10 exercícios sobre a Vinda da Família Real (com comentários)
Elaboramos e selecionamos 10 questões sobre a Vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.
Aproveite para se preparar bem para sua prova, ENEM ou vestibulares. Bons estudos!
Nível fácil
Exercício 01
A transferência da Coroa portuguesa para o Brasil, em 1808, foi fator determinante para qual evento histórico nacional?
a) Conjuração Baiana.
b) Inconfidência Mineira.
c) Independência do Brasil.
d) Revolta de Beckman.
e) Invasão holandesa.
A Vinda da Corte gerou um ambiente propício para que a independência pudesse acontecer, em 1822, principalmente porque com esse evento o Brasil aos poucos foi ganhando cada vez mais autonomia.
Exercício 02
O principal fator que levou a Família Real sair de Portugal e vir para o Brasil foi:
a) O fato de a economia portuguesa estar passando por sérias dificuldades no momento.
b) A invasão francesa a Portugal, liderada por Napoleão Bonaparte.
c) A falta de funcionários reais qualificados para desenvolver o modelo colonial no Brasil.
d) O modo como a Família Real Portuguesa amava o Brasil.
e) A tentativa de acelerar o crescimento do Brasil enquanto colônia, para preparar a nação para a independência.
Ao não respeitar o decreto do Bloqueio Continental, Napoleão Bonaparte declarou guerra contra os portugueses. Acuados, os membros da corte decidiram por transferir-se para o Brasil, conseguindo assim fugir do exército napoleônico e continuando no trono real.
Exercício 03
Qual das medidas abaixo foi tomada por D. João VI logo na sua chegada ao Brasil, em 1808?
a) Mudança do nome da colônia, que antes se chamava "Pindorama" e agora, "Brasil".
b) Criação de um exército nacional para proteger seu trono.
c) Realizou a abolição da escravidão na colônia.
d) Decretou a abertura dos portos brasileiros para o comércio com as nações amigas.
e) Proibiu a entrada de novos imigrantes por 6 meses, para garantir a segurança de seu trono.
Visando continuar seu comércio e relações com os ingleses, D. João VI, príncipe regente, decretou a abertura dos portos brasileiros para o comércio com as nações amigas. O principal objetivo era auxiliar o comércio da Inglaterra, que agora estava prejudicado pelo Bloqueio Continental napoleônico.
Nível médio
Exercício 04
Considerando as consequências da chegada da Família Real Portuguesa, em 1808, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Assim que chegou ao território, D. João VI, príncipe regente, decretou a abertura dos portos às nações amigas.
b) Diversos melhoramentos foram realizados no território, em especial na cidade do Rio de Janeiro.
c) Houve a criação de importantes instituições, como o Banco do Brasil e a Real Academia Militar.
d) A vinda da corte para o Brasil significou o fim do comércio entre Portugal, suas colônias e a Inglaterra, sua maior inimiga.
e) A médio prazo, uma das maiores consequências foi a Independência do Brasil, que está diretamente relacionada com esse evento.
Os ingleses continuaram sendo grandes aliados dos portugueses. Inclusive, Portugal realizou a abertura dos portos para favorecer o comércio da Inglaterra.
Exercício 05
Qual a relação entre o Bloqueio Continental (1806), instituído por Napoleão Bonaparte, e a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808)?
a) A partir do Bloqueio Continental, Portugal viu seu comércio ameaçado, em especial na sua colônia americana, o Brasil. Por tanto, D. João VI, príncipe regente, decidiu realizar a transferência da corte para cá, no intuito de observar mais de perto o setor econômico brasileiro e realizar intervenções para alavancar nossas exportações.
b) Tanto o Bloqueio Continental quanto a Vinda da Corte portuguesa estão relacionados com a Inglaterra. Os franceses, principais aliados dos ingleses no século XIX, se uniram militarmente visando tomar o trono de Portugal. Para evitar que isso acontecesse, D. João VI decidiu pela vinda para o Brasil.
c) O Bloqueio Continental, instituído por Napoleão em 1808, afetou diretamente a Inglaterra. Dessa forma, como maneira de protestar contra os franceses, Portugal, que era parceira comercial dos britânicos, realizou a transferência da corte para o Brasil.
d) Quando a França decretou o Bloqueio Continental, os portugueses identificaram uma oportunidade de comércio que seria focar suas exportações na colônia. Portanto, a transferência da corte para o Brasil foi uma estratégia comercial.
e) Portugal realizou a transferência da corte para o Brasil fugindo dos franceses, isso porque os portugueses optaram por desrespeitar o Bloqueio Continental e continuar realizando comércio com a Inglaterra. Assim, quando Napoleão declarou guerra contra os lusitanos, eles viram como última saída a vinda para sua colônia.
A vinda da corte ocorreu em virtude do Bloqueio Continental, desrespeitado por Portugal. Esse movimento ajudou a família real a manter-se no poder.
