Sistema de Castas na Índia

Ligia Lemos de Castro
Revisão por Ligia Lemos de Castro
Professora de História

O sistema de castas na Índia é um modelo de organização da sociedade baseado em preceitos religiosos
hinduístas.

Nesse sistema, a estratificação da sociedade ocorre de acordo com o nascimento do indivíduo em determinada família, dividindo os hindus em grupos hierárquicos baseados em seu karma (trabalho) e dharma (lei ou prática). . Por isso, quem nasce em uma casta inferior está pagando pelos pecados da vida passada e deve aceitar seu karma.

Esta crença está embasada nos Vedas, conjunto de textos sagrados hindus cuja origem data de cerca de 2000 a.C.

Castas indianas

O sistema de castas indiano ou hindu é caracterizado pela hereditariedade e estratificação.

A divisão em castas hereditárias é milenar, tendo surgido com a própria religião hindu, mas foi abolida pelo governo indiano em 1947, quando este conquistou a independência. Contudo, a discriminação por castas se mantém na Índia contemporânea.

Na sociedade, principalmente na zona rural, o sistema de castas permanece, porque os praticantes acreditam que a mudança de castas é desrespeito. Desta maneira, estão proibidos os casamentos de pessoas de castas diferentes.

Até mesmo as amizades e relações de trabalho são definidas através da casta a qual a pessoa pertence.

Características das castas hindus

Inicialmente, existiam quatro castas bem definidas, mas atualmente, calcula-se que estas podem chegar até 4 mil, por meio de divisões e subdivisões.

As castas são passadas de pai para filho e cada uma tem seus deuses, suas ocupações e seu território.

Da mesma forma, antropólogos defendem que a cor da pele era essencial para determinar a casta a qual uma pessoa pertencia. Assim, indivíduos com o tom de pele mais claro estavam ligados às castas privilegiadas.

Durante o período de colonização da Índia pelos ingleses (1858-1947), o sistema de castas foi reforçado, de modo a favorecer a dominação colonial.

Abaixo é possível vermos as quatro principais castas da Índia.

Brâmanes

Bramanes
Brâmanes

Comparados aos deuses, a casta mais elevada é formada pelos Brâmanes, que são sacerdotes, professores e filósofos. Os Brâmanes acreditam que nasceram a partir da cabeça do deus Brahma.

Xátrias

Xátrias
Xátrias

Logo abaixo estão os Xátrias, os militares e integrantes da administração que teriam nascido dos braços do deus Brahma. Por isso, são considerados guerreiros.

Vaixás

Vaixás
Vaixás

Abaixo vêm os Vaixás, que acreditam terem nascido das pernas de Brahma e atuam como comerciantes e mercadores.

Sudras

Sudras
Sudras

Por fim, os Sudras, que teriam vindo dos pés do deus, são operários, artesãos e camponeses.

Dalits

À parte do sistema de castas estão os intocáveis, também chamados de haridchans, haryans e, por fim, dalits. Os hindus acreditam que os dalits resultam da poeira dos pés de Brahma.

Esse grupo representa entre 15 a 18% dos indianos e sofrem toda a crueldade imposta pelo sistema de castas. Mesmo proibidas pela Constituição Indiana, uma série de restrições, conhecidas como práticas de intocabilidade, são cometidas contra os dalits, tais como: limitações sobre o uso de determinadas vestimentas, não podem beber nas mesmas fontes de água daqueles protegidos pelo sistema de castas e só podem exercer atividades consideradas sujas, como o trato com o lixo ou cadáveres.

Por serem considerados impuros, vivem em isolamento e em extrema pobreza. Os dalits sofrem todo tipo de violência, sendo altos os índices de crimes cometidos contra esse grupo, como violência sexual e assassinatos.

Apesar da existência de uma política de cotas de acesso a vagas nas universidades e cargos públicos na Índia, e de dalits que são empresários bem sucedidos, a maioria dos dalits acabam sendo impedidos de subir na escala social em consequência da hereditariedade do sistema de castas.

Uma das pessoas que lutou para dar uma vida mais digna aos dalits foi a religiosa Madre Teresa de Calcutá, bem como os budistas, que rejeitam este sistema de castas.

Leia também:

Referências Bibliográficas

HOFBAUER, A. Castas, raças e a política colonial na Índia. Afro-Ásia, Salvador, n. 62, 2020. DOI: 10.9771/aa.v0i62.33714. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/afroasia/article/view/33714. Acesso em: 26 fev. 2024.

OLIVEIRA OST, Sarita Cruz de; FILIPPI, Eduardo Ernesto. O impacto do sistema de castas no desenvolvimento econômico e social da índia contemporânea. Revista Relações Internacionais no Mundo Atual, Curitiba, n. 17, v. 1, p. 1-20, 2017. Disponível em: https://revista.unicuritiba.edu.br/index.php/RIMA/article/view/2724. Acesso em: 26 fev. 2024.

Ligia Lemos de Castro
Revisão por Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.
Juliana Bezerra
Edição por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.