Hércules

Daniela Diana

Hércules ou Herácles é um dos mais notáveis heróis e semideuses da mitologia greco-romana. Com um aspecto viril, ele foi um grande guerreiro.

HérculesEscultura de Hércules

Hércules nasceu da união entre Alcmena e Júpiter. No entanto, Júpiter era casado com Juno que por muito tempo demostrou antipatia ao filho bastardo.

Assim, Juno tenta matá-lo com uma serpente ainda quando era pequeno. No entanto, ainda no berço e muito destemido desde criança, o herói estrangulou as serpentes. E ainda salvou a vida de seu irmão Íficles.

Mais tarde, Hércules casou-se com Megara, filha de Creonte, e com ela teve vários filhos.

Viveram felizes durante um tempo. Entretanto Juno ainda insatisfeita com a vida do bastardo de seu marido, resolve lançar um feitiço sobre ele.

Foi assim que durante um dia ele ficou enlouquecido e acabou por matar todos seus filhos e sua esposa. Durante sua loucura ele viu seus filhos e Megara como inimigos numa batalha.

Quando ele retoma a sanidade, a deusa Minerva lhe conta o ocorrido. Desde então, Hércules torna-se um transeunte. Fica vagando pelas ruas da Grécia, até que um dia encontra um oráculo.

O oráculo fala para o herói que ele teria que encontrar Eristeu, rei de Micenas e de Tirinto, primo de Hércules. Assim, ao encontrar seu primo, ele lhe informa que Hércules teria que realizar “doze trabalhos” para que sua culpa fosse redimida.

Depois de realizar os trabalhos, Hércules foi obrigado a se casar com Ônfale, rainha da Lídia. Isso porque foi punido em Delfos por ter matado o seu amigo Ifitus.

Após o evento, foi condenado a três anos de escravidão e, nesse tempo, foi vendido por Mercúrio a Ônfale.

Quando lhe foi concedida a liberdade, Hércules foi ao encontro de Dejanira, filha do rei de Calidon. Ele havia prometido ao herói grego Meleagro, irmão dela, que se casaria com sua irmã.

Entretanto, quando a encontrou ela já estava prometida a Aquelóo, filho do Oceano e de Tétis. Certo de que cumpriria sua promessa, Hércules lutou contra Aquelóo e venceu a luta. Assim, casou-se com Dejanira.

Os Doze Trabalhos de Hércules

Por ter assassinado sua esposa e seus filhos, Hércules recebeu doze difíceis tarefas:

HérculesEscultura dos Doze Trabalhos de Hércules

  1. Matar o terrível e monstruoso leão de Neméia.
  2. Matar a hidra de Lema, uma serpente gigantesca com várias cabeças. Elas renasciam assim que eram cortadas. Para tanto, a cabeça do meio era imortal.
  3. Capturar a bela corça de chifres de ouro da deusa da caça, Diana, e levá-la para Eristeu. A corça andava solta pelos bosques.
  4. Capturar o monstruoso e feroz javali de Erimanto e levá-lo até Eristeu.
  5. Limpar as estrebarias de Áugias, o dono de um imenso rebanho. Esse local nunca havia sido limpo e, portanto, estava cheio de estrume de animais.
  6. Exterminar as aves mortíferas que assolavam o lago Estínfale. Essas aves eram negras e tinham asas, cabeças e bicos de ferro. Habitavam um pântano cheio de espinhos.
  7. Entregar para a filha de Eristeu o cinto e o véu de Hipólita, a rainha das amazonas. Marte, o deus da guerra, ofereceu a Hipólita esses objetos em reconhecimento de sua bravura nos combates.
  8. Capturar os quatro belos cavalos de Diomedes, filho de Marte e rei da Trácia, os quais soltavam fogo pelas ventas e se alimentavam de carne humana.
  9. Roubar os bois de cor de sangue do gigante de três corpos Gerião e entregá-los a Eristeu.
  10. Domar a fera sanguinária e o temível touro de Creta.
  11. Entregar a Eristeu as valiosas maçãs de ouro do Jardim das Hespérides. Junto a essa árvore estava um imenso dragão, que guardava os frutos.
  12. Alcançar o inferno (reino das sombras) e trazer para Eristeu o cão infernal de três cabeças, Cérbero. Para realizar essa última tarefa Hércules teve como guias a deusa Minerva e o deus Mercúrio.

Filmes

A lenda de Hércules tornou-se uma das mais famosas da mitologia. Por esse motivo, muitos filmes, séries e desenhos animados foram baseados na figura do herói.

Em 1997, a Walt Disney Pictures lançou a animação “Hércules” que foi dirigida por John Musker e Ron Clements.

Em 2014, foi lançado o filme “Hércules” dirigido pelo estadunidense Brett Ratner.

Obra de Monteiro Lobato

O escritor brasileiro Monteiro Lobato escreveu uma obra infanto-juvenil publicada em 1944 e chamada “Os Doze Trabalhos de Hércules”. Baseada na história do herói grego, a obra está dividida em dois volumes.

Quer saber mais sobre outras lendas mitológicas? Leia os artigos:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.