Minotauro

Daniela Diana

O Minotauro ou “Touro de Minos” é uma criatura da mitologia grega com corpo de homem, cabeça e cauda de touro que habitava o labirinto do rei de Creta, Minos.

Reza a lenda que esse labirinto foi construído por Dédalo, arquiteto grego, com o intuito de proteger a população dessa feroz criatura.

Lenda do Minotauro

Considerado uma figura mitológica assustadora, reza a lenda que o Minotauro, filho do Rei de Minos, nasceu na ilha de Creta.

Ele nasceu da união entre sua mãe, Pasífae e um touro branco, que segundo Poseidon, rei dos mares, seu pai deveria matá-lo no momento em que ele chegasse.

O Rei de Minos, certo de que Poseidon não notaria a diferença entre os touros, acabou por sacrificar um outro animal. Isso porque no momento que ele observou o touro branco, o rei resolveu não matá-lo pois ficou admirado e encantado com sua beleza.

Vale lembrar que esse episódio surge no momento em que Minos, desejando ser o Rei de Creta, faz um pedido ao Rei dos Mares, Poseidon. Ele aceita o pedido, porém com a condição de que sacrificasse o touro que sairia do mar.

No entanto, Poseidon, descontente com o ato de traição do Rei de Minos, resolve amaldiçoá-lo. De tal modo, sua esposa se apaixona pelo touro branco, o qual negou-se a sacrificá-lo.

Sendo assim, Pasífae apaixona-se pelo touro e com ele nasce uma criatura bizarra e feroz: o Minotauro.

Para tanto, o Rei de Minos, preocupado com as consequências que trariam a seu povo e sua cidade essa criatura, resolve construir um labirinto.

O labirinto foi construído na cidade de Cnossos, na Grécia, no subsolo do Palácio de Minos que, todavia, foi edificado pelo arquiteto e inventor Dédalo.

Por conseguinte, Minos derrota Atena, deusa das artes e da sabedoria, matando um de seus filhos. A partir disso, como vingança, a Deusa resolve enviar 7 mulheres e 7 homens atenienses para o labirinto do Minotauro todos os anos com o intuito de matar a criatura.

Durante 3 anos foram sacrificados muitos homens e mulheres atenienses. Alguns foram devorados pelo Minotauro ou perdidos em seu labirinto.

Assim, Teseu, considerado um dos maiores heróis gregos, filho do Rei Egeu, decide ir a Creta e enfrentar o Minotauro.

Contudo, ao chegar, apaixona-se por Ariadne, filha do Rei de Minos, que lhe concede um novelo de lã e uma espada mágica a fim de enfrentar a criatura.

Teseu enfrenta o Minotauro e acaba por vencer a luta. Assim ele consegue sair do labirinto devido ao fio de lã dada por sua amada e deixado durante o percurso para marcar a saída.

MinotauroEstátua de Teseu combatendo o Minotauro

Esse episódio não somente tornou Teseu um dos mais importantes heróis da Grécia, bem como estreitou os laços entre as duas cidades gregas: Creta e Atenas.

Saiba mais sobre o tema com a leitura do artigo:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.