Bandeira do México

Juliana Bezerra

A bandeira do México consiste em três faixas verticais verde, branca e vermelha, com um escudo de uma águia e uma serpente no centro.

Sua origem remonta à conquista da independência do México em relação à Espanha, em 1821.

Contudo, o atual pavilhão foi adotado oficialmente em 16 de setembro de 1968.

Cores da bandeira do México

O significado das cores da bandeira mexicana foram mudando de acordo com as épocas históricas.

Inicialmente, o verde simbolizava a independência do México; o branco, a fé católica; e o vermelho, a união entre a Europa e a América.

Bandeira do México
Bandeira do México

No entanto, após a separação entre a Igreja e o Estado, no séc. XIX, a simbologia foi alterada. O verde tornou-se símbolo da esperança; o branco, da unidade do povo mexicano; e o vermelho, do sangue daqueles que lutaram pela independência.

É importante destacar que a Constituição do México não determina uma interpretação oficial para as cores da bandeira do país.

Significado do escudo da bandeira mexicana

A bandeira do México possui um escudo no centro, na faixa vertical branca.

Dito escudo representa uma águia em postura de luta, com uma das patas pousada num cacto. Com o bico e a outra pata, a ave agarra uma serpente, que tenta picá-la.

Esta simbologia vem desde os tempos dos astecas, quando o povo mexica foi instruído para sair a procura deste sinal e aí fundar uma grande cidade. Eles assim o fizeram e depois de vaguear durante 200 anos, encontraram a águia no meio de um lago.

Ali se estabeleceram e fundaram, em 1325, a cidade de Tenochtitlán. Posteriormente, esta seria invadida e conquistada pelos espanhóis, tornando-se a atual Cidade do México.

História da Bandeira do México

A bandeira do México foi criada durante a guerra da independência, entre o México e a Espanha.

Durante a luta, duas facções se uniram criando o "Exército das Três Garantias". O objetivo era assegurar três princípios para o novo país: a religião católica, independizar-se da Espanha e unir várias vertentes políticas.

O pavilhão deste exército era tricolor, com listas verde, branco e vermelha inclinadas, que possuíam uma estrela amarela.

Com a vitória dos mexicanos, em 1823, foi adotada a bandeira verde, branca e vermelha, com o brasão da águia e a serpente ao centro.

Tem mais textos sobre o assunto para você:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.