Identidade Cultural

Daniela Diana

A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.

Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.

O conceito de diversidade cultural está intimamente ligado ao de identidade. Ele aponta para a variedade de culturas existentes no mundo, as quais foram surgindo pela interação desenvolvida entre os seres e o meio ambiente.

Resumo

Antes de mais nada, vale lembrar que a identidade cultural é um conceito muito abordado nas últimas décadas, no entanto, ela sempre existiu. Ou seja, desde os primórdios os homens se organizavam em grupos sociais, os quais compartilhavam informações e identificações com seus membros.

A interação social entre os seres humanos fez surgir as diversas culturas, ou seja, o conjunto de costumes e tradições de um povo os quais são transmitidas de geração em geração.

O sentimento de pertencimento surge então, a partir das experiências que os seres humanos desenvolvem durante sua vida social, no entanto, e como já foi mencionado acima, o local e a história de tais civilizações são essenciais para compreender esse conceito.

Assim, fica claro que existem várias identidades culturais no mundo, sobretudo no Brasil. Porém, ela pode ser vista de maneira mais macro ou micro, por exemplo, ter um sentimento associado à identidade brasileira, e ainda, um sentimento de identidade com a região (cidade) do Brasil em que viveu a maior parte da vida.

Muitos elementos simbólicos são eleitos e estão associados com a identidade de diversas nações, por exemplo, o futebol com o Brasil, o Tango com a Argentina, as Danças na África, dentre outros.

Entretanto, é muito importante deixar claro que um brasileiro pode não se identificar com os aspectos mais relevantes e os elementos culturais associados à sua Nação, como acontece com diversos brasileiros que não gostam de futebol ou do Carnaval.

Portanto, vale lembrar que o conceito de identidade cultural é muito complexo e depende de vários fatores e experiências de vida. Ela está intimamente relacionada com o sentimento de pertencimento e identificações dos indivíduos de determinada cultura.

Identidade Cultural Brasileira

No Brasil, desde a época dos descobrimentos no século XVI, os principais povos que constituíram a cultura brasileira foram os portugueses, os africanos e os índios.

Portanto, a cultura brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos, e, além dos três principais, a população brasileira é formada por imigrantes.

Visto que o Brasil apresenta dimensões continentais, cada região do país desenvolveu sua cultura e, de modo geral, a Nação foi se aproximado em diversos aspectos, os quais foram primordiais para identificar algo em comum entre nós brasileiros, por exemplo, a paixão pelo futebol.

O idioma é um fator muito importante de aproximação e identificação entre os seres de determinado local. A língua influencia muito na construção da identidade cultural de um povo, uma vez que através dela nomeamos tudo o que está a nossa volta e ainda desenvolvemos a comunicação social.

Identidade Social

Além da identidade cultural, há outro conceito utilizado na área da sociologia denominado de identidade social.

Este, designa o sentimento de pertencimento à determinado grupo social e vai sendo construindo através das interações sociais que os indivíduos desenvolvem durante a vida.

Interessante notar que pertencemos a diversos grupos sociais por exemplo, a família, o trabalho, a religião, dentre outros.

Identidade Cultural na Pós Modernidade

Stuart Hall (1932-2014) foi um antropólogo e sociólogo jamaicano que viveu na Inglaterra. Ele é um dos grandes teóricos da cultura e, sobre a identidade cultural, escreveu diversos artigos. No entanto, sua obra que merece destaque é “A Identidade Cultural na Pós Modernidade”.

Lembre-se que a pós-modernidade ou pós-modernismo é um período que tem início após a segunda guerra mundial. Para Stuart Hall, a crise de identidade surge na pós-modernidade sendo formada por indivíduos que não possuem uma identidade fixa.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.