Características Gerais dos Platelmintos


Platelmintos é o nome de um grupo de vermes de corpo mole e geralmente achatado, que são em sua maioria parasitas de outros animais, embora haja alguns de vida livre.

Os platelmintos são animais cuja estrutura corporal é muito simples, existem mais de 20 mil espécies descritas, sendo bem conhecidas as tênias, os esquistossomos e as planárias.

As tênias, por exemplo, provocam doenças quando se come a carne de bovinos e suínos crua ou mal cozida, uma vez que elas estejam infectadas pelos ovos do verme.

Características Gerais dos PlatelmintosFoto de uma tênia no intestino humano

Leia também sobre os Anelídeos e os Nematódeos.

Anatomia, Fisiologia e Habitat

  • São animais terrestres ou aquáticos (água doce ou salgada);
  • Tem o corpo com simetria bilateral: quer dizer, os dois lados do corpo são semelhantes;
  • São acelomados: não há nenhuma cavidade corporal, o espaço entre os órgãos é preenchido por tecido conjuntivo;
  • Sistema Nervoso: possuem um par de gânglios cerebrais ligados a dois cordões nervosos longitudinais, dos quais partem nervos para todo corpo, levando os estímulos captados pelas células sensoriais;
  • Sistema Digestório incompleto: o alimento entra pela boca e enzimas digestórias, produzidas nas células especializadas das paredes da cavidade gastrovascular, atuam sobre ele. Os restos são eliminados pela boca;
  • Sistema Excretor: há protonefrídios (túbulos ramificados com células especializadas em absorver excreções acumulados entre os tecidos) com células-flamas (multiflageladas) ou solenócitos (único flagelo). Há poros excretores na superfície dorsal do corpo;
  • Sistema Circulatório ausente: a cavidade gastrovascular é muito ramificada e leva os nutrientes direto às células do corpo;
  • Sistema Respiratório ausente: trocas gasosas são feitas diretamente entre o ambiente e as células do corpo;
  • Sistema Reprodutor: a reprodução pode ser assexuada (como em algumas planárias que ocorre fragmentação) ou sexuada, algumas espécies de planárias e tênias são monoicas (hermafroditas) e os esquistossomos são dioicos. As planárias têm fecundação interna e desenvolvimento direto, enquanto os outros passam por fases larvais no desenvolvimento.

Ocorrência das Doenças

Características Gerais dos PlatelmintosEstrutura externa da Taenia solium

Em países da África e Ásia e em regiões mais pobres da América do Sul é comum a infestação dos vermes, visto que o saneamento é deficiente não há o mesmo controle que nos países da Europa, América do Norte e na Austrália, onde são poucos os casos de teníase, pois há inspeção das carnes para o consumo.

No Brasil é mais comum a Taenia solium, que infecta a carne de porco, portanto ela deve ser sempre bem cozida. Outra doença comum em África e Ásia que também ocorre no Brasil é a esquistossomose.