Bandeira da Rússia

Juliana Bezerra

A bandeira da Rússia consiste num retângulo com três linhas horizontais com as cores branca, no topo; azul, no centro e vermelha, na base.

Suas origens remontam ao final do século XVIII, mas ela foi substituída pela bandeira da URSS de 1917 a 1991.

Origem

A origem da bandeira russa acompanha o desenvolvimento da Marinha mercante e de guerra. Os navios necessitavam ser identificados em alto mar e por isso, as nações começaram a fazer emblemas para seus barcos.

bandeira da Rússia
Bandeira da Rússia

Dizem que durante uma viagem aos Países Baixos, o rei Pedro, o Grande, ficou encantado com a bandeira daquele país e resolveu adotá-la. Tomou apenas a precaução de inverter as ordem das cores a fim de que os dois pavilhões não ficassem exatamente iguais.

Assim, a bandeira tricolor foi estabelecida como bandeira naval em 1799 e bandeira civil em 1803. Em 1883, durante o reinado do Tsar Nicolau II, seria a bandeira oficial de todo Império Russo.

Com a vitória da Revolução Russa de 1917, esta bandeira e todos os símbolos da monarquia foram abolidos. Desta maneira, o novo símbolo da Rússia, agora integrada à URSS, passou a ser um pavilhão vermelho com a foice e o martelo por 74 anos.

Bandeira da URSS
Bandeira da URSS

Quando ocorreu o fim da URSS, o Parlamento russo recuperou a antiga bandeira tricolor.

Cores

O significado das cores foi mudando conforme o tempo. Durante a monarquia simbolizavam:

  • Branco - Deus
  • Azul - Rei
  • Vermelho - Povo

Com o fim da URSS e a aparição da Federação Russa, as cores ganharam uma nova interpretação:

  • Branco - Pureza, fé cristã
  • Azul - Verdade, e a Mãe de Deus, Maria
  • Vermelho - Força

Bandeira Presidencial

A bandeira presidencial é a bandeira tricolor com o brasão de armas. Este é composto pela águia de duas cabeças amarela portando a coroa e nas patas outros símbolos imperiais como a esfera e o cetro. Ao centro, uma imagem de São Jorge.

Bandeira russa
Bandeira do presidente da Rússia

Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira, na Rússia, é celebrado dia 22 de agosto, quando o Parlamento russo aprovou a resolução que esta seria a nova bandeira do país.

Leia mais:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.