Tragédia Grega

Daniela Diana

A Tragédia Grega foi um dos gêneros teatrais (ou dramáticos) mais encenados durante a Grécia Antiga.

É considerada o gênero teatral mais antigo, dos quais se destacam os dramaturgos gregos: Ésquilo (524-456 a.C.), Sófocles (496-406 a.C.) e Eurípedes (480-406 a.C.).

Tragédia GregaMáscaras Teatrais da Tragédia e Comédia

Características: Resumo

A Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral que surgiu na Grécia. Depois dela, surge a comédia e a tragicomédia, ambos gêneros menores, segundo os gregos.

Isso porque na Tragédia os personagens não eram pessoas comuns, como apareceriam nas comédias.

Além disso, os júris da tragédia envolviam pessoas escolhidas da aristocracia, enquanto na comédia eram pessoas comuns, escolhidas da plateia.

As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos.

Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.

Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) a Tragédia era um gênero maior capaz de transmitir nas pessoas as sensações vividas pelas personagens.

Esse processo, definido por ele como “catarse”, acontecia com o público que assistia à peça como forma de purificação e/ou purgação dos sentimentos.

Em outras palavras, a catarse representava uma descarga de sentimentos e emoções provocados pela tragédia.

Saiba mais sobre a estrutura do Texto Teatral.

Teatro Grego

Durante o período da antiguidade, o teatro foi muito importante para o desenvolvimento da civilização grega.

Ele surge das celebrações feitas ao Deus Dionísio, das festividades e do vinho. Essa dramatização surge dos ditirambos, ou seja, dos cantos dedicados ao Deus Dionísio.

Esses cultos à Dionísio foram, aos poucos, se elaborando e ganhando forma. A partir daí, foi nascendo uma nova arte em Atenas por volta de 550 a.C.: o teatro grego.

Dramaturgos e Tragédias Gregas

Segue abaixo a tríade dos mais proeminentes dramaturgos gregos e suas principais obras:

Ésquilo

Sófocles

Eurípedes

  • Medeia
  • As Troianas
  • As Bacantes

Complemente sua pesquisa, com a leitura dos artigos:

Curiosidade: Você Sabia?

Do grego, a palavra tragédia (tragoedia) é composta pelos vocábulos, “tragos” (bode) e “oidé”, (canção), e significa “canção ao bode”.

Isso explica a relação com a origem do termo, posto que durante as celebrações realizadas ao Deus Dionísio, um bode era sacrificado como oferenda.

Por outro lado, a palavra tragédia pode estar relacionada com o figurino de sátiros (figura mitológica metade humano e metade de bodes) que alguns homens utilizavam durante as celebrações.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.