Bandeira do México
A bandeira do México consiste em três faixas verticais verde, branca e vermelha, com um escudo de uma águia e uma serpente no centro.
Sua origem remonta à conquista da independência do México em relação à Espanha, em 1821.
Contudo, o atual pavilhão foi adotado oficialmente em 16 de setembro de 1968.
Cores da bandeira do México
O significado das cores da bandeira mexicana foram mudando de acordo com as épocas históricas.
Inicialmente, o verde simbolizava a independência do México; o branco, a fé católica; e o vermelho, a união entre a Europa e a América.
No entanto, após a separação entre a Igreja e o Estado, no séc. XIX, a simbologia foi alterada. O verde tornou-se símbolo da esperança; o branco, da unidade do povo mexicano; e o vermelho, do sangue daqueles que lutaram pela independência.
É importante destacar que a Constituição do México não determina uma interpretação oficial para as cores da bandeira do país.
Significado do escudo da bandeira mexicana
A bandeira do México possui um escudo no centro, na faixa vertical branca.
Dito escudo representa uma águia em postura de luta, com uma das patas pousada num cacto. Com o bico e a outra pata, a ave agarra uma serpente, que tenta picá-la.
Esta simbologia vem desde os tempos dos astecas, quando o povo mexica foi instruído para sair a procura deste sinal e aí fundar uma grande cidade. Eles assim o fizeram e depois de vaguear durante 200 anos, encontraram a águia no meio de um lago.
Ali se estabeleceram e fundaram, em 1325, a cidade de Tenochtitlán. Posteriormente, esta seria invadida e conquistada pelos espanhóis, tornando-se a atual Cidade do México.
História da Bandeira do México
A bandeira do México foi criada durante a guerra da independência, entre o México e a Espanha.
Durante a luta, duas facções se uniram criando o "Exército das Três Garantias". O objetivo era assegurar três princípios para o novo país: a religião católica, independizar-se da Espanha e unir várias vertentes políticas.
O pavilhão deste exército era tricolor, com listas verde, branco e vermelha inclinadas, que possuíam uma estrela amarela.
Com a vitória dos mexicanos, em 1823, foi adotada a bandeira verde, branca e vermelha, com o brasão da águia e a serpente ao centro.
Tem mais textos sobre o assunto para você:
BEZERRA, Juliana. Bandeira do México. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/bandeira-do-mexico/. Acesso em: