Perseu

Daniela Diana

Perseu, filho de Zeus e Danai, é um dos heróis mais emblemáticos da mitologia grega, considerado um semideus. Seu pai, Zeus, é o Deus dos Deuses e, portanto, o principal da mitologia grega.

História de Perseu

A princesa Danai (ou Danae) era uma bela jovem. Seu pai, Acrísio, Rei de Argos, consultou um dia um oráculo que lhe disse que sua filha não deveria ser mãe. Segundo o oráculo, se ela tivesse um filho ele seria uma ameaça e poderia causar a morte de seu soberano.

Após o aviso do oráculo, Acrísio resolveu trancá-la numa torre bem alta, com o intuito de ninguém se apaixonar por ela. No entanto, Zeus, ao vê-la na Torre se apaixona por Danai.

Para encontrá-la ele se transformou numa nuvem dourada e foi ao seu encontro. Após a chuva dourada que recebeu, ela ficou grávida de Zeus. Dessa união nasceu Perseu.

Quando o pai de Danai ficou sabendo, resolveu pedir aos guardas para trancar a filha e Perseu numa arca e lançar no mar. Após dias na deriva, ambos foram encontrados por um pescador que lhes ofereceu abrigo e comida.

Perseu cresceu e se tornou um jovem muito forte. Assim, o rei Polidecto resolveu enviá-lo para enfrentar o monstro conhecido como Medusa.

Perseu e Medusa

Perseu
Estátua de Perseu com a cabeça de Medusa

Um dos maiores feitos de Teseu foi quando ele enfrentou a Medusa. Ela era uma mulher Górgona com cabelos de cobra. Todos que olhassem em seus olhos, ela tinha o poder de os transformar em pedra.

Para realizar esse feito, ele recebeu ajuda do Deus Hermes, que lhe emprestou suas sandálias voadoras. Além dele, a deusa Atena lhe ofereceu uma espada e um escudo.

Sem olhar em seus olhos e com o reflexo do monstro em seu escudo, ele consegue cortar a cabeça da Medusa.

Após conseguir matá-la, Perseu coloca sua cabeça num saco e retorna à casa. Na viagem de volta, ele se apaixona por Andrômeda, uma bela mulher que estava acorrentada no meio do mar.

Com ela teve oito filhos: Perseides, Perses, Alceu, Helio, Mestor, Sthenelus, Electrião, Gorgófona (sua única filha).

Por conseguinte, Perseu fundou a cidade de Micenas e governou Tirinto.

Curiosidade

Ainda que não tenha guardado rancor por seu avô, o oráculo estava certo. Isso porque quando Perseu participa de uma competição esportiva de lançamento de disco, sem saber da presença do avô, ele lança o disco com tanta força e acaba por acertar fatalmente Acrísio, que morre na hora.

Para saber mais sobre outras histórias da mitologia veja também os artigos:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.