Bandeira da Inglaterra


A origem da bandeira da Inglaterra remonta aos tempos das Cruzadas.

Naquela época, os soldados ingleses usaram uma bandeira de fundo vermelho e cruz branca para se distinguirem dos soldados franceses.

Significado

Bandeira da Inglaterra

Bandeira da Inglaterra

O branco significa a pureza; a cruz, o cristianismo; e o vermelho, a coragem e o sacrifício.

A cruz vermelha é conhecida como “Cruz de São Jorge”, em homenagem ao santo patrono da Inglaterra, desde o século XIV, São Jorge.

História

Durante a Idade Média, cada senhor feudal portava um estandarte com o brasão de sua família para diferenciar seus soldados no campo de batalha. O brasão também era empregado nas portas dos castelos, nos escudos, sinetes e onde fosse necessário identificar o nobre.

Desta maneira, o rei da Inglaterra tinha como símbolo principal um leão ou um leopardo que mais tarde seriam incorporados aos símbolos da família real britânica.

No entanto, durante as Cruzadas, o símbolo adotado pelos ingleses foi uma bandeira vermelha com uma cruz branca. Ao final das Cruzadas, os ingleses copiaram dos franceses a sua bandeira: um campo branco com uma cruz vermelha.

Foi o rei Eduardo III, cujo reinado foi de 1327 a 1377, que ordenou aos soldados que usassem esta bandeira. Igualmente, também a fez símbolo da Ordem da Jarreteira, uma das mais antigas da monarquia britânica, fundada por ele em 1348.

A bandeira se popularizou cada vez mais, especialmente durante o período Tudor (1485- 1603) quando foi largamente utilizada nos navios mercantes.

Devido a isso, a cruz de são Jorge sobreviveu ao Anglicanismo quando o culto aos santos foi abolido. Assim, a bandeira continuou a ser usada como símbolo nacional inglês.

Bandeira do Reino Unido

É importante não confundir a bandeira da Inglaterra com a do Reino Unido.

A fusão das bandeiras da Inglaterra, Escócia e Irlanda formam a bandeira do Reino Unido que também é conhecida como Union Flag ou "Bandeira da União".

Bandeira do Reino Unido

Esquema representando as distintas bandeiras que formam o pavilhão britânico

Curiosidade

Recentemente, a bandeira da Inglaterra foi acusada de ser ofensiva por alguns grupos religiosos porque ela mostra um símbolo cristão.

Saiba também sobre outras bandeiras: