Bandeira do Chile


A Bandeira do Chile se constitui numa faixa horizontal vermelha que ocupa a metade do pavilhão.

A outra metade é ocupada por uma faixa branca e no canto superior direito, um quadrado azul com uma estrela de cinco pontas.

Cores e Símbolos

Bandeira do Chile
Bandeira do Chile

As cores da bandeira chilena remetem às dos Estados Unidos e da França revolucionária, que estavam de moda naquela época.

De qualquer maneira, os chilenos dão o seguinte significado para seu pavilhão tricolor:

  • Azul: representa as águas do Oceano Pacífico;
  • Branco: representa os picos da Cordilheira dos Andes que estão sempre nevados;
  • Vermelho: representa o sangue daqueles que caíram lutando pela independência do Chile.

Além disso, a bandeira do Chile possui a “estrela de Arauco”. A colocação desta estrela foi sugestão de Bernardo O’Higgins (1778-1842), uma dos líderes da independência. Com isso, ele desejava fazer uma homenagem aos povos originários do Chile, os indígenas araucanos.

Algumas interpretações também indicam que a estrela é uma homenagem a Virgem do Carmo, padroeira do Chile ou mesmo às estrelas do céu.

Origem

A bandeira do Chile tem suas origens nas guerras contra a Espanha. A primeira bandeira era constituída de três linhas horizontais branca, azul e amarela que ficou conhecida como “Bandeira Pátria Velha”.

Bandeira do Chile patria velha
Bandeira do Chile conhecida como "Pátria Velha"

Igualmente houve uma bandeira tricolor, com três faixas horizontais azul, branca e vermelha, porém sem a estrela. Esta foi chamada de “Bandeira de Transição”.

Mais tarde, com as guerras de independência, o exército Libertador dos Andes, comandado por José de San Martín (1778-1850), obteve uma vitória importante na Batalha de Chacabuco, em 12 de fevereiro de 1817.

Deste modo, adotou-se uma bandeira com o desenho parecido ao que conhecemos atualmente. Esta seria de autoria de José Ignácio Zenteno (1786 -1847), secretário de Bernardo O’Higgins, o libertador do Chile.

Esta bandeira foi apresentada pela primeira vez na cerimônia do juramento da Independência, em 1818. Por um breve momento, a bandeira incluiu o escudo nacional, que logo foi eliminado.

O dia da bandeira do Chile é comemorado no dia 9 de julho quando se recorda o Combate da Concepção, em 1882.

Leia mais sobre outras bandeiras: