ortônimo); II-Alberto Caeiro; III-Ricardo Reis

Gabarito explicado

É correta a associação feita em C. Isso porque o Texto I apresenta introspecção, emoção intensa, e consciência do "eu fragmentado", características de Álvaro de Campos, o mais emotivo e moderno dos heterônimos. Já o Texto II reflete a simplicidade bucólica, o contato direto com a natureza e o tom sereno, típicos de Alberto Caeiro, o mestre dos heterônimos. Por fim, o Texto III possui um tom épico, nacionalista e clássico, condizente com o Fernando Pessoa ortônimo, autor de Mensagem, do qual o trecho foi retirado.

Questão 4

Leia o texto a seguir.

Desde cedo, portanto, na teoria e na prática (da Grécia antiga), o drama surge nesta dupla articulação – com a literatura e com o teatro – embora a natureza, o sentido e a função dessa articulação tenham posteriormente variado de acordo com os tempos, as práticas artísticas e as proposições (e avaliações) estéticas. Decorrem no campo do literário das relações que se estabelecem entre os diferentes modos e géneros literários, e decorrem no campo do teatral do que se entende ser a especificidade deste e do grau de intercepção que pode (ou não) operar na matéria literária, bem como da arquitectura teatral e dos códigos de representação cênica dominantes.

Maria Helena Serôdio: s.v. “Drama”, E-Dicionário de Termos Literários (EDTL), coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9. Disponível em: http://www.edtl.fcsh.pt. Acesso em: 03 de abril de 2025.

Levando em consideração a definição apresentada e os seus conhecimentos prévios, a palavra Drama pode ter sua etimologia associada a:

a) um termo grego que significa “palavra dita”, relacionando-se ao uso do discurso indireo livre nas peças trágicas.

b) uma palavra grega que significa “ação”, remetendo à natureza performativa e representativa do texto dramático.

c) uma raiz árabe que significa “encenação”, vinculando-se à teatralidade incorporada posteriormente ao teatro grego.

d) um vocábulo grego que significa “palco”, destacando a centralidade do espaço cênico na produção dramática.

e) um termo português que indica “tragédia”, apontando para a origem fatalista e ritual do teatro clássico.

Gabarito explicado

Para responder a questão é crucial lembrar da posição do gênero dramático entre a literatura e o teatro. Assim, a partir do texto, é possível depreender que a palavra drama deriva do grego "drâma" e seu sentido está associado a uma área comum ao teatro e à literatura: a ação narrativa. O termo afinal significa "ação" ou "ato", do verbo dran (fazer, agir). Isso destaca o caráter essencialmente performativo do gênero, cuja realização plena ocorre na encenação, ainda que esteja vinculado também à literatura.

Questão 5

Leia o texto a seguir, extraído da obra "Madame Bovary" (1856), de Gustave Flaubert. A narrativa acompanha a vida de Emma Bovary, uma mulher da pequena burguesia francesa, casada com Charles Bovary, médico do interior.

O que a exasperava é que Charles não dava a impressão de suspeitar do seu suplício. A convicção que ele tinha de a fazer feliz parecia-lhe um insulto imbecil e a segurança que revelava a esse respeito ingratidão. Por causa de quem se comportava ela tão escrupulosamente? Não era ele o obstáculo a toda a felicidade, o motivo de toda a desgraça, como que o bico da fivela a travar aquela complexa correia que por todos os lados a amarrava?

Considerando o contexto da obra "Madame Bovary", é possível identificar no excerto a(o)

a) idealização da figura masculina como modelo de estabilidade afetiva e moral.

b) construção de um enredo voltado à exaltação dos sentimentos elevados e do amor espiritual.

c) representação subjetiva e simbólica dos conflitos internos da protagonista.

d) crítica direta à vida conjugal e à hipocrisia burguesa, com ênfase na análise racional dos sentimentos.

e) uso de imagens líricas e metafóricas para exprimir uma crise existencial transcendental.

