Dois Pontos

Na língua portuguesa, os dois pontos (:) representam um sinal gráfico que faz parte dos sinais de pontuação. Na produção de textos, eles marcam uma breve pausa no discurso, sendo geralmente utilizados antes de uma explicação ou esclarecimento, após vocativos, em sínteses ou resumos, citações, falas (discurso direto), enumerações, exemplos, dentre outros.

Interessante observar que na matemática, os dois pontos correspondem ao sinal da divisão (44:2=22 - Lê-se: quarenta e quatro dividido por dois, igual a vinte e dois)

Usos dos Dois Pontos: Exemplos

Para compreender melhor o conceito desse sinal de pontuação e saber quando e como usá-lo, segue abaixo alguns exemplos:

  • Explicação ou Esclarecimento: O empreendedorismo corresponde a um conceito novo que inclui conceitos essenciais: a proatividade e a capacidade de criar algo inovador.
  • Síntese ou Resumo: No Brasil, o problema da violência aumenta cada dia. Por isso, a maioria dos cidadãos do país têm medo de saírem de casa. Em resumo: A violência e o medo crescem no país.
  • Discurso Direto: Após ouvir atentamente a pergunta da professora, José respondeu: — Não estou preparado para a prova.
  • Citação: Já dizia o poeta português Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.
  • Enumeração: Os planetas do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
  • Exemplos: O substantivo é uma classe de palavra que nomeia os seres, por exemplo: casa, carro, móvel.
  • Após Vocativos: Senhora Daiana: Podemos participar do evento na sexta-feira?

Diferença entre Dois Pontos e Ponto e Vírgula

A grande diferença entre o ponto e vírgula e os dois pontos é a pausa que eles oferecem à produção textual, uma vez que podem apresentar a mesma função dentro de um texto, por exemplo, de enumeração.

Assim, o ponto é virgula indica uma pausa maior que a vírgula e menor que ponto, separando orações, ideias ou elementos textuais. Já os dois pontos, indicam uma pausa mais breve no discurso utilizado nos discursos diretos, explicações, citações, enumerações, dentre outros.

Curiosidade: Você Sabia?

Segundo o novo acordo ortográfico o uso do hífen nos termos “dois pontos” é facultativo, ou seja, pode ser escrito das duas maneiras: dois pontos e dois-pontos.

Saiba mais sobre: Emprego do Hífen.

Para saber mais sobre o assunto, veja também os artigos: