Teseu

Daniela Diana

Teseu, filho de Egeu e Etra, é considerado um dos maiores heróis da mitologia grega. Sua grande importância está relacionada com sua força, valentia e com a morte do Minotauro. Na língua grega, seu nome significa “ homem forte”.

Já na adolescência ele levantou uma imensa pedra e todos ficam impressionados com sua força.

Nesse evento, ele pode conhecer a identidade de seu pai, que até então era desconhecida por ele. Nessa altura, seu pai, Egeu, era Rei de Atenas. Após a revelação ele segue para Atenas, ao encontro de seu pai.

Reza a lenda que seu pai se deitou com Etra e lhe pediu para que se ela tivesse um filho, que revelasse sua identidade somente se ele conseguisse levantar essa imensa pedra.

Curioso notar que embaixo da imensa rocha havia a espada e as sandálias de seu pai. Portanto, quando chegou em Atenas, seu pai o identificou uma vez que trazia seus pertences com ele.

Nesse momento, Egeu estava casado com Medeia, uma poderosa feiticeira. Ela tentou impedir o encontro entre pai e filho pedindo para que Egeu envenenasse o garoto.

No entanto, Egeu encontra Teseu com sua espada e sandálias e Medeia acaba fugindo ao temer o castigo que o rei poderia lhe causar.

Teseu e o Minotauro: História

Teseu ficou conhecido como um dos grandes heróis atenienses posto que foi ele quem libertou o povo grego da desgraça do Minotauro.

TeseuEstátua de Teseu combatendo o Minotauro

O Minotauro era um mostro com corpo de homem e cabeça de touro e, por isso, é também chamado de “Touro de Minos”.

Antes de matar o Minotauro no labirinto de Creta, muitos gregos já haviam morrido tentando matar o temido monstro.

Saiba mais sobre o Minotauro.

Teseu e Ariadne

Ariadne era uma princesa, filha do rei de Minos e da rainha Parsífae. Quando chegou em Creta com o intuito de enfrentar o Minotauro, Teseu se apaixonou por ela. Da mesma forma, Ariadne fica encantada com Teseu e resolve lhe ajudar a matar o Minotauro.

Sendo assim, ela lhe entregou uma espada e um novelo de lã para que ele, ao entrar no labirinto onde o Minoaturo estava preso, pudesse marcar o caminho de volta com a linha e, assim, sair dele. O artefato ficou conhecido como o “Fio de Ariadne”.

De tal modo, Teseu com sua grande força enfrenta e mata o Minotauro, conseguindo sair do labirinto.

Ainda que em algumas versões ele fuja com sua amada Ariadne, em outras, Teseu se casa com Antíope (ou Hipólita), e com ela teve um filho: Hipólito.

O Navio de Teseu

O navio de Teseu faz referência ao navio que levou ele e outros jovens de Creta para matar o Minotauro. Como combinado, se ele conseguisse matar o minotauro, as velas negras deveriam ser substituídas pelas velas brancas.

Por engano, seu pai ao ver as velas negras achou que Teseu havia morrido enfrentando o Minotauro e se suicida ao se afogar no mar, que hoje recebe seu nome: Mar Egeu. Com a morte de seu pai, Teseu torna-se o rei de Atenas.

Quer saber mais sobre a Mitologia Grega, veja os artigos:

Filme

No cinema, o filme italiano “Teseu contra o Minotauro” foi lançado em 1960 e dirigido por Silvio Amadio. O longa metragem é baseado numa das lendas mais emblemáticas da mitologia grega: a luta entre Teseu e o Touro de Minos.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.