Bandeira do Canadá


A Bandeira do Canadá foi adotada oficialmente em 1965.

O pavilhão canadense foi criado pelo coronel e historiador George Stanley.

Significado

Bandeira do Canadá
Bandeira do Canadá

A bandeira do Canadá tem duas listras vermelhas em cada lado. No centro, sobre um fundo branco, está a folha de bordo estilizada. O bordo é a arvore símbolo do país e dele se aproveita a madeira e a seiva com o qual se fazem doces e xaropes.

Origem

O Canadá foi um país colonizado por franceses e ingleses. Portanto, para unir duas concepções de vida, idioma e religiões diferentes foi criada a Confederação do Canadá em 1867.

Nessa época, se adotou um pavilhão vermelho que trazia a bandeira do Reino Unido e o escudo das províncias que aderiram à Confederação.

Antiga bandeira do canadá
Antiga Bandeira do Canadá

Em 1921 e 1924 houve uma modificação e o escudo foi substituído pelo brasão de armas do Canadá. Foi a bandeira oficial do Canadá na Segunda Guerra Mundial e usada até 1957 quando as folhas do bordo passaram a ser vermelhas.

Bandeira do Canadá
Bandeira do Canadá até 1957

Na década de 60, o primeiro-ministro canadense, Lester B. Peterson, propôs a mudança no desenho da bandeira. Muitos grupos não concordavam com sua sugestão e o debate se acirrou. No entanto, em 1964 houve uma série de propostas para modificar a bandeira e mais de 2600 desenhos foram criados.

A nova bandeira foi aprovada em 15.12.1964 pelo Parlamento e seu uso sancionado um ano depois pela Rainha Elizabeth II.

O desenho escolhido foi o do coronel George Stanley. A bandeira foi inspirada na bandeira do Colégio Militar do Canadá e tem a folha de bordo como símbolo. Em 15 de fevereiro ela foi içada pela primeira vez.

Em 1834, o prefeito de Montreal, já declarava que o bordo era o rei das florestas canandenses, o símbolo do povo do Canadá.

Curiosidades

  • Dia 15 de fevereiro é o dia da Bandeira no Canadá.
  • As antigas bandeiras do Canadá também são encontradas em diversas regiões do país.

Leia mais:

Saiba mais sobre outras bandeiras: