Aquiles

Daniela Diana

Aquiles, filho de Peleu e Tétis, é um herói e semideus da mitologia grega. Ele era muito belo, forte e corajoso.

Considerado um dos maiores guerreiros mitológicos da Grécia Antiga, Aquiles participou de várias batalhas, entretanto, a mais importante foi a Guerra de Troia.

História de Aquiles

Sua mãe era uma ninfa e seu pai, um mortal. Ainda jovem, seu pai morre e sua mãe lhe entrega aos cuidados de Quíron, um centauro. Com ele, Aquiles aprende a lutar.

Com a chegada da Guerra de Troia, os gregos resolvem consultar um oráculo. Ele os informa que a guerra será ganha somente se Aquiles lutar com eles.

Quando a mãe de Aquiles fica sabendo da previsão do oráculo, resolve mandar Aquiles para viver em Ciros. Ali, ele permanece disfarçado de mulher entre as filhas do rei Licômedes.

No entanto, os gregos sabem que Aquiles está em Ciros e resolvem ir buscá-lo. Uma vez que estava disfarçado de mulher, eles resolvem simular um ataque.

Assim, enquanto as filhas do rei fogem, Aquiles, que já sabia lutar, logo pega a espada. Diante disso, mesmo sabendo da previsão do Oráculo, o herói resolve lutar por seu povo.

Quando foi traído por Agamenon, o chefe supremo dos gregos, Aquiles resolveu abandonar a guerra.

Mesmo com a desvantagem do povo grego, seu grande amigo Pátroclo foi em seu lugar comandar o exército. Entretanto, acabou morto por Heitor, filho do Rei de Troia, Príamo.

Esse fato deixou Aquiles furioso e, com o intuito de vingar a morte de seu amigo, resolve voltar para o cerco de Troia. Por fim, ele consegue matar Heitor, o responsável pela morte de seu amigo.

Mais tarde, seu amigo Antílope é morto pelo rei da Etiópia, Mêmnon. Furioso, ele resolve voltar à batalha e vingar a morte de seu amigo. Mas, dessa vez, Aquiles é atingido.

Saiba mais sobre a Guerra de Troia.

O Calcanhar de Aquiles

Reza a lenda que a mãe de Aquiles mergulhou a criança no rio Estige, um dos que banham o inferno, para que ele fosse imortal. No momento da imersão ela segurava seu calcanhar e, por esse motivo, ele ficou vulnerável nesse local.

Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu.

AquilesEstátua de Aquiles

Na obra “Ilíada” do poeta grego Homero, ele narra a Guerra de Troia onde uma das figuras principais é o guerreiro Aquiles. Além dela, Aquiles também faz parte da obra “Odisseia”.

Até os dias atuais, a expressão “calcanhar de Aquiles” é utilizada para indicar o ponto fraco de alguém. Na biologia, o tendão de Aquiles (tendão de calcâneo) está localizado nos calcanhares. É o mais resistente e o mais vulnerável do nosso corpo.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.