Bandeira dos Estados Unidos

Juliana Bezerra

A bandeira dos Estados Unidos da América tem origem na guerra da independência das 13 colônias.

Suas cores são vermelha, azul e branca e possui 13 listras e 50 estrelas.

Bandeira dos Estados Unidos

Bandeira atual dos Estados Unidos da América

Origem

Quando George Washington liderou as tropas americanas que lutavam contra os ingleses precisava de uma bandeira que unisse todos os soldados.

Pediu, então, a uma costureira da Pensilvânia, Besty Ross que confeccionasse uma bandeira a partir de um desenho seu. Besty Ross fez algumas modificações e George Washington as aprovou.

Bandeira Americana

Primeira bandeira dos Estados Unidos também chamada de "Cores da União"

A bandeira ainda guardava o símbolo da bandeira do Reino Unido. Por isso, Besty Ross as teria substituído, posteriormente, pelas estrelas. George Washington a aprovou a modificação.

Leia mais sobre a Independência dos Estados Unidos.

Significado

A bandeira americana herdou as cores vermelha, azul e branca da bandeira inglesa.

Em heráldica – a ciência que estuda os brasões – o vermelho simboliza resistência e coragem; o branco remete à pureza e à inocência; e o azul representa vigilância, perseverança e justiça.

As 13 listras representam as colônias que lutaram contra a Inglaterra. São sete listras vermelhas e seis listras brancas.

As estrelas constituem cada um dos estados americanos que foram se incorporando ao longo do tempo. Atualmente são 50 estrelas.

O pavilhão americano também é apelidado de Stars and Stripes (Estrelas e Listras), Old Glory (Velha Glória) e Red, Blue and White (Vermelha, Azul e Branca).

História

Bandeira Americana

Bandeira americana idealizada por Besty Ross e aprovada pelo Congresso americano

A história da bandeira americana mistura lenda e realidade. Besty Ross contou aos seus descendentes que ela idealizou a bandeira, a partir de um desenho de George Washington.

Verdade ou não, este modelo de bandeira americana foi aceita pelos estados que fizeram a independência. Ela passou a ser o símbolo de todo o país após a Guerra de Secessão.

Em 14 de Junho de 1777, o Congresso americano determinou que a nova bandeira teria treze listras e treze estrelas. Isso simbolizaria as colônias que lutaram contra as forças colonizadoras.

Leia mais:

Curiosidades

  • A bandeira dos Estados Unidos já foi alterada 26 vezes. A versão atual data de 1960 quando o Havaí aderiu à União.
  • A letra do hino americano é um poema dedicado à bandeira e tudo o que ela representa para o país. Foi escrito em 1814 por Francis Scott Key e se intitula The Star-Spangled Banner ("A Bandeira Estrelada").
  • O dia da bandeira americana é celebrado na última 2ª feira de maio.

Saiba também sobre outras bandeiras:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.