O que é Interação Social?

Daniela Diana

Na Sociologia, a interação social é um conceito que determina as relações sociais desenvolvidas pelos indivíduos e grupos sociais.

Trata-se de uma condição indispensável para o desenvolvimento e constituição das sociedades. Por meio dos processos interativos, o ser humano se transforma num sujeito social.

É a partir dela que os seres humanos desenvolvem a comunicação, estabelecendo o contato social e criando redes de relações, as quais resultam em determinados comportamentos sociais.

A interação social tem sido um dos temas mais discutidos da atualidade nas áreas da sociologia, antropologia e filosofia.

Isso porque, na sociedade contemporânea, dominada pelos meios de comunicação e as novas tecnologias, a interação social adquire uma nova aparência, ou seja, é também desenvolvida pela internet, de maneira virtual.

O fenômeno e expansão da internet tem proporcionado novas formas de dinâmica social e interações, ao mesmo tempo que pode gerar problemas de ordem social (exclusão e isolamento social), ou mesmo outros tipos de preconceitos via rede (cyberbullying).

Classificação e Exemplos de Interação Social

De acordo com o tipo de relação estabelecida, a interação social pode ser:

  • Interação Social Recíproca: quando há interação entre as partes que irão interagir, que pode ser, pessoas ou grupos. Nesse caso, ambos se influenciam e determinam os comportamentos sociais, tal qual numa conversa com os amigos.
  • Interação Social Não-Recíproca: nesses tipo de interação, a principal característica é a unilateralidade, ou seja, quando não ocorre a interação social de ambas as partes, por exemplo, quando estamos vendo televisão (somente nós que somos influenciados por ela e não o contrário).

Resumo

Dois importantes pensadores abordaram o tema da interação, relação e processos sociais, bem como apresentaram diversos aspectos do desenvolvimento do ser humano. São eles: Lev Semenovitch Vygotsky (1896-1934), pensador bielorrusso, e Jean William Fritz Piaget (1896-1980), pensador suíço.

Para Vigostsky (1896-1934), a interação social possui um papel muito importante no desenvolvimento dos seres humanos. Ele afirma que “o comportamento do homem é formado por peculiaridades e condições biológicas e sociais do seu crescimento”.

Para Piaget, o ser humano (ser social), é influenciado pelas relações sociais que desenvolve durante sua vida. É a partir dessas relações que são desenvolvidos os comportamentos sociais. Conforme observa Piaget, o processo de socialização é desenvolvido em vários estágios: criança, adolescente, adultos.

Complemente sua pesquisa com a leitura dos artigos:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.