Aculturação

Daniela Diana

A aculturação é um conceito antropológico e sociológico que está relacionado com a fusão de elementos pertencentes a duas ou mais culturas.

Ela é determinada por um processo dinâmico de mudança social e cultural que acontece pelo contato (direto ou indireto) entre grupos sociais distintos.

Esses grupos são influenciados por elementos diversos, e assim, vão criando novas estruturas. Como exemplo, podemos citar a fusão entre a cultura grega e romana que gerou a cultura greco-romana.

Lembre-se que cultura é um conceito muito amplo que envolve conhecimentos, valores, costumes, modos de fazer, práticas, hábitos, comportamentos e crenças de determinado povo. Ela não é estática, estando, portanto, em um processo contínuo de modificação.

Leia também: O que é Cultura?

Aculturação no Brasil

No Brasil, o conceito de aculturação pode ser exemplificado pelo encontro entre portugueses e índios no período das grandes navegações.

Como sabemos, essa aculturação foi imposta. Ou seja, quando os portugueses chegaram aqui eles forçaram os indígenas a abandonarem suas crenças. Um exemplo, é a catequização desses povos por meio dos jesuítas.

Além dos portugueses, devemos lembrar que a escravidão negra foi um fator determinante para a criação da cultura brasileira tal qual conhecemos hoje. Com isso, podemos concluir que a aculturação entre essas três culturas originou a nossa: a cultura brasileira.

É fácil notar diversos elementos portugueses, indígenas e africanos que até hoje pertencem à nossa cultura. Culinária, objetos e palavras são alguns exemplos de que a aculturação ocorreu e ainda ocorre em terras brasileiras com os diversos grupos de imigrantes.

Leia também:

Aculturação e Globalização

Atualmente a globalização é um processo que tem proporcionado maior interação entre diversos povos do mundo. Junto a isso, podemos mencionar o avanço tecnológico o qual tem facilitado a quebra de barreiras entre os diversas grupos sociais.

Na era da comunicação mediadas pela velocidade das informações, as pessoas têm incorporado alguns elementos culturais e sociais advindos de outros grupos.

Se por um lado a “globalização cultural” potencializa a perda da identidade cultural, por outro, ela diminui a xenofobia entre os povos do mundo.

Tipos de Aculturação

Basicamente há dois tipos de aculturação as quais dependem do tipo de contato entre as culturas envolvidas.

  • Aculturação Direta: acontece por meio de processos que envolvem colonização, guerras, imigração, etc.
  • Aculturação Indireta: ocorre de maneira indireta, por exemplo, os meios de comunicação (televisão, redes sociais, jornais, etc.) que afetam indiretamente os modos de pensar e agir de determinados grupos sociais.

Aculturação e Assimilação Cultural

Como já vimos acima, a aculturação pode ocorrer de maneira direta ou indireta. Junto a isso, podemos ainda incluir outros aspectos relacionados a esses.

Ao aprofundar nos tipos de aculturação temos um processo que surge da assimilação de diversos elementos culturais; e outro, de maneira destrutiva, em que a cultura que fora dominada é em partes, extinta. Ambos processos vão depender de como ocorre essa interação.

A primeira é desenvolvida pela influência cultural e social de diferentes grupos, no entanto, sem que haja extinção de elementos de ambas.

Nesse caso, ela ocorre de forma pacífica e enriquece o patrimônio cultural, por exemplo, a influência da globalização nas culturas atuais.

Já no segundo modelo citado, a aculturação acontece por meio da imposição. Um exemplo notório é a colonização da América em que os europeus impuseram de maneira hostil seus costumes aos povos que aqui viviam.

Feita essa observação, podemos concluir que a assimilação cultural é um conceito que está intimamente relacionado com o de aculturação. Isso porque ele permite a inclusão de características e elementos culturais de outros grupos sociais.

Transculturação e Endoculturação

A transculturação é um conceito que se aproxima ao de aculturação. Ele é caracterizado pela adoção de formas e padrões culturais de uma cultura diferente. Esse processo ocorre de maneira gradual, até chegar ao de aculturação caracterizado pela mescla ou imposição de outra cultura.

Outro processo cultural semelhante ao de aculturação é a endoculturação, também chamado de enculturação. Trata-se do processo pelo qual nós aprendemos, adquirimos e interiorizamos valores, normas e comportamentos ao longo da vida.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.