Acelere seus estudos para o ENEM: conheça o Toda Matéria+

Exercícios sobre Álvares de Azevedo e suas obras (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Português e Literatura

Álvares de Azevedo foi um importante representante do ultrarromantismo no Brasil. Sua obra ímpar marcou não apenas a sua geração romântica, mas todo um movimento literário.

Confira a seguir os exercícios comentados sobre a vida e obra do autor. Treine seus conhecimentos e continue estudando.

Questão 1

Álvares de Azevedo foi um dos principais representantes do romantismo brasileiro. Comumente dividido em três gerações, o estilo do autor, considerado ultrarromântico, foi bastante marcado por:

a) valores iluministas e neoclássicos, com forte racionalismo e otimismo em relação ao progresso humano.

b) concepções realistas e objetivas, com predomínio de observações sociais e linguagem científica.

c) elementos do mal do século, como o tédio existencial, o pessimismo e o ideal de amor inalcançável.

d) valores parnasianos, com ênfase na arte pela arte e na busca pela perfeição estética.

e) traços simbolistas, com linguagem musical, onírica e subjetiva voltada à religiosidade.

Gabarito explicado

A alternativa C apresenta corretamente as influências do Mal do Século, característica central da segunda geração romântica no Brasil. Álvares de Azevedo incorpora em sua obra o pessimismo, o tédio existencial, o amor impossível, a idealização da mulher e o desejo de morte precoce. Essas marcas o aproximam de autores como Byron e Musset, expoentes do ultrarromantismo europeu.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

Álvares de Azevedo faleceu aos 20 anos, sem concluir seus estudos na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Sua produção, no entanto, foi intensa e refletiu o espírito do jovem romântico, dividido entre o idealismo e a angústia existencial.

Levando em conta a vida e a obra de Azevedo, bem como as manifestações literárias do século XIX, é possível inferir que a morte precoce do autor:

a) limitou sua obra a textos jornalísticos e de crítica social.

b) impediu o contato com outras correntes literárias, como o realismo.

c) fez com que fosse esquecido pela crítica literária do século XX.

d) impediu sua publicação em vida, já que todos os seus textos foram destruídos.

e) não comprometeu a extensão de sua obra, que se concentra exclusivamente na prosa ficcional.

Gabarito explicado

Álvares de Azevedo morreu aos 20 anos, vítima de tuberculose, o que impediu seu amadurecimento literário e o contato direto com outras correntes literárias, como o Realismo ou o Parnasianismo, que surgiriam anos depois. Sua produção, ainda que intensa e significativa, está concentrada num curto período de tempo e limitada a um contexto romântico.

Questão 3

Leia o trecho a seguir.

SE EU MORRESSE AMANHÃ!

Se eu morresse amanhã, viria ao menos
Fechar meus olhos minha triste irmã;
Minha mãe de saudades morreria
Se eu morresse amanhã!
Quanta glória pressinto em meu futuro!
Que aurora de porvir e que amanhã!
Eu pendera chorando essas coroas

[...]

AZEVEDO, Álvares de. Poesias Completas. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995, p.96.

Com base no trecho acima, é correto afirmar que o poema:

a) retifica o desejo da morte, exaltando a vida que poderia ter tido.

b) manifesta o desejo de morrer para alcançar a redenção espiritual e acalmar as dores da vida.

c) apresenta a morte como motivo de dor e saudade aos entes queridos, explorando o sentimentalismo lírico.

d) propõe uma crítica velada às obrigações familiares que reprimem o eu lírico, desejando a morte como fuga.

e) reflete o desencanto com a guerra e a experiência do exílio, resignando-se diante da experiência de morte.

Gabarito explicado

No poema citado, o eu lírico expressa de forma emotiva o sofrimento causado pela ideia da morte para os familiares. Essa perspectiva desenvolve o sentimentalismo típico da segunda geração romântica, que, no poema de Azevedo, não é apenas trabalhado como alívo e escapismo ao eu lírico, mas também liricamente explorado no seu viés melancólico por intermédio dos entes queridos.

Questão 4

Apesar de conhecido pelo tom melancólico, Álvares de Azevedo também explorou o humor e o sarcasmo em suas obras, como no teatro e na prosa de Noite na Taverna.

Levando em conta o contexto literário do século XIX, o contraste singular do autor revela:

a) o rompimento total com a estética romântica e aproximação com o naturalismo.

b) a tentativa de construir um personagem cômico com o objetivo de fazer crítica moralista ao romantismo.

c) a negação da dor e da morte como temas possíveis dentro da lírica amorosa.

d) o uso da ironia como traço exclusivo do romantismo social da terceira geração.

e) a presença de uma duplicidade temática que figura entre o idealismo lírico e a realidade mundana.

Gabarito explicado

A obra de Álvares de Azevedo é marcada por um duplo tom: de um lado, a melancolia e idealismo lírico, como na Lira dos Vinte Anos; de outro, a ironia, o sarcasmo e o grotesco, como na peça Macário ou nos contos de Noite na Taverna. Essa contradição revela um conflito interno do autor, que oscila entre o sonho e o desencanto, o ideal e o abismo.

Questão 5

Noite na Taverna reúne histórias interligadas, narradas por personagens decadentes e cínicos. Em tom sombrio, os contos apresentam assassinatos, amores doentios, traições e um universo de excessos. Leia um trecho a seguir.

