Poseidon

Daniela Diana

Poseidon é o deus grego do mar, dos terremotos, das tempestades e dos cavalos. Protetor das águas e auxiliar dos marinheiros, também era chamado de deus da fertilidade.

Dono de um temperamento instável e violento, foi considerado um deus vingativo, de comportamento explosivo e humor difícil. São muitos os eventos que apontam sua raiva e, em um deles, arrancou o olho do pai de um adversário.

Ele vivia nas profundezas do oceano e as tempestades, tormentas e maremotos que ocorriam no mar eram provocadas por ele.

Poseidon é um dos três governantes do mundo, juntamente com Zeus, deus do céu, e Hades, deus do submundo. Na mitologia romana, ele é chamado de Netuno.

Representação de Poseidon

Estátua de Poseidon em Copenhague, Dinamarca
Estátua de Poseidon em Copenhague, Dinamarca

Geralmente Poseidon é representado como um homem forte, com barba e segurando um tridente, que lhe concede poderes e é considerado seu símbolo.

Com o tridente, ele governava os mares e era responsável pelas tempestades que ocorriam. Além disso, esse objeto tinha a função de fazer brotar água do solo. Em algumas versões ele aparece segurando um golfinho (delfim).

História de Poseidon

Filho de Cronos e Reia, Poseidon é irmão de Zeus, Hades, Deméter, Héstia e Hera. Segundo a mitologia grega, não teria sido engolido pelo pai, Cronos, porque a mãe evitou simulando ter dado a luz a um cavalo. O mesmo destino teve Zeus, que foi preservado.

Após derrotar os Titãs, Poseidon, Hades e Zeus foram autorizados a dividir o mundo para governar. Hades escolheu o submundo e Zeus os céus. Já Poseidon tornou-se senhor de todas as águas.

Tinha uma paixão pela irmã Deméter que, para fugir de suas investidas, transformou-se em um cavalo. Poseidon, por sua vez, transformou-se em um garanhão e perseguia a irmã. Os dois geraram um cavalo que foi chamado de Arion.

Poseidon era amante de muitas mulheres. Casou-se com Anfitrite, uma sereia, e com ela tiveram Tritão, metade homem e metade peixe. Com Medusa, era o pai de Pégasos, um cavalo voador.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.