Acelere seus estudos para o ENEM: conheça o Toda Matéria+

Símbolos Olímpicos: quais são e o que significam

Mariama Barreto
Mariama Barreto
Professora de Educação Física

Os Jogos Olímpicos é o evento de maior importância no meio esportivo. Ele acontece a cada quatro anos, reunindo milhares de atletas e apresenta uma edição de verão e uma de inverno.

Existem alguns símbolos Olímpicos que são muito importantes e representam a filosofia dos Jogos. São eles:

Aros e bandeira

Aros olímpicos

Os aros Olímpicos, conhecidos também como anéis Olímpicos, são compostos por cinco aros entrelaçados que representam a união dos cinco continentes e o encontro de atletas de todo o mundo nos Jogos Olímpicos.

As cores presentes no aro (azul, preto, vermelho, amarelo e verde) foram escolhidos, pois, pelo menos uma dessas cores fazem parte de todas as bandeiras dos países do mundo. Os aros foram criados em 1913, pelo Barão Pierre de Coubertin, com o intuito de estabelecer uma simbologia forte e unificadora aos Jogos. Atualmente é o símbolo de maior representação dos Jogos Olímpicos.

Os aros olímpicos, colocados sobre um fundo branco, também formam a bandeira Olímpica, na qual é hasteada em todas as cerimônias oficiais dos Jogos.

Tocha olímpica

A tocha olímpica ou chama olímpica, é uma tradição que nasceu nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Nesta cerimônia, a tocha é acesa em Olímpia, alguns meses antes de iniciar os Jogos Olímpicos. De lá, ela é conduzida até a cidade que será sede dos Jogos, em um ritual conhecido como revezamento da tocha.

Atletas, cidadãos comuns e convidados do Comitê Olímpico conduzem a tocha e, ao chegar em seu destino, na cerimônia de abertura dos Jogos, uma pessoa fica responsável por acender a pira olímpica, que só será apagada no encerramento dos Jogos.

A chama transmite valores como a paz e a amizade entre todos os povos. A cidade que será a sede dos Jogos que faz a criação da sua tocha, sendo única e tendo elementos que representam a sua cultura.

Tocha Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024
Tocha Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Paris 2024

Saiba mais sobre a tocha olímpica.

Lema olímpico

Pierre de Coubertin, pegou as palavras do padre Henri Didon “Citius, Altius, Fortius” e adotou como lema olímpico, em 1894. As palavras em Latim significam: mais rápido, mais alto, mais forte. O lema olímpico transmite uma mensagem de aspirações atléticas, técnicas, moral e educativa, incentivando o atleta a sempre aprimorar o seu desempenho.

Em 2021, foi aprovado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a alteração do lema olímpico, inserindo a palavra juntos, também em Latim: “Citius, Altius, Fortius e Communiter”. A mudança do lema entende a importância da solidariedade e o poder de união do esporte.

Juramento

Desde 1972, nos Jogos Olímpicos de Antuérpia, o juramento é realizado por um atleta anfitrião na cerimônia de abertura dos Jogos e, é símbolo de um compromisso pronunciado em público. O atleta, em nome de todos os participantes faz o seguinte juramento:

“Em nome de todos os competidores, prometo participar destes Jogos Olímpicos respeitando e cumprindo com as normas que o regem, me comprometendo com um esporte sem doping e sem drogas, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes”.

Desde 1972, os árbitros também realizam um juramento, se comprometendo a respeitar e a seguir as regras sempre buscando o espírito da esportividade.

Mascotes

As mascotes são embaixadoras dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Conhecidas popularmente como um símbolo de alegria, amizade e festa, representam a alma dos Jogos e tem um papel muito importante no acolhimento dos atletas e de visitantes.

São representados por elementos simbólicos do país ou da cidade-sede dos Jogos Olímpicos, de acordo com cada imaginação e criatividade artística. As primeiras mascotes foram inspiradas em animais representativos para o país anfitrião, como é o exemplo do cãozinho Waldi, a primeira mascote, dos Jogos Olímpicos de Munique de 1972.

Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2014 no Rio de Janeiro
Mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2014 no Rio de Janeiro

Medalhas

A entrega de medalhas para o primeiro, segundo e terceiro colocados é uma tradição que teve início nos Jogos Olímpicos de St. Louis, em 1904. As medalhas de ouro, prata e bronze representam o mais alto nível de desempenho atlético.

Existem algumas especificações obrigatórias para a confecção das medalhas, sendo que, precisam ter pelo menos 6mm de diâmetro e 3mm de espessura e, a medalha de ouro precisa ter no mínimo 6g de ouro puro.

O desenho das medalhas é realizado pelo Comitê organizador da cidade-sede dos Jogos e, ela muda a cada edição. Além disso, todos os atletas recebem uma medalha de participação.

Hino

O hino é a propriedade mais antiga dos Jogos. Foi criado nos Jogos de Atenas, em 1896, pelo compositor grego Spýros Samáaras, e com letra do músico grego Cositis Palamas.

O hino é um canto ou um poema de alegria e entusiasmo, executado nas cerimônias oficiais, quando a bandeira olímpica é hasteada.

Cartazes

A cada edição dos Jogos, um cartaz é criado para representar o evento. Se na mesma edição forem criados mais de um cartaz, apenas um será escolhido como o oficial. Nos cartazes há uma representação do contexto social, político e artístico de cada época, além de uma diversidade de estilos e técnicas.

Nas primeiras edições dos Jogos, não havia cartazes. O primeiro cartaz oficial foi criado em 1912, nos Jogos de Estocolmo.

Selo impresso em Umm al-Quwain mostra Estocolmo 1912, Suécia, Jogos Olímpicos do passado
Cartaz dos Jogos Olímpicos de Estocolmo, em 1912

Aprofunde os seus estudos sobre:

Olimpíadas (Jogos Olímpicos): a história e todos os esportes da competição

Paralimpíadas: história e modalidades

Referências Bibliográficas

COMITÊ OLÍMPICO BRASILEIRO. Movimento Olímpico. Disponível em: https://www.cob.org.br/cultura-educacao/movimento-olimpico. Acesso em: 04 jun. 2025.

INTERNATIONAL OLYMPIC COMMITTEE. Olympic Rings. Disponível em: https://www.olympics.com/ioc/olympic-rings. Acesso em: 23 jun. 2025.

Mariama Barreto
Mariama Barreto
Professora de Educação Física, mestra em Educação Física escolar (ProEF-UFSCar/2023). Atua como professora da rede pública desde 2018.