Ergui os cabelos da mulher, levantei‑lhe a cabeça... — Era Nauza!... mas Nauza cadáver, já desbotada pela podridão. Não era aquela estátua alvíssima de outrora, as faces macias e colo de neve... Era um corpo amarelo... Levantei uma ponta da capa do outro: o corpo caiu de bruços com a cabeça para baixo; ressoou no pavimento o estalo do crânio... — Era o velho!... morto também e roxo e apodrecido!... Eu o vi: — da boca lhe corria uma escuma esverdeada.

[...]

AZEVEDO, Álvares. Noite na Taverna. Edição de base: Biblioteca Nacional – setor de obras digitalizadas.

Essa obra insere-se no Romantismo:

a) por idealizar o folclore nacional como forma de subverter a dominação de Portugal.

b) por desenvolver personagens assustadores com fins pedagógicos.

c) por exaltar a razão como forma de interpretar o mundo.

d) por expressar o ultrarromantismo a partir da face obscura do homem.

e) por defender o papel redentor da religião sobre os vícios da juventude.

Gabarito explicado

Noite na Taverna é considerada uma das expressões máximas do ultrarromantismo brasileiro, apresentando personagens decadentes, histórias macabras, amores trágicos e obsessivos, vícios e niilismo. Essa face sombria do Romantismo é um reflexo do Mal do Século, que explora o lado obscuro e transgressor da alma humana, como que levando o indivíduo do extremo amor, típico do lirismo romântico, ao extremo horror.

Questão 6

Na peça Macário, Álvares de Azevedo apresenta um jovem estudante que, ao lado de Lúcifer, viaja por diferentes espaços da cidade e reflete sobre a arte, a ciência, a religião e os vícios da sociedade. Ao final, Macário comete suicídio, tomado pelo tédio e pela frustração existencial.

Essa obra expressa uma das principais características da produção de Álvares de Azevedo, pois:

a) valoriza o papel redentor da fé religiosa frente à corrupção moral da juventude romântica do spleen.

b) propõe uma estética clássica, com base na razão e no equilíbrio, em oposição ao sentimentalismo romântico.

c) denuncia os problemas sociais urbanos por meio da crítica racional e objetiva à vida moderna.

d) explora o niilismo, a dualidade entre razão e emoção, e a desilusão romântica diante do mundo.

e) exalta a figura do herói nacional e defende o engajamento político como caminho para a salvação do indivíduo.

Gabarito explicado

A peça Macário, escrita por Álvares de Azevedo, expressa com intensidade o espírito da segunda geração romântica brasileira, também conhecida como ultrarromântica. A narrativa gira em torno de um jovem estudante que, acompanhado por Lúcifer, mergulha em uma jornada filosófica e existencial. Ao longo do texto, Macário vivencia o desencanto com a arte, a ciência, a religião e os prazeres sensuais, expressando um profundo tédio, niilismo e frustração com o mundo moderno, configurando as temáticas do spleen e do mal do século.

Questão 7

O excerto a seguir pertence à obra poética de Álvares de Azevedo, expoente do ultrarromantismo brasileiro:

Junto a meu leito, com as mãos unidas,
Olhos fitos no céu, cabelos soltos,
Pálida sombra de mulher formosa
Entre nuvens azuis pranteia orando.
É um retrato talvez. Naquele seio
Porventura sonhei doiradas noites,
Talvez sonhando desatei sorrindo
Alguma vez nos ombros perfumados
Esses cabelos negros e em delíquio
Nos lábios dela suspirei tremendo.
Foi-se a minha visão… E resta agora
Aquela vaga sombra na parede
– Fantasma de carvão e pó cerúleo! –
Tão vaga, tão extinta e fumarenta
Como de um sonho o recordar incerto.

AZEVEDO, Álvares. Lira dos vinte anos. Editora Martins Fontes, 1996.

Com base no excerto e nas características do romantismo, é possível afirmar que a imagem da mulher construída no poema:

a) representa a mulher como figura angelical e idealizada, associada à morte e à impossibilidade do amor terreno.

b) denuncia o papel da mulher na sociedade patriarcal oitocentista, por meio de um discurso simbólico de morte.

c) retrata a mulher de forma realista, ressaltando seus conflitos psicológicos e afetivos dentro da sociedade burguesa.

d) apresenta a mulher como sujeito ativo do desejo, rompendo com o ideal de feminilidade romântica.

e) simboliza a figura feminina como reflexo da natureza e da vida simples, conforme a estética do arcadismo.

Gabarito explicado

No trecho, a mulher aparece como uma “pálida sombra”, “formosa”, com “olhos fitos no céu”, reforçando sua natureza etérea, espiritualizada e distante da realidade concreta. Ela é mais um fantasma de sonho e saudade do que uma figura real, revelando o ideal amoroso inalcançável que leva o eu lírico a um estado de devaneio melancólico.

A mulher, nesse contexto, é sublimada e associada à morte, à lembrança e ao sofrimento existencial. Essa representação reforça tanto o tom pessimista e escapista do ultrarromantismo quanto a idealização feminina, comum à segunda geração romântica no Brasil.

Saiba mais em: Álvares de Azevedo: biografia e obras do poeta ultrarromântico

Para mais exercícios:

Exercícios sobre a segunda geração do Romantismo (com gabarito explicado)

Exercícios sobre o ultrarromantismo na literatura (com gabarito)

Rodrigo Luis
Rodrigo Luis
Professor de Língua Portuguesa e Literatura formado pela Universidade de São Paulo (USP) e graduando na área de Pedagogia (FE-USP). Atua, desde 2017, dentro da sala de aula e na produção de materiais didáticos.