Belerofonte

Daniela Diana

Belerofonte é um herói da mitologia grega. Era um belo, forte e valente guerreiro, considerado um semideus. Belerofonte era filho de uma humana com um Deus (Poseidon).

Lenda de Belerofonte

Filho adotivo de Glauco de Corinto, Belerofonte era muito forte e destemido. Ao cometer um crime, ele foge.

Em Tirinto, Belerofonte serve o rei Preto (ou Proeto) e durante algum tempo vive sob a proteção do rei. No entanto, a bela e sedutora rainha Antéia começa a se sentir atraída por ele. Em todas as investidas dela, ele começa a evitá-la com medo do castigo do rei.

Cada vez mais indignada com a rejeição de Belerofonte, ela resolve inverter o jogo. Assim, Antéia fala para seu marido que Belerofonte sempre está lhe fazendo propostas indecentes.

Indignado, o rei Preto resolve falar com seu sogro, o rei da Lídia, Lobates, para que ele se encarregasse da morte de Belerofonte. Assim, o herói foi enviado aos cuidados de Lobates.

Certo de que Belerofonte morreria, Lobates resolve enviá-lo para enfrentar Quimera, um grande mostro que soltava fogo.

Belerofonte e Pégaso

BelerofontePégaso, o cavalo voador de Belerofonte

Pégaso é o cavalo alado (voador) de Belerofonte. Foi ele quem levou o herói até o local onde estava Quimera, um terrível mostro que soltava fogo pela boca e nariz.

Foi Atena (ou Minerva), a deusa da sabedoria, quem lhe ofereceu uma rédea de ouro para domar o animal quando Belerofonte estava sonhando. Com ela, Belerofonte apanhou Pégaso, que o conduziu pelos céus até o covil de Quimera.

Belerofonte e Quimera

Quimera era uma grande besta que possuía cabeça de leão e corpo de cabra. Em sua parte posterior havia outra cabeça de dragão.

A pedido do rei Lobates, Belerofonte vai de encontro à criatura com o intuito de matá-la. Assim, ele atirou uma flecha no coração de Quimera, que caiu morta.

Saiba mais com a leitura dos artigos:

Curiosidade

Há um planeta extrassolar chamado Belerofonte (51 Pegasi b), em homenagem ao herói grego. Ele foi descoberto em 1995 pelo Dr. Geoffrey Marcy e Dr. Paul Butler. O planeta está situado cerca de 50 anos-luz da Terra na constelação de Pegasus.

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.