19 de abril | Dia dos Povos Indígenas (Dia do Índio)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora licenciada em Letras

O Dia dos Povos Indígenas é comemorado em 19 de abril. A comemoração foi instituída no Brasil durante o governo Vargas como Dia do Índio, mas em 2022 o seu nome foi mudado para Dia dos Povos Indígenas.

Escolas, entidades e diversos grupos indígenas realizam eventos a fim de recordar a importância da cultura indígena na formação do povo brasileiro.

Como surgiu o Dia do Índio

Em 19 de abril de 1940 foi realizado o "1.º Congresso Indigenista Interamericano", no município de Pátzcuaro, no estado de Michoacán, no México.

Diversas autoridades governamentais e vários líderes indígenas estavam presentes no congresso. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, com sede no México, que atua colaborando na coordenação das políticas indígenas na América.

Nesse evento, foi proposto que os países da América comemorassem, no dia 19 de abril, o Dia do índio. A data foi adotada no Brasil durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943.

Em 2022, através da Lei n.º 14.402, de 8 de julho, a comemoração passou a ser chamada oficialmente de Dia dos Povos Indígenas. O motivo da mudança foi deixar claro que a data comemora a diversidade das culturas indígenas.

Dia do Indio
Delegação brasileira que foi ao Congresso Interamericano em 1940

4 atividades para celebrar o Dia dos Povos Indígenas

Nas escolas é habitual que as crianças participem neste dia de atividades que remetem aos costumes indígenas.

Infelizmente, devido à influência americana, os alunos acabam copiando os modelos dos Estados Unidos ao invés de valorizar a rica cultura indígena do Brasil.

Por isso, algumas sugestões de atividades para celebrar o Dia dos Povos Indígenas:

1. Culinária: preparar algum alimento com mandioca, fazer alguma receita como uma banana cozida com peixe.

2. Literatura e Língua Portuguesa: conta-contos de lendas indígenas e buscar o significativo de palavras de origem indígena.

3. Esporte: realizar alguma modalidade que está prevista nos Jogos Indígenas como lançamento de lança ou corrida com toras.

4. Arte: mostrar aos alunos fotos de diferentes etnias indígenas do Brasil (ou do mundo) e pedir que eles a reproduzam em si mesmos. Lembrando que os indígenas não pintam apenas o rosto, mas o corpo. Também é possível recorrer à arte plumária indígena para a realização de trabalhos manuais.

Dia do Indio
Fazer pinturas e cocares são boas atividades para este dia

Importância do Povo Indígena e seu contributo para a cultura brasileira

O povo indígena foi parte importante na formação da cultura brasileira. Sua influência se revela nos costumes, na alimentação, na língua e na mistura étnica do povo brasileiro.

Podemos apontar o uso da rede de dormir, o artesanato de palha e cipó, a fabricação de utensílios de cerâmica, com algumas dessas marcas.

Na culinária, temos as comidas feitas com milho, frutas e mandioca. Na medicina, destaca-se o uso de ervas medicinais.

Igualmente, no folclore brasileiro, existem as figuras dos caboclinhos, os pajés, as lendas que contam a origem de plantas como a vitória-régia e pássaros como o Uirapuru.

11 exemplos de palavras de origem indígena

Um número apreciável de palavras de origem indígena integra o vocabulário brasileiro:

  • Maracanã
  • Ipanema
  • Itamaracá
  • Itu
  • pororoca
  • tucunaré
  • uirapuru
  • caju
  • pitanga
  • Jaci
  • Iara

Existem no Brasil 896 919 índios de 305 etnias, que falam 274 idiomas e vivem espalhados no país.

Em 2012 foi realizada uma pesquisa em 32 aldeias em todas as regiões do país, onde foram entrevistaram 1 222 índios de vinte etnias.

O resultado da pesquisa revela que os índios querem progredir socialmente por meio do trabalho e dos estudos, sem deixar de valorizar sua cultura.

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Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).