Exercício 06
A respeito das mudanças realizadas no Brasil Colônia a partir da chegada da Família Real Portuguesa, assinale o que for INCORRETO:
a) O principal objetivo da transferência da corte para o Brasil foi garantir que Portugal continuasse independente quando foi ameaçado de invasão por Napoleão Bonaparte, imperador francês.
b) Para garantir que a transferência acontecesse de forma segura, o reino de Portugal teve apoio da Inglaterra que, em solo português, também auxiliou na expulsão das tropas napoleônicas.
c) Portugal se opôs ao bloqueio continental devido à longa aliança política e comercial com os ingleses. Isso levou Bonaparte a ordenar a invasão no território lusitano, em 1807.
d) Na vinda para o Brasil, além das pessoas foram embarcados móveis, documentos, dinheiro, obras de arte e a real biblioteca.
e) Ao abandonar Portugal, as tropas francesas facilmente dominaram o território lusitano e passaram a comandar o país. Napoleão coroou seu irmão, José Bonaparte, para se tornar rei dos portugueses.
Com a vinda da família real, o exércio inglês auxiliou os portugueses a expulsarem os franceses de seu território. O trono de Portugal nunca foi parar nas mãos de nenhum Bonaparte.
Nível difícil
Exercício 07
(ENEM) "Eu, o Príncipe Regente, faço saber aos que o presente Alvará virem: que desejando promover e adiantar a riqueza nacional, e sendo um dos mananciais dela as manufaturas e a indústria, sou servido abolir e revogar toda e qualquer proibição que haja a este respeito no Estado do Brasil."
Alvará de liberdade para as indústrias (1º de Abril de 1808). In Bonavides, P.; Amaral, R. Textos políticos da História do Brasil. Vol. 1. Brasília: Senado Federal, 2002 (adaptado).
O projeto industrializante de D. João, conforme expresso no alvará, não se concretizou. Que características desse período explicam esse fato?
a) A ocupação de Portugal pelas tropas francesas e o fechamento das manufaturas portuguesas.
b) A dependência portuguesa da Inglaterra e o predomínio industrial inglês sobre suas redes de comércio.
c) A desconfiança da burguesia industrial colonial diante da chegada da família real portuguesa.
d) O confronto entre a França e a Inglaterra e a posição dúbia assumida por Portugal no comércio internacional.
e) O atraso industrial da colônia provocado pela perda de mercados para as indústrias portuguesas.
Ainda que agora a colônia estivesse livre para realizar comércio com outros países, algo impensável antes por conta do pacto colonial, o Brasil manteve-se dependente do comércio e da indústria inglesa.
Exercício 08
(UFF) A transferência da Corte Portuguesa para o Brasil tem sido objeto de intensos e calorosos debates na historiografia luso-brasileira. Dentre as novidades implantadas pela chegada da Corte de D. João, estão:
I) Maior controle sobre a concessão de sesmarias, via criação da Mesa do Desembargo do Paço do Rio de Janeiro
II) Fundação do Banco do Brasil
III) Criação da Companhia Geral de Comércio do Grão Pará e Maranhão
IV) Criação da Intendência Geral da Polícia
V) Institucionalização do Tribunal da Relação do Rio de Janeiro para julgar as querelas da Província
Assinale a alternativa que reúne os elementos identificados com a transferência da Corte Portuguesa:
a) I e II, apenas
b) I, II e III, apenas
c) I, II e IV, apenas
d) III, IV e V, apenas
e) IV e V, apenas
A Companhia Geral de Comércio do Grão Pará e Maranhão foi criada em 1755, por Marquês de Pombal. Além disso, os julgamentos no Rio de Janeiro continuavam sob a guarda portuguesa.
Exercício 09
(FUND. CARLOS CHAGAS) O Tratado de Fontainebleau (1807) concorreu para determinar indiretamente a “Inversão Brasileira” – período em que a Corte de Portugal esteve no Brasil (1808 – 1821) – pois, entre outras cláusulas, previa:
a) a extinção da Dinastia Bragantina, com o desmembramento de Portugal;
b) a entrega do comércio externo de Portugal aos exportadores da Inglaterra;
c) a ocupação das colônias de Portugal por tropas sob o comando do general Junot;
d) a entrega do trono de Portugal a Paulina Bonaparte, irmã de Napoleão;
e) o confisco dos bens dos cidadãos portugueses em favor do tesouro francês.
O Tratado de Fontainebleau envolveu França e Espanha. Ele previa alguns acordos entre os países para que o exército napoleônico pudesse adentrar o território espanhol a fim de chegar em Portugal.
Exercício 10
(Enem) A transferência da corte trouxe para a América Portuguesa a família real e o governo da Metrópole. Trouxe também, e sobretudo, boa parte do aparato administrativo português. Personalidades diversas e funcionários régios continuaram embarcando para o Brasil atrás da corte, dos seus empregos e dos seus parentes após o ano de 1808.
(NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997)
Os fatos apresentados se relacionam ao processo de independência da América Portuguesa por terem:
a) incentivado o clamor popular por liberdade.
b) enfraquecido o pacto de dominação metropolitana.
c) motivado as revoltas esravas contra a elite colonial.
d) obtido o apoio do grupo constitucionalista português.
e) provocado os movimentos separatistas das províncias.
A transferência da corte trouxe mais autonomia para o Brasil, política e economicamente. Isso abriu caminho para que a independência pudesse acontecer, em 1822.
Vídeo sobre a Vinda da Família Real Portuguesa
Continue aprendendo:
- Vinda da Família Real para o Brasil
- Exercícios sobre a Independência do Brasil
- Exercícios sobre a Era Napoleônica
- Exercícios sobre o Brasil Colônia
- Questões sobre Conjuração Baiana (com comentários)
SOUZA, Thiago. 10 exercícios sobre a Vinda da Família Real (com comentários). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-vinda-da-familia-real/. Acesso em: