Bandeira do Paraguai


A bandeira do Paraguai é um retângulo composto por três faixas horizontais vermelha, branca e azul. Ao centro há um escudo no anverso e outro, diferente, no reverso.

Embora tenha sido formulado durante as lutas da independência, o pavilhão que conhecemos hoje só foi oficializado em 1842.

bandeira do Paraguai

Bandeira atual do Paraguai

Significado

As cores da bandeira do Paraguai têm origem nas cores dos uniformes que os soldados paraguaios utilizaram ao defender Buenos Aires das invasões inglesas, em 1807.

Alguns historiadores, porém, alegam que as cores têm origem em um ramo de flores que Juana Maria de Lara, havia presenteado aos seus compatriotas.

As cores representam:

  • Vermelho – justiça;
  • branco – paz;
  • azul – liberdade.

Escudo Anverso

O emblema utilizado no anverso da bandeira consiste em um círculo com dois ramos: um de oliveira e outro de louro, ao redor de uma estrela amarela, que representa a independência.

Envolvendo-os, um círculo vermelho com a inscrição “República do Paraguai”.

Escudo Reverso

O emblema utilizado no reverso chama-se “Escudo de Hacienda”. Trata-se de um círculo em cujo centro está um leão que abraça uma lança e na ponta desta, um gorro frígio. Por em cima lemos as palavras “Paz e Justiça”.

O leão representa a coragem e o valor, a lança, a luta e finalmente, o gorro frígio, a liberdade.

Escudo bandeira do Paraguai

Anverso e reverso da bendeira do Paraguai, respectivamente

História

A primeira bandeira do Paraguai independente foi um retângulo azul, em homenagem a Nossa Senhora da Assunção, com uma estrela branca.

Mais tarde, houve a fusão entre a bandeira espanhola e a cor azul. Esta bandeira simbolizava as origens hispânicas da nova nação.

Em 1812, adotaram as três cores azul, branca e vermelha. A faixa branca, central, deveria ser mais larga que as laterais.

Saiba tudo sobre o Paraguai.

Curiosidades

  • A bandeira do Paraguai é a única que traz dois escudos distintos no anverso e no reverso.
  • O dia da bandeira deveria ser 15 de agosto, mas como este já o dia da fundação da capital, Assunção, a festa foi antecipada para o dia 14.

Saiba também sobre outras bandeiras: