Mito de Orfeu e Eurídice

Daniela Diana

Na mitologia grega, Orfeu, filho de Apolo e da musa Calíope, e Eurídice, eram dois amantes que se apaixonaram perdidamente.

Orfeu e a Lira

Mito de Orfeu e EurídiceMosaico de Orfeu e Eurídice

Além de poeta, Orfeu era músico e cantor. Seu pai lhe presenteou com uma lira, o que o transformou num dedicado músico. Assim, quando a tocava, qualquer pessoa ficava encantada e tranquila com sua melodia. Além de seres humanos, os animais e a natureza no geral (árvores, rios, lagos, etc.) ficavam fascinados ao som de suas notas.

Resumo

Perdidamente apaixonados, Orfeu e Eurídice resolveram se casar, no entanto, pouco antes do casamento, Eurídice foi mordida por uma cobra, ao tentar fugir de um admirador, Aristeu, o que acarretou em sua morte.

Desconsolado, Orfeu resolveu descer ao mundo de mortos e pedir a Hades, deus dos mortos, e sua esposa Perséfone, sua amada de volta. Comovidos com a história e extasiados com sua música de sua lira, ambos resolveram devolvê-la ao seu amante com uma condição: que não olhasse para seu ela até eles chegarem ao mundo superior.

Ao sair do mundo dos mortos, e desconfiado do acordo com o deus do mundo inferior, resolveu olhar para trás e conferir se sua amada o seguia. Ao desobedecer Hades e Perséfone, Eurídice foi levada ao mundo dos mortos, sem previsão de volta.

Com uma tristeza profunda, Orfeu ficou perambulando durante dias sem comer e beber. Depressivo, resolveu nunca mais amar nenhuma mulher, o que levou a fúria das mênades (bacantes) que tentavam conquistá-lo.

Sem resposta de Orfeu, elas resolvem matá-lo. Com sua morte, ele finalmente consegue encontrar seu amor. Reza a lenda que depois de seu corpo ser atirado no rio Ebro, ele foi sepultado próximo do monte Olímpio e ali onde jazia seus retos mortais, os rouxinóis entoaram belas canções.

Por sua vez, as mênades, mulheres furiosas da Trácia, que decidiram matá-lo foram punidas pelos deuses, que as transformaram em carvalhos e rochas.

Saiba mais sobre as características da Tragédia Grega.

Filme Orfeu

Baseada na tragédia grega de Orfeu e Eurídice, foi produzido em 1999 o longa metragem "Orfeu". Trata-se de um drama brasileiro dirigido pelo cineasta Cacá Diegues. Adaptado à realidade das favelas do Rio de Janeiro, o filme aborda sobre o amor impossível entre Orfeu e Eurídice.

Para complementar sua pesquisa, saiba mais sobre a Mitologia Grega.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.