Cultura Indiana

Juliana Bezerra

A Cultura Indiana é rica em vários aspectos e fortemente estabelecida em características marcantes decorrentes da forma como os indianos vivem.

Uma de suas particularidades é a sociedade estratificada. Na organização social através de castas, a permanência no mesmo grupo social ao longo da vida do indivíduo é obrigatória.

A música relaciona-se fortemente com a religião desse povo, para o qual essa arte traz o equilíbrio. Aqui você encontra religiosidade e costumes do rico povo indiano!

Religião

As religiões indianas são: Hinduísmo, Budismo, Jainismo e Sikhismo. O Hinduísmo é das religiões que compreende o maior número de adeptos no mundo.

As casas indianas costumam ter um santuário onde os atos de adoração envolvem oferenda de incenso, flores e frutos aos deuses.

Além de orações, os mantras (considerados sons poderosos e divinos) são praticados pelo povo indiano que têm o costume de fazer peregrinações.

Uma delas consiste em ir até ao rio Ganges para lá jogar as cinzas dos mortos, o que, de acordo com a crença da Índia, assegura o descanso eterno das suas almas.

Deuses

A divindade na Índia é composta por uma série de deuses; o Hinduísmo - principal religião nesse país - é politeísta. Shiva é o principal deus do Hinduísmo e é conhecido como o destruidor. Junto com Brahma (o criador) e Vishnu (o conservador) simbolizam a trindade hindu, a qual, representa a relação cíclica de destruição, criação e conservação.

Cultura IndianaEstátua do deus Shiva no templo em Karnataka, na Índia Cultura IndianaBrahma Cultura IndianaVishnu

Dentre os deuses venerados pelos indianos, podemos citar:

  • Ganesha - deus da sabedoria.
  • Indra - deus da guerra e do clima.
  • Kali ou deusa tripla - deusa da criação, da destruição e da transformação.
  • Lakshmi - deusa da generosidade, da prosperidade e da pureza.
  • Varuna - deusa do céu, da chuva e do oceano.
  • Yama - deus da morte.

Costumes

Casamento

O casamento indiano é uma festa que dura pelo menos um dia inteiro, em que há muito colorido na decoração e, especialmente, mesa farta.

Para o casamento, a noiva se prepara durante um semana. As suas mãos, pés e braços são tatuados com a técnica da henna, cuja tinta permanece na pele apenas alguns dias. A tatuagem consiste nas letras do nome do seu noivo.

A noiva indiana não se veste de branco, mas sim roupas bastante coloridas, especialmente em tons avermelhados.

Vestuário

Cultura IndianaMulheres vestidas com o tradicional sari

Sari, kurta e dothi são os nomes de algumas peças do vestuário indiano. O sari, que é uma grande peça de pano, é uma veste feminina que pode ser amarrada de várias formas. A maneira como é vestida varia não só das regiões da Índia como do estatuto da mulher que a veste, de modo que esse traje transmite a sua classe social, bem como o seu estilo de vida.

O kurta e o dothi, por sua vez, são vestes masculinas.

Gastronomia

A maior parte dos indianos não comem carne de vaca. Eles são vegetarianos porque na Índia, esse animal é sagrado.

A gastronomia indiana caracteriza-se por ser bem condimentada, pela diversidade das especiarias e pelo abundante uso de frutos secos. A bebida de predileção é o chá.

Dança

Bharatanatyam é considerada uma dança exótica para os brasileiros. Não só em termos dos movimentos, mas também em virtude das vestes e adereços utilizados pelas dançarinas (pulseiras e tornozeleiras), os quais ajudam a promover mais musicalidade.

Os mudras ajudam a compor os movimentos que requerem bastante técnica dessa bela dança. Esses gestos com as mãos evocam os ensinamentos de Buda e são usados durante a meditação.

Complete a sua pesquisa! Leia:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.