Deus Dionísio

Daniela Diana

Dionísio (ou Dioniso) é o deus grego do vinho, das festas e um dos mais importantes deuses da mitologia grega.

Além de ter os conhecimentos de preparação do vinho, ele possuía o poder de criar drogas poderosas. Dionísio é considerado também o deus grego da natureza, da fecundidade, da alegria e do teatro.

Inspirador da fertilidade, ele também é chamado de deus da libido e na mitologia romana, seu nome é Baco.

Representação de Dionísio

Dionísio

A representação mais comum de dionísio está associada ao vinho, onde muitas vezes ele aparece segurando numa mão um cálice e noutra um cacho de uva.

Sua imagem é de um homem com barba e sua expressão demostra o efeito da embriaguez. Portanto, é comum a aparência de felicidade induzida pelo álcool nas representações de Dionísio. Em algumas versões, ele aparece nu e noutras, segurando um manto feito de leão ou leopardo.

Mito de Dionísio

Dionísio era filho de Zeus e Sêmele, que morreu no parto. Vítima de uma armadilha de Hera, Sêmele levou um grande susto e explodiu quando Zeus apareceu em sua frente na forma humana.

Dionísio foi salvo pelo pai e, por conta deste evento, afirmam que ele nasceu duas vezes.

Diante do esplendor de Zeus, Sêmele foi feita e pedaços e o menino também. Zeus, então, salvou seu coração e o costurou na coxa, onde permaneceu até o nascimento.

Continuamente perseguido por Hera, Dionísio é criado por um protetor a mando de Zeus. É assim que aprende a arte de fazer a vinho. Sua figura é sempre associada a uma videira e é representado na companhia de muitas pessoas.

Dionísio casou com Ariadne, filha do rei de minos, que no entanto, era apaixonada por Teseu.

Curiosidade

Na mitologia romana, onde é conhecido por Baco, havia uma festa denominada Bacanal. Essa festa foi proibida por induzir ao consumo de álcool, orgias e a situações constrangedoras.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.