Zeus

Daniela Diana

Zeus é uma divindade mitológica grega. É considerado o senhor dos deuses e dos homens que habitavam o monte Olimpo na Grécia antiga.

As divindades mitológicas tinham nas mãos o destino dos homens. Regiam o mundo e conduziam o espetáculo da vida.

Eram venerados sob a forma terrena, como Zeus, pai dos deuses gregos. Suas histórias atravessaram séculos. Hoje elas são objeto de estudo que buscam explicação humana para fatos e seres sobre-humanos.

História de Zeus

ZeusEstátua de Zeus em Roma, Itália

A mitologia grega divergia das outras sobretudo por seus deuses serem semelhantes ao homem. Zeus era filho de Cronos, o mais forte dos titãs, que casou-se com sua irmã Reia.

Tiveram muitos filhos: Zeus, Poseidon, Hades (Plutão), Hera, Héstia e Deméter. Temendo a rivalidade de seus filhos, orientado por Gaia (mãe terra) e Urano (céu), Cronos devorou-os logo ao nascer, exceto Zeus, que quando estava para nascer Reia procurou Gaia que concebeu um plano para salvá-lo.

Zeus nasceu na ilha de Creta e Reia entregou uma pedra enrolada em roupas de bebê que Crono engoliu. Zeus foi criado na caverna no monte Ida, aos cuidados de Gaia.

Quando se tornou adulto, Zeus derrotou o pai e o obrigou a ressuscitar seus irmãos. Libertou também os ciclopes da tirania de Cronos e eles em recompensa deram-lhe as armas do trovão e do relâmpago.

Zeus tornou-se senhor dos homens e supremo mandatário dos deuses que habitavam o monte Olimpo.

Zeus participava de diversos cultos, recebeu diversos títulos: Zeus Olimpo, Zeus Pan-Helênico, Zeus Agoreu, Zeus Xênio, entre outros.

Mas, seu principal centro de culto era Olímpia, conhecida por sua gigantesca estátua de Zeus, criada pelo escultor Fídias.

Em Creta onde nasceu era venerado nos centro de Cnossos, Ida e Palecastro. Durante o período helenístico um pequeno santuário dedicado a Zeus Vulcano foi fundado próximo a cidade de Aghia Triada.

Zeus casou-se com Métis (deusa da prudência) que lhe deu a filha Atena (deusa da sabedoria, da guerra e da beleza).

Sua segunda esposa foi Têmis (deusa da justiça) com quem teve as filhas Moiras e Horas. Casou-se com sua irmã Hera (deusa do casamento), mas teve ainda muitas outras esposas.

De seu casamento com Mnemósine (deusa da memória), nasceram as musa Clio (musa protetora e inspiradora da história), Euterpe (música), Talia (comédia e poesia) e Urânia (astronomia).

Amplie seus conhecimentos com a leitura dos artigos:

Filhos de Zeus

Alguns de seus mais famosos súditos olímpicos eram seus filhos Febo (deus do sol), Ártemis (deusa da lua e da caça), Hermes (alado mensageiro dos deuses), Ares (deus da guerra), Dionísio (deus do vinho), Afrodite (deusa da beleza e do amor) e Perseu (herói que matou a Medusa).

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.