Paraguai

Juliana Bezerra

O Paraguai, cujo nome oficial é República do Paraguai, é um país localizado na América do Sul.

Junto com a Bolívia é um dos dois países do continente que não tem saída para o mar.

Faz fronteira com a Argentina, Bolívia e Brasil. O Mato Grosso é o estado brasileiro que faz fronteira com o Paraguai.

O nome Paraguai, de origem guarani, faz referência ao rio da região.

Mapa da América do Sul

Dados Gerais

  • Capital: Assunção
  • Extensão territorial: 406 752 km²
  • População: 6 854 536
  • Clima: subtropical
  • Idiomas: guarani e espanhol
  • Religião: Catolicismo e crenças indígenas.
  • Moeda: guarani paraguaio
  • Sistema de governo: República presidencialista

Bandeira

Bandeira do Paraguai

A bandeira do Paraguai possui as cores azul, branco e vermelho em faixas horizontais com um escudo no centro.

Ao contrário da maioria das bandeiras, os dois lados não são idênticos. Por isso, no verso temos um escudo com uma estrela, ramos de oliveira e a inscrição “República del Paraguay”. Já no reverso, o escudo traz a figura de um leão.

Há várias explicações para a origem das cores da bandeira do Paraguai. Uma delas seria que eram as mesmas usadas nos uniformes dos soldados paraguaios que defenderam o Rio da Prata contra as invasões inglesas em 1806.

Outra teoria aceita é a referência à bandeira revolucionária francesa cujos ideais iluministas influenciaram no processo de independência do país.

Os escudos também têm um simbolismo ligado à independência. A Estrela de Maio é uma recordação à data de independência do país: 14 de maio de 1811. Por sua parte, o símbolo do leão guardando o barrete da liberdade, representa a defesa da soberania nacional.

Encontramos a mesma estrela nas bandeiras da Argentina e do Uruguai. Isso não é coincidência, pois esses países faziam parte do Vice-Reino da Prata e começaram o processo de independência da Espanha na mesma época.

Divisão territorial

O país está dividido em 17 departamentos e o Distrito Capital.

  1. Alto Paraguay
  2. Alto Paraná
  3. Amambay
  4. Distrito Capital
  5. Boquerón
  6. Caaguazú
  7. Caazapá
  8. Canindeyú
  9. Central
  10. Concepción
  11. Cordillera
  12. Guairá
  13. Itapúa
  14. Misiones
  15. Ñeembucú
  16. Paraguarí
  17. Presidente Hayes
  18. San Pedro

Mapa político Paraguai

Economia

A economia paraguaia é baseada na pecuária e na agricultura, especialmente a soja.

O país também é tristemente conhecido pela quantidade de empresas especializadas na falsificação de produtos. Assim muitos brasileiros vão ao Paraguai especialmente para fazer comprar e revendê-las no Brasil.

Cultura

O Paraguai ainda guarda orgulhosamente seu passado indígena. A língua guarani é falada por grande parte da população juntamente com o espanhol. Desta maneira vemos marcas da cultura guarani em todas as áreas artísticas mescladas com os costumes trazidos pelos colonizadores espanhóis.

O país conserva danças folclóricas como a yuki, pericón, a polca paraguaia e chiperita, dentre outras. Várias são mesclas de ritmos europeus com os indígenas que são executadas com roupas tradicionais.

Em termos musicais destaca-se a harpa paraguaia. O instrumento foi introduzido pelos jesuítas e acompanha cantos em guarani, em espanhol e algumas danças típicas.

Na literatura paraguaia se encontram poetas e escritores que usaram o guarani e o espanhol para se expressar. Sobressaem-se autores como Augusto Roa Bastos, Gloria del Paraguay e Ignacio E. Pane.

A culinária é rica em legumes e carnes, combinando as tradições indígenas com as influências espanholas e italianas. Um dos pratos típicos é o "vorí vorí" ou "borí borí" que se trata basicamente de um caldo grosso acompanhadas de pequenas bolas de farinha de milho e queijo.

Tal qual a Argentina e o Uruguai, a bebida típica mais apreciada é o mate.

Pontos turísticos

A capital Assunção concentra boa parte da oferta cultural como teatros e museus. Podemos citar a Casa da Independência, o Museu do Barro, o Panteão Nacional e a catedral de Nossa Senhora da Assunção.

No departamento de Encarnación é possível visitar as Ruínas Jesuíticas de Tavarangue e da Santíssima Trindade. Também ali há praias fluviais como a de San Juan.

Para quem gosta de apreciar a natureza, o Paraguai conta com paisagens espetaculares como o Cerro Akati e o Cerro Tres Kandu ou Peró.

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.