Gabarito explicado

O trecho destaca o conflito psicológico de Emma com relação à sua vida conjugal e evidencia seu desprezo pela mediocridade do marido, percebido como a causa de sua infelicidade. É possível perceber que a linguagem é objetiva, a crítica é direta e há uma análise racional e não idealizada dos sentimentos, marcas típicas do Realismo.

Questão 6

Leia a definição a seguir.

"[...] tais como, a presença da ironia e do humor, o shandismo, o viés biográfico, a crítica social, questões de raça e de gênero, neste caso, com foco nas personagens femininas. [...]"

Eunice Piazza Gai

Considerando a história da literatura brasileira, é possível relacionar a passagem à obra de:

a) Gregório de Matos

b) Tomás Antônio Gonzaga

c) Aluísio Azevedo

d) Machado de Assis

e) Lima Barreto

Gabarito explicado

A passagem dialóga diretamente com a obra de Machado de Assis. O autor reúne em seus escritos elementos como ironia, humor crítico, influência do shandismo e narradores com forte viés introspectivo e biográfico. Além disso, enter romances e contos, aborda questões sociais, de gênero e de raça com sutileza e profundidade, especialmente por meio de personagens femininas complexas (Capitu, por exemplo).

Questão 7

Leia o trecho a seguir e responda à questão.

“Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então não me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: duas pernas. Sei que somente com as duas pernas é que posso caminhar. Mas ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável em mim mesma, e sem sequer precisar me procurar.”

Clarice Lispector, A paixão segundo G.H.

A obra de Clarice Lispector ocupa um lugar singular na literatura brasileira. Com base na linguagem e nos temas presentes no excerto, é possível afirmar que o texto evidencia:

a) uma crítica social disfarçada por meio de metáforas corporais e estruturas discursivas convencionais.

b) uma estrutura linear e objetiva, com foco em acontecimentos externos e transformação física.

c) um conflito existencial traduzido por imagens paradoxais, subjetividade intensa e autorreflexão.

d) uma tentativa de retratar o cotidiano com simplicidade e foco na funcionalidade da linguagem.

e) a defesa de um retorno à normalidade física e à estabilidade emocional como forma de autoconhecimento.

Gabarito explicado

Marcado pelo fluxo de consciência, o trecho reflete uma reflexão profunda sobre a identidade e a perda. A metáfora da "terceira perna" simboliza algo essencial na vida da personagem, que, embora não fosse estritamente necessário para sua sobrevivência, contribuía para a sensação de completude e estabilidade. A perda desse elemento provoca uma sensação de ausência e desconforto, gerando uma crise existencial, onde a personagem se vê "voltando a ser uma pessoa que nunca foi". Essa introspecção, aliada ao uso de paradoxos e à subjetividade intensa, são características recorrentes da obra de Clarice Lispector, tornando correta a alternativa C.

Questão 8

Carlos Drummond de Andrade é um dos maiores poetas brasileiros, e sua obra pode ser dividida em diferentes fases. Essas fases refletem as transformações na sociedade e nas concepções artísticas de sua época.

Com base nesse contexto do modernismo, qual das alternativas a seguir corresponde corretamente à classificação das fases da poesia de Carlos Drummond de Andrade?

a) Primeira fase: poesia lírica e de amor; segunda fase: foco na crítica social; terceira fase: retorno ao surrealismo.

b) Primeira fase: poesia modernista e libertária; segunda fase: subjetividade e engajamento social; terceira fase: poesia intimista e reflexiva.

c) Primeira fase: poesia surrealista; segunda fase: lírica do amor e do sofrimento; terceira fase: crítica política direta.

d) Primeira fase: foco no realismo social e político; segunda fase: modernismo e crítica aos valores burgueses; terceira fase: lirismo e busca de um universo mais interior.

e) Primeira fase: poesia metafísica e filosófica; segunda fase: foco no regionalismo; terceira fase: crítica ao nacionalismo.

Gabarito explicado

Ao dividir a obra de Drummond em três fases é possível compreender uma trajetória.

Drummond iniciou com uma poesia inventiva, explorando as formas livres no contexto modernista.

Depois, passou a explorar questões subjetivas em paralelo às denúncias sociais do período relativo à guerra e a Era Vargas.

Por fim, tornou-se mais intimista e reflexivo, com um enfoque nas questões cotidianas e existenciais do indivíduo.

Questão 9

O trecho a seguir foi extraído do romance "Angústia" (1936), de Graciliano Ramos.

"Vitória resmunga na cozinha, ratos famintos remexem latas e embrulhos no guarda-comidas, automóveis roncam na rua.

Em duas horas escrevo uma palavra: Marina. Depois, aproveitando letras deste nome, arranjo coisas absurdas: ar, mar, rima, arma, ira, amar. Uns vinte nomes. Quando não consigo formar combinações novas, traço rabiscos que representam uma espada, uma lira, uma cabeça de mulher e outros disparates. Penso em indivíduos e em objetos que não têm relação com os desenhos: processos, orçamentos, o diretor, o secretário, políticos, sujeitos remediados que me desprezam porque sou um pobre-diabo.

Tipos bestas. Ficam dias inteiros fuxicando nos cafés e preguiçando, indecentes. Quando avisto essa cambada, encolho-me, colo-me às paredes como um rato assustado."

Embora a obra pertença ao Modernismo, ela apresenta traços de uma outra escola literária: o naturalismo. Assim, ao tratar da obra de Graciliano, muitos críticos utilizam a ideia de neonaturalismo. Assinale a alternativa que identifica um trecho em que esse conceito pode ser visto.

a) "Em duas horas escrevo uma palavra: Marina. Depois, aproveitando letras deste nome, arranjo coisas absurdas: ar, mar, rima, arma, ira, amar."

b) "Penso em indivíduos e em objetos que não têm relação com os desenhos: processos, orçamentos, o diretor, o secretário, políticos, sujeitos remediados que me desprezam porque sou um pobre-diabo...."

c) "Quando não consigo formar combinações novas, traço rabiscos que representam uma espada, uma lira, uma cabeça de mulher e outros disparates."

d) "Ficam dias inteiros fuxicando nos cafés e preguiçando, indecentes."

e) "Vitória resmunga na cozinha, ratos famintos remexem latas e embrulhos no guarda-comidas, automóveis roncam na rua."

Gabarito explicado

O trecho presente em E apresenta características típicas do naturalismo, como a descrição crua e realista do ambiente de pobreza e das condições degradantes, que reflete a ideia de determinismo social. A presença dos "ratos famintos" e a falta de controle sobre o ambiente são elementos comuns na obra naturalista, que busca retratar a realidade de maneira objetiva e muitas vezes desumanizada. Ao aparecerem no contexto crítico do romance de 30, surge o neonaturalismo.

Questão 10

Observe a tabela.

A - Pré-modernismo 1. Retorno ao rigor formal, reflexão existencial e diálogo com tradições clássicas
B - Modernismo (1ª fase) 2. Período de transição com obras experimentando liberdades formais e temáticas.
C - Modernismo (2ª fase) 3. Ruptura estética, experimentalismo e destruição da forma tradicional.
D - Modernismo (3ª fase) 4. Aprofundamento do engajamento, intimismo e amadurecimento formal.

Indique a alternativa que apresenta a correta associação entre o movimento e/ou período e a sua definição.

a) A1; B2; C4; D3

b) A4; B2; C3; D1

c) A1; B2; C3; D4

d) A2; B3; C4; D1

e) A4; B3; C2; D1

Gabarito explicado

A associação está correta porque o Pré-modernismo (A) marca um período de transição entre o fim do século XIX e o modernismo, trazendo temas sociais e regionais com liberdade formal incipiente.

Já 1ª fase do Modernismo (B), iniciada com a Semana de Arte Moderna de 1922, caracteriza-se pela ruptura estética, irreverência e experimentalismo radical.

A 2ª fase (C) representa um amadurecimento do movimento, com obras poéticas mais introspectivas, linguagem mais trabalhada e temática engajada.

Por fim, a 3ª fase (D) retorna ao rigor formal e à reflexão existencial, dialogando com tradições clássicas.

Para praticar mais:

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.