O que são Matas Ciliares?

As matas (ou florestas) ciliares é um tipo de vegetação que circunda os cursos de água (rios, lagos, riachos, córregos, etc.). Recebe esse nome pois está associado aos cílios, os quais protegem nossos olhos.

Ela possui grande importância para o equilíbrio do ecossistema, evitando o assoreamento dos rios, bem como a erosão fluvial, visto que auxiliam no processo de umidificação do solo, equilíbrio dos fluxos de água e dos nutrientes.

O que são Matas Ciliares?Exemplo de Mata Ciliar

Diferença entre Matas Ciliares e Matas de Galerias

Muito comum haver confusão entre as denominações matas ciliares e de matas de galerias, visto que os dois tipos de cobertura vegetal estão localizados em áreas de drenagem, ou seja, onde existem cursos de água.

Denominadas de vegetação ripária, ambas atuam como uma espécie de filtro, preservando e auxiliando na qualidade das águas.

No entanto, as matas ciliares não formam um túnel (ou galerias), como as matas de galerias, as quais chegam a encobrir o curso de água.

O que são Matas Ciliares?Exemplo de Mata de Galeria

Além disso, a vegetação que compõem as matas ciliares é composta de árvores que perdem as folhas em determinada altura do ano (caducifólias), enquanto nas florestas de galeria (perenifólio) isso não ocorre.

A Importância das Matas Ciliares

As matas ciliares são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas, sobretudo os aquáticos. Uma vez que se formam nas margens dos rios, elas protegem o espaço das erosões, causadas pela chuva, e sobretudo do assoreamento dos rios. Isso ocorre porque as raízes das plantas no solo impedem que ele fique desprotegido.

Destruição das Matas Ciliares

A destruição ou remoção das matas ciliares tem sido um grande problema ambiental das últimas décadas, que ocorrem majoritariamente por ações humanas (urbanização, agricultura, criação de animais, etc.).

A retirada das matas ciliares vai diminuindo o curso dos rios e lagos provocados pela erosão, que consequentemente leva ao processo de assoreamento.

O que são Matas Ciliares?Exemplo de Erosão dos Locais com Mata Ciliar

Isso ocorre porque os rios ficam desprotegidos e com a chuva escoam diversos sedimentos para o fundo das águas. Além da profundidade ser afetada impedindo a navegação, a largura do curso d’água vai diminuindo também, o que pode acarretar no desaparecimento do rio.

Esse processo afeta o ecossistema aquático levando a mortandade de seres aquáticos e, na pior das hipóteses, extinguir algumas espécies. Além dos seres aquáticos, os pássaros e mamíferos que se alimentam e habitam esses lugares podem sofrer com o desmatamento.

No Brasil, as matas ciliares são áreas de preservação permanente (APP) e sua destruição é considerada um crime ambiental.

Para complementar sua pesquisa veja também os artigos:

Atualizado em