Ártemis

Daniela Diana

Ártemis é a deusa da caça, da Lua, da castidade, do parto e dos animais selvagens. É uma das mais veneradas divindades da mitologia grega e na mitologia romana ela é chamada de Diana.

Considerada uma fantástica caçadora, Ártemis era cultuada por aliviar as doenças femininas, proteger as crianças e os jovens.

Representação de Ártemis

Ártemis tem como símbolos o arco e a flecha, por ser a deusa da caça. Padroeira dos caçadores e sempre punia quem agia contra os animais.

O seu animal sagrado é o urso, embora muitas vezes seja retratada segurando um veado.

deusa Ártemis
Ártemis, deus da caça e da castidade

História

Filha de Zeus e Leto, Ártemis teve um irmão gêmeo, Apolo, o deus do Sol. Nasceu um dia antes de Apolo e ficou sendo sua tutora. A tarefa de cuidar do irmão teria despertado o lado de protetora.

Ártemis pediu ao pai, Zeus, que a fizesse virgem por toda a eternidade. Essa condição incitava o desejo de deuses e homens, mas somente um, Orion, ganhou sua atenção. Ártemis, porém, o matou acidentalmente.

Sofreu tentativas de estupros de Actaeon e Orion, que foram punidos com a morte.

Embora fosse amorosa, também tinha traços de uma personalidade vaidosa e vingativa. Quando um desejo era desobedecido, agia de maneira raivosa.

Em uma ocasião, matou Agamenon, que teria ferido um de seus animais. Em outra, puniu Adônis, que contou vantagens por ser um caçador melhor que ela.

Templo de Ártemis

Templo de Ártemis
Maquete do Templo de Ártemis

Localizado na antiga cidade de Éfeso, atual Turquia, o Templo de Ártemis (ou Diana) foi construído em homenagem à deusa da caça.

O projeto foi inaugurado em 550 a.C e é considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. No entanto, foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato que tinha o objetivo de ser lembrado como o incendiário do templo.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.