Plano de aula de Geografia (8º ano) - Migrações

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Professor de Geografia

Confira o plano de aula de geografia para o 8º ano do Ensino Fundamental, conforme a BNCC - Base Nacional Comum Curricular.

O plano traz uma sugestão de abordagem e direcionamento da aula, com uma atividade de fixação ao final.

Plano de aula de Geografia (8º ano) - Migrações
Tema O sujeito e seu lugar no mundo
Objetos de conhecimento Distribuição da população mundial e deslocamentos populacionais
Habilidade (EF08GE01) Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os
principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
Objetivos
  • Identificar as rotas de dispersão da população humana pelo planeta, compreendendo as principais características geográficas e os processos históricos que contribuíram para a sua configuração.
  • Analisar os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história e suas principais causas.
  • Utilizar mapas e outras representações geográficas para analisar e interpretar informações sobre as rotas de dispersão da população humana e os principais fluxos migratórios.
  • Trabalhar os principais tipos de migração humana.
  • Refletir sobre os movimentos migratórios na atualidade, bem como a crise de refugiados.
Conteúdo
  • Rotas de dispersão da população humana pelo planeta
  • Principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história
  • Características geográficas e processos históricos que contribuíram para a configuração das rotas de dispersão e dos fluxos migratórios
  • Fatores naturais que contribuem para esses fluxos
  • Tipos de Migração
  • Mapas e representações geográficas
  • Imigrantes e refugiados
Duração Aproximadamente 4 aulas de 50 minutos.
Recursos didáticos
  • Lousa ou quadro;
  • Mapas das rotas de migração dos povos antigos.
  • Imagens que se relacionem com as migrações na atualidade (ex: inchaço das cidades, desemprego, falta de moradia, etc.)
Metodologia
  • Aula expositiva sobre as rotas de dispersão da população humana pelo planeta, abordando as principais características geográficas e os processos históricos que contribuíram para a sua configuração.
  • Análise de mapas e outras representações geográficas para identificar os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história e suas principais causas.
  • Discussão sobre os fatores naturais que causaram esses fluxos.
  • Atividades em grupo para comparar e contraste as rotas de dispersão e os fluxos migratórios em diferentes períodos da história.
Avaliação
  • Participação nas atividades propostas em aula;
  • Avaliação contínua através das discussões e aplicação de provas/exercícios conforme a arquitetura pedagógica de cada escola;
Referências

Veja também no Toda Matéria:

Atividades sobre migrações

Atividade 1

Os alunos devem produzir um mapa mental com os conceitos trabalhados em aula, como tipos de migração, rotas migratórias dos povos antigos, crise de refugiados, etc.

Atividade 2

O professor deve escolher conteúdos e conceitos trabalhados em aula e pedir que os alunos se reúnam em grupo para apresentar o que foi estudado em aula.

É uma atividade que visa trabalhar o lado tecnológico (através de apresentação de slides, vídeos, imagens) ou artístico (confecção de cartazes), além da oratória.

Veja também: Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)

Vinícius Marques
Vinícius Marques
Formado pela UNESP - Rio Claro (2016), é professor de Geografia e Ciências Humanas. Atua na educação básica (Ensino Fundamental II e Médio) e cursos pré-vestibular desde 2012, tendo experiência em projetos sociais, escolas públicas e privadas.