Deusa Héstia

Daniela Diana

Na mitologia grega, Héstia é a deusa sagrada do fogo que foi muito respeitada pelos deuses e os mortais.

Ela está entre os 12 deuses do Olimpo, os principais do panteão grego e que residiam ali. Muitas vezes, ela é substituída por Dionísio e na mitologia romana, é chamada de Vesta.

Simbologia

A simbologia do fogo atribuída a sua figura está intimamente relacionada com a chama das lareiras que aquecem os lares e os templos. O fogo de Héstia simboliza também a vida, a cidade, a proteção e o sacrifício.

Foi considerada a deusa mais doce de todas e a ela é atribuída a arte de construir casas e, por isso, é também a deusa da arquitetura.

Com o símbolo de uma chama de lareira, Héstia era adorada pelos gregos uma vez que representava a proteção.

Representação de Héstia
Representação de Héstia, deusa sagrada do fogo

Assim, na história da fundação das cidades gregas, era comum as pessoas acenderam uma grande fogueira em homenagem à deusa. Isso era feito para que ela protegesse a cidade de possíveis infortúnios.

Considerada uma deusa protetora que iluminava e aquecia por meio de seu fogo, Héstia é também apontada como deusa do lar, da família e da cidade.

Lenda

Héstia é um dos seis filhos de Reia e Cronos que fora engolida pelo seu pai ao nascer.

Nunca saiu do Olimpo e prometeu morrer virgem, embora tenha sido pedida em casamento por Poseidon e Apolo.

Em uma ocasião, Priapo tentou seduzi-la, porém, não teve sucesso. Nesse momento, ele se aproximou da deusa enquanto ela dormia, mas Helesponto fez barulho e a alertou.

Estátua de Héstia em Wellesley College, Massachusetts
Estátua de Héstia em Wellesley College, Massachusetts

Como nunca saiu do Olimpo, também jamais participou de nenhuma luta entre os deuses. Grato por sua lealdade, Zeus, seu irmão, lhe ofereceu o primeiro sacrifício público. Este era um reconhecimento por ela ter protegido o Olimpo.

Héstia foi amplamente adorada nas cidades gregas e, portanto, cada uma exibia um altar em sua homenagem. A arquitetura de seus templos era em forma circular, uma maneira de proteger os devotos.

Outras Deusas Gregas

Deusa Hera

Hera é a deusa grega protetora das mulheres, do matrimônio e da fertilidade. Era filha de Cronos e Reia e foi casada com Zeus, sendo constante vítima da infidelidade de Zeus.

Deusa Afrodite

Filha de Zeus e Dione, Afrodite é a deusa da beleza, do amor, do prazer e da procriação. Na mitologia romana, ela é chamada de Vênus.

Deusa Ártemis

Ártemis é a deusa grega da lua, da castidade, da caça e dos animais selvagens. Era a irmã gêmea de Apolo e é a filha de Zeus e Hera. É cultuada por proteger as crianças, os jovens e livrar as mulheres dos infortúnios femininos.

Deusa Atena

Atena para os gregos e Minerva para os romanos, ela é a deusa da guerra e da sabedoria. Protege os heróis e defende as cidades. Também é considerada a deusa do artesanato, da escultura, cerâmica e tecelagem.

Leia mais